7.26.2005

As Rajadas do Mano # 4 - Indústria do Futebol


Hoje o futebol é uma indústria que poderá ser florescente no nosso país a exemplo do que já se passa na Europa e no resto do mundo.

Para o constatar basta olhar superficialmente para o que se vai passando no mundo, para ver grandes empresários da alta finança a fazerem incursões, nesta industria, como por exemplo, a compra do Manchester Unit, pelo Americano, o Chelsea, pelo nosso conhecido Amabrovich , e os inúmeros de fundos de investimentos que estão a proliferar por todo o mundo.

No nosso futebol vai-se assistindo a este fenómeno, já com a criação de um fundo de investimento, que já tem parte dos direitos desportivos de alguns jogadores do F.C. Porto, Sporting e Boavista. A Banca lidera este fundo e ainda meia envergonhada vai entrando nesta indústria com “ pezinhos de lã “para na altura certa apostar definitivamente. Só ainda não o fez por falta de credibilidade.

O nosso futebol não é mais do que o retrato e essência da nossa sociedade, tenta-se ganhar a qualquer custo, gasta-se mais do que aquilo que se tem e o “ vale tudo “, é o “ pão-nosso de cada dia”. Falta mais gente honesta e com princípios, no dirigismo dos clubes, na arbitragem e em todos os órgãos de cúpula.

A corrupção existe e aonde não a há, pensa-se que por lá mora, porque a nebulosidade e a duvida continuam a pairar, pelo menos enquanto não forem varridos os “ dinossauros”, perniciosos do futebol. Nos clubes, nas associações, na federação, na liga e no sector da arbitragem, aqui muito mais complexo, porque o “ polvo “ criado neste sector atinge tudo e todos, não se sabendo aonde está a sua cabeça, nem sequer os principais tentáculos. Uma verdadeira família (ver o grau de parentesco de ex árbitros, observadores, dirigentes e actuais árbitros). Com isto não quero dizer que não haja gente limpa nos “dinossauros “ mas todos sabem que se eliminassem uma dezena deles, 80% do futebol ficaria mais limpo.

Perante este cenário e com a concorrência desleal que existe, castigando sempre os clubes cumpridores, com as suas obrigações fiscais e com os seus jogadores, os campeões serão sempre os mesmos, pela força do dinheiro e pelas influencias que têm na teia montada, os que por vários motivos estão condenados a lutar pela Europa ou por se manter na Super liga, vão sendo protegidos ou desamparados ao seu destino, conforme os apetites dos “ tubarões “ ou por compromissos pontuais que vão elaborando, sendo mais difícil aos cumpridores e independentes de atingir os seus objectivos desportivos. (ver jornada realizada a 18/04/2004 e a envolvência que teve no processo “ Apito Dourado, “ um jogo desta jornada, indiciou um arbitro e um dirigente em crime de corrupção). O jogo não era importante para o clube do dirigente, mas seria para terceiros.

Um clube como o Beira Mar só pode ter uma postura no futebol Português, que é de independência e com a espinha bem levantada, tentando ter uma palavra nos poderes decisórios, para combater por dentro o que atrás foi referido e para se fazer respeitar pelos “ donos do futebol “ e pelos seus correligionários, nunca por nunca se pode vergar a qualquer clube, mas vendo em todos sem excepção, uns parceiros de negócio com paridade total.

O nosso clube há dez anos e depois de uma aliança mal parida, desceu de divisão atolado em dívidas e na falência técnica, após dez anos, subiu e desceu de divisão duas vezes, e nos últimos seis anos deu sempre lucro, demonstrando-se que o futebol bem gerido, pode ser lucrativo e alcançar êxitos desportivos, pois neste período ganhamos uma Taça de Portugal e fomos à Europa. (A distracção provocou uma final entre dois clubes de dimensão menor e alguém, tinha que a ganhar… foi futebol!!!). Esta época descemos de divisão e eu assumi as responsabilidades, mas se analisarmos a actuação das arbitragens, recorrendo ás apreciações dos jornais desportivos, o Beira Mar, foi espoliado em mais de uma dezena de pontos. Erros voluntários ou involuntários, atiram-nos para a 2ª Liga.

Felizmente, o saldo positivo que os nossos dirigentes encontraram, ( + ou – 450 mil euros) entre dividas de terceiros e dividas a fornecedores, vai ajudar o esforço e dedicação que irão ter, para que o nosso clube volte à 1ª Liga, o que todos desejamos. Não vai ser fácil, mas todos a ajudar vamos conseguir e os sócios têm que acarinhar os dirigentes, treinadores e jogadores, para que o objectivo seja conseguido. (União e um forte apoio a todos, por amor ao nosso clube, pois o nosso lugar é lá e estou convicto que o dito “ sistema” vai estar cada vez mais esbatido e não nos vai impedir de festejarmos).

Depois de bem “ lavado “ o futebol não tenho duvidas que será uma indústria florescente, sendo indiferente o tipo de gestão que tiverem os clubes,( SAD, fundações ou regime geral), têm é que ser bem geridos, está provado não só pelo nosso caso, mas como muitos na Europa, que em regime geral são exemplos de gestão rigorosa e lucrativa e que por esta via se tornaram grandes portentos.

A fúria do lucro vai aparecer, mais facilmente em clubes viáveis, mas atrofiados financeiramente. Nestes vão surgir os “ salvadores da pátria “, encobertos num manto de samaritanos, para darem o golpe final e tornarem-se os donos de instituições com décadas, que são de todos aqueles que contribuíram para a sua existência, os seus fundadores, os seus ex dirigentes e os sócios falecidos, (que tentarão levantarem-se das tumbas mas de nada valerá) se não forem os sócios actuais, a não se deixarem cair no logro do êxito fácil e permitirem que sejam roubados os seus emblemas.

Quadros negros dirão uns, alucinações dirão outros, mas será a realidade. O canibalismo do capitalismo, não tem regras sentimentos ou ideais e muito menos amor por pessoas, quanto mais por instituições, que só com muito amor ainda persistem em viver.

Mano Nunes

Aviso à Navegação # 10 - Os Patrocínios ao SCBM

Há quarenta anos ouvia da boca dos meus pais e dos meus avós, as suas preocupações de poupança, de deixar algum de lado para qualquer infortúnio ou fatalidade, de gastar com controle, de não dar um passo maior que a perna.
Os tempos mudaram, e a nossa vivência nesta sociedade consumista, adequou-se a uma realidade nova na qual a poupança é pura utopia e o consumo galopante e desenfreado. Se alguns interiorizaram os hábitos de gastar com parcimónia e investir com cautela, muitos endividam-se aleatóriamente e sem controlo, de forma a satisfazerem desejos legítimos, que os seus salários e rendimentos não podem no imediato contemplar.

Se fossem só os particulares a embarcar neste consumismo desregulado era um mal menor.

Muito mais grave, foi o mau exemplo dado pelo Estado e pelas Autarquias Locais, que gastaram mais do que podiam e deviam, seja em despesas correntes sem controlo, ou em investimentos desnecessários, megalómanos ou de duvidosa utilidade.

Tudo isto a propósito de uma afirmação efectuada na já citada entrevista dada ao Diário de Aveiro do dia 8 de Julho, no qual se afirmava que os patrocínios ao SCBM, já estavam comprometidos, por gastos. Nada mais falso !

Nunca as Direcções presididas pelo Engº Mano Nunes hipotecaram o futuro do nosso clube, pois nunca receberam antecipadamente dinheiro de patrocionadores por conta de épocas futuras.

Entenda-se nestes patrocionadores, a PPTV (Olivedesportos), a Vulcano ou a Guialmi.
Os contratos estão assinados (PPTV e Vulcano), e são para cumprir e receber, e com a Guialmi, a sua Gerência, numa demonstração de beiramarismo, disponibilizou-se a renegociar o contrato que terminava no fim da época de 2004/2005.

Não hipotecámos o clube, como pretendem fazer crer, mas também não deixámos um baú de libras de ouro em qualquer recanto da bancada lateral do velhinho Mário Duarte.

Contudo uma pergunta se coloca, decorridos quase dois meses sobre a posse da nova Direcção, tempo suficiente para uma análise criteriosa, gostaria que me confirmassem ou não a dívida da EMA ao clube em 30/06/2005, no valor de € 541.328.

A confirmar-se, terão encontrado os 20% do Orçamento da época de 2004/2005 que nos faltaram para cumprir integralmente com todos os compromissos assumidos, e terão identificado o devedor que criou graves problemas de tesouraria ao SCBM.

João de Sousa