9.28.2006

Ventos de S. Roque # 20 - O Trigo e o Joio







As estruturas dirigentes do futebol em geral, e do futebol profissional em particular, têm sido drasticamente atingidas nos últimos tempos.
Estive no futebol cerca de dez anos. Tive e tenho orgulho de ter pertencido àquele mundo. Um mundo verdadeiramente fascinante e no qual conheci gente excepcional e tive a sorte de fazer alguns amigos.
É uma verdadeira paixão. Paixão que muitas vezes impede a utilização da razão na análise das situações. É essa mesma paixão que prolonga a presença dos mesmos nos mesmos lugares.
Acho que consegui ter alguma lucidez e sair quando me pareceu ser melhor para o meu clube, mas mesmo de fora tenho assistido a esta peça com enorme tristeza.
Actores que já representaram a grande nível, estão sem graça. Acho que todos agradecemos se saírem de cena.
É, no mínimo, estranho que alguns desses actores, rejeitem um inquérito no âmbito da competência dos órgãos jurisdicionais da liga no caso “apito”.
Estranho, que em função das notícias que cirurgicamente se vão dando a conhecer, os potenciais prejudicados, não exijam consequências no plano desportivo e até financeiro.
Interrogo-me quanto ao silêncio de muitos dirigentes, sobretudo dos clubes de menor dimensão. Não consigo perceber.
Soluções? A primeira decisão da nova direcção da liga e fundamentalmente do seu presidente, deve ser a de solicitar à comissão disciplinar um inquérito ao caso “apito dourado”.
Doa a quem doer. Exige-se verdade.
Não se trata de uma caça às bruxas, mas antes separar o trigo do joio.A Roque