8.27.2005

As Rajadas do Mano # 6 - O Lider


O verdadeiro líder é aquele que se impõe, sem se fazer impor.

Um líder é aquele que se assume nos piores momentos do seu grupo e não nos de glória.

Um líder é um homem que assume e luta sempre pela verdade e não se encapota em meias palavras.

Um verdadeiro líder não se vitimiza, assume as dificuldades e luta com optimismo para contagiar os seus, na senda dos êxitos.

Um líder tem que ser um exemplo em todas as vertentes, para que os seus comandados sintam a sua força num simples abraço ou num chamar de atenção mais severo.

Um líder tem que pensar sempre, naquele provérbio antigo: “ quem não quer ser lobo não lhe veste a pele”.

As insinuações, feitas pelo presidente do Beira-Mar num programa de rádio e respigadas no “diário de Aveiro” não podem ser mais fortes, para a demonstração da antítese do que deve ser um líder. Se não vejamos:

“Se houver insucesso a Direcção não pode ser culpabilizada”. Então quem vai ser o culpado?
O técnico de equipamento, os jogadores ou o treinador, deduzo que vai ser este vitimo, pois ele é que é o líder assumido, não só do balneário, que seria a sua obrigação, mas do próprio clube. A ser verdade isto a Direcção não dirige é dirigida.

“Sobre os jogadores que vão chegando”. Mais uma vez não se sabe quem os manda vir. Também não se sabe quem é que assina contrato com eles e depois verifica que não servem e rescindem.


Tudo isto é gratuito, ninguém paga as rescisões, ninguém paga a estadia e alimentação, ninguém paga as viagens e aos empresários que os trazem, que pelos lindos olhos dos nossos dirigentes, se tornaram magnânimos para o nosso clube.

Sobre isto mais direi quando as contas forem apresentadas referentes a este período e se não houver nenhuma alma generosa que ofereça tudo isto ao clube, nós saberemos quanto e como se gastou tanto dinheiro.

Sobre os empréstimos dos nossos jovens não me quero imiscuir porque é uma área que diz respeito ao técnico. Mas o presidente dizer que foi a falta de experiência deles apontada pelo treinador que compreende que queria jogadores mais experientes, então pergunto:

Que experiência tem os miúdos emprestados pelo Boavista? O Roma e o Nicolas? (a propósito, quanto custaram?!)

Sem duvidar o mínimo do seu valor não lhes vejo mais experiência que a um Ladeira, por exemplo, já para não falar no Ale em relação ao Bruno Sousa.


Sobre o Paul Murray o presidente, mostrou-se agastado e diz que não devia ser ele a tratar do assunto. Temo pela saúde dele, porque se esqueceu do que disse na campanha eleitoral e esqueceu o que eu disse publicamente e com tempo, que ajudaria a Direcção a resolver o problema, se me fosse solicitado. Nunca fui solicitado para nada e durmo descansado. Mas e os outros já não são problema?

Quando a conversa virou para a situação financeira o presidente falou com cuidado e por meias palavras e diz que as pessoas vão saber tudo ao pormenor.

Mas não teve dúvidas em falar por maior, em despesas que as contabiliza 647 mil euros e não fala novamente e maliciosamente em créditos de entidades credíveis como a EMA, Câmara Municipal, Benfica, Boavista e um jogador já pago para esta época (Jorge Silva) e outro que também já estava pago (Ali) e que ao dar-lhe a rescisão deveria ter recebido 30.000 euros, não diz nada. Mas, sobre isto vamos falar no fecho de contas do ano, depois de devidamente auditadas. Com números e devidamente vistoriadas por gente competente e acima de qualquer suspeita fala-se melhor e com mais propriedade.

Aconselho-o a pensar e a reflectir que uma empresa ou um clube se avalia por um todo de itens e não pelo dinheiro que tem na gaveta.

Vitimiza-se ao dizer que ele e o Sr. José Cachide já meteram muito dinheiro no clube, será que isto é uma situação virgem? (Aí amnésia!)

Sabe que não é, só com uma diferença, dantes a discrição imperava e quem o fez no antigamente, fê-lo em prol do amor ao clube e à amizade pouco reconhecida, sem nunca lutar pelo poder, como ele o fez agora. Tão vincadamente e…(Dr. Macário entende-me?)

Esperamos que daqui a três anos tenhamos o clube como estava a 30 de Junho. E com activos em jogadores que ficaram no plantel, que bem geridos podem ser a salvaguarda de possíveis maus actos de gestão e até dêem para pagar o dinheiro que os dirigentes actuais estão a meter no clube.

Se assim fizerem, terão em mim e muitos sócios a dizer “isto é que foi trabalhar”.

Um líder não se ufana com resultados, espera que os outros o valorizem.

Um líder é simples, grato, sensato e não critica gratuitamente os que são seus correligionários.

Um líder gosta de ver criticas construtivas dos seus, para ser cada vez melhor.

Um líder respeita, incentiva e enaltece os trabalhos a efectuar ou efectuados pelos outros, quando são positivos, sem receio de vir a ser ofuscado ou não reconhecido pelo seu.

Um líder é um líder, não se fabrica, nasce e cultiva-se.

Mano Nunes

Avisos à Navegação # 12 - Incomodidade


"em tempos chegaram a dar-me umas folhas para eu ler mas eu proibi isso. Não leio mais nada! Que fiquem a saber que é para o lado que durmo melhor! Esses blogs são de pessoas que não são Beiramarenses!"



Esta afirmação foi feita pelo Sr. Artur Filipe, enquanto Presidente da Direcção do nosso Sport Clube Beira-Mar, atacando de uma forma infeliz todos os que escrevem na blogosfera sobre o clube.

Como autor de alguns textos no Rua do Vento, respondo ao epíteto de não Beiramarense, com uma constatação:

Tenho cinquenta e um anos, nasci em Aveiro, meus pais. avós e bisavós nasceram, criaram-se, viveram e vivem em Aveiro, e sou sócio há mais de quarenta anos do Beira-Mar com o n.º 366. Este breve curriculum permite-me invocar o direito de não admitir a ninguém, que ponha em causa o meu beiramarismo e a capacidade de expressar uma opinião livre e descomprometida.

Concluo, replicando com uma pergunta:

Será que um sócio do clube, com um passado brilhante de Director, ao depor em Tribunal contra o seu clube, está a agir como beiramarense ?

João de Sousa

O Regresso do Rua do Vento


Como prometido cá estamos de novo depois de um pequeno e merecido interregno para férias, algo que, enquanto directores, não se conseguia fazer em Agosto como a grande maioria das pessoas.

Mas cá estamos de volta com as crónicas dos autores habituais, a acompanhar a vida do nosso Sport Clube Beira-Mar.


Criticando - positiva e negativamemente -, sugerindo, ilustrando, "comediando", esclarecendo, como sempre nos propusemos fazer desde o início.

Quando em Junho decidimos criar este espaço, nunca pensamos que nos curtos 3 meses de vida teriamos perto de 3 mil visitas.

Isto agrada-nos e faz-nos manter a actividade.

Como sempre, estamos dispostos a esclarecer e comentar os "posts" dos nossos caros visitantes sempre e quando assumam a sua identidade!

Novidade: a nossa secção de inquéritos e votação, disponível logo abaixo do contador de visitas - participe!




Saudações a todos,
a malta do Rua do Vento