8.27.2005

As Rajadas do Mano # 6 - O Lider


O verdadeiro líder é aquele que se impõe, sem se fazer impor.

Um líder é aquele que se assume nos piores momentos do seu grupo e não nos de glória.

Um líder é um homem que assume e luta sempre pela verdade e não se encapota em meias palavras.

Um verdadeiro líder não se vitimiza, assume as dificuldades e luta com optimismo para contagiar os seus, na senda dos êxitos.

Um líder tem que ser um exemplo em todas as vertentes, para que os seus comandados sintam a sua força num simples abraço ou num chamar de atenção mais severo.

Um líder tem que pensar sempre, naquele provérbio antigo: “ quem não quer ser lobo não lhe veste a pele”.

As insinuações, feitas pelo presidente do Beira-Mar num programa de rádio e respigadas no “diário de Aveiro” não podem ser mais fortes, para a demonstração da antítese do que deve ser um líder. Se não vejamos:

“Se houver insucesso a Direcção não pode ser culpabilizada”. Então quem vai ser o culpado?
O técnico de equipamento, os jogadores ou o treinador, deduzo que vai ser este vitimo, pois ele é que é o líder assumido, não só do balneário, que seria a sua obrigação, mas do próprio clube. A ser verdade isto a Direcção não dirige é dirigida.

“Sobre os jogadores que vão chegando”. Mais uma vez não se sabe quem os manda vir. Também não se sabe quem é que assina contrato com eles e depois verifica que não servem e rescindem.


Tudo isto é gratuito, ninguém paga as rescisões, ninguém paga a estadia e alimentação, ninguém paga as viagens e aos empresários que os trazem, que pelos lindos olhos dos nossos dirigentes, se tornaram magnânimos para o nosso clube.

Sobre isto mais direi quando as contas forem apresentadas referentes a este período e se não houver nenhuma alma generosa que ofereça tudo isto ao clube, nós saberemos quanto e como se gastou tanto dinheiro.

Sobre os empréstimos dos nossos jovens não me quero imiscuir porque é uma área que diz respeito ao técnico. Mas o presidente dizer que foi a falta de experiência deles apontada pelo treinador que compreende que queria jogadores mais experientes, então pergunto:

Que experiência tem os miúdos emprestados pelo Boavista? O Roma e o Nicolas? (a propósito, quanto custaram?!)

Sem duvidar o mínimo do seu valor não lhes vejo mais experiência que a um Ladeira, por exemplo, já para não falar no Ale em relação ao Bruno Sousa.


Sobre o Paul Murray o presidente, mostrou-se agastado e diz que não devia ser ele a tratar do assunto. Temo pela saúde dele, porque se esqueceu do que disse na campanha eleitoral e esqueceu o que eu disse publicamente e com tempo, que ajudaria a Direcção a resolver o problema, se me fosse solicitado. Nunca fui solicitado para nada e durmo descansado. Mas e os outros já não são problema?

Quando a conversa virou para a situação financeira o presidente falou com cuidado e por meias palavras e diz que as pessoas vão saber tudo ao pormenor.

Mas não teve dúvidas em falar por maior, em despesas que as contabiliza 647 mil euros e não fala novamente e maliciosamente em créditos de entidades credíveis como a EMA, Câmara Municipal, Benfica, Boavista e um jogador já pago para esta época (Jorge Silva) e outro que também já estava pago (Ali) e que ao dar-lhe a rescisão deveria ter recebido 30.000 euros, não diz nada. Mas, sobre isto vamos falar no fecho de contas do ano, depois de devidamente auditadas. Com números e devidamente vistoriadas por gente competente e acima de qualquer suspeita fala-se melhor e com mais propriedade.

Aconselho-o a pensar e a reflectir que uma empresa ou um clube se avalia por um todo de itens e não pelo dinheiro que tem na gaveta.

Vitimiza-se ao dizer que ele e o Sr. José Cachide já meteram muito dinheiro no clube, será que isto é uma situação virgem? (Aí amnésia!)

Sabe que não é, só com uma diferença, dantes a discrição imperava e quem o fez no antigamente, fê-lo em prol do amor ao clube e à amizade pouco reconhecida, sem nunca lutar pelo poder, como ele o fez agora. Tão vincadamente e…(Dr. Macário entende-me?)

Esperamos que daqui a três anos tenhamos o clube como estava a 30 de Junho. E com activos em jogadores que ficaram no plantel, que bem geridos podem ser a salvaguarda de possíveis maus actos de gestão e até dêem para pagar o dinheiro que os dirigentes actuais estão a meter no clube.

Se assim fizerem, terão em mim e muitos sócios a dizer “isto é que foi trabalhar”.

Um líder não se ufana com resultados, espera que os outros o valorizem.

Um líder é simples, grato, sensato e não critica gratuitamente os que são seus correligionários.

Um líder gosta de ver criticas construtivas dos seus, para ser cada vez melhor.

Um líder respeita, incentiva e enaltece os trabalhos a efectuar ou efectuados pelos outros, quando são positivos, sem receio de vir a ser ofuscado ou não reconhecido pelo seu.

Um líder é um líder, não se fabrica, nasce e cultiva-se.

Mano Nunes

3 comentários:

Anónimo disse...

"Esperamos que daqui a três anos tenhamos o clube como estava a 30 de Junho. (...)"

Então? quer o clube na 1ª ou 2ª liga?
Não esquecer quem foi o "Lider" que "liderou" o clube rumo à 2ª liga.
Esperemos que estes novos consigam inverter a marcha e rumar para cima em vez de liderar pra baixo.
Karl.

Anónimo disse...

Só quem nada percebe de liderança,nem nunca foi lider de nada, se calhar nem lá em casa, pode fazer o comemntário que o Karl (??) fez.
Mario Moreira

Anónimo disse...

Este tipo de guerrinhas é escusado... O ke interessa é o nosso Beira-Mar!