
PLANO DE URBANIZAÇÃO DO PARQUE DESPORTIVO DE AVEIRO
PROPOSTA
Decorre até 27 de Novembro o prazo estabelecido em edital para sugestões ao plano da zona envolvente ao estádio.
Enquanto dirigente do Sport Clube Beira-Mar remeti as minhas opiniões/sugestões para as diversas reuniões com os promotores. Agora como não tenho essa possibilidade, expresso-a publicamente e formalmente como sugestão à Câmara Municipal de Aveiro e ao Beira-Mar.
1-Introdução
Tive o privilégio de conhecer quase todos os projectos dos novos estádios. Não vou agora repetir que o programa executado não foi o que o Beira Mar defendeu, o que me motiva a opinar, é sobre as consequências de tal investimento e propor soluções. Uma das componentes mais estudadas e mais complicadas dos diferentes estádios era a forma do seu financiamento. Não conheci o “finance-project” do nosso estádio, mas do que leio na imprensa, esta infraestrutura pode penalizar a curto e médio prazos o desenvolvimento do concelho. Temos agora condições de minimizar as consequências.
2-Pressupostos
A CMA obrigou-se a realizar o centro de formação do SCBM (campos de treino) nos terrenos adjacentes ao estádio.
O SCBM só libertará os terrenos do antigo estádio quando o centro de formação estiver concluído.
Os actuais terrenos do antigo estádio custam diariamente ao município muito, muito, muito dinheiro.
A CMA comprometeu-se em disponibilizar um terreno para o novo pavilhão.
As acessibilidades são difíceis e factor de desmobilização.
3-Solução
O actual parque de estacionamento do novo estádio comporta uma infraestrutura que possibilita não só garantir mas até triplicar o actual estacionamento e financiar o centro de formação libertando os terrenos do antigo estádio para a CMA.
Aveiro não tem actualmente um centro comercial. Tem grandes superfícies com quatro ou cinco lojas. O Fórum não é um típico centro comercial.
Um centro comercial dinamizaria aquela nova centralidade, o estacionamento subterrâneo aumentaria em quantidade e qualidade.
O promotor deverá construir o centro de formação (campos relvado e sintéticos), executar o novo pavilhão do Beira-Mar bem como um novo viaduto a norte do actual com o objectivo criar melhores acessos.
Conclusão: É necessário estudar soluções que garantam a resolução de compromissos, que garantam sustentabilidade e com viabilidade. Reconheço dificuldades de concretização, no entanto, acredito que com o empenho das duas entidades esta ou outra solução serão necessariamente implementadas.
Nota: As sugestões sobre este plano devem ser dirigidas à CMA. Podem ainda deixar sugestões nos “comentários” que reencaminharei. (com sugestões, nome, morada, NIF).
A Roque