2.03.2006

Pelo Beira-Mar. Sempre!!! (parte III)

O SEU AO SEU DONO

Ao ler regularmente o Jornal Oficial do Beira-Mar, generosamente publicado pelo Diário de Aveiro, verifico que mais parece o Beira-Mar/Fashion (promoção de vaidades) do que ocupar o espaço de direito próprio às actividades amadoras.

Conforme já referi do muito haver a fazer, reparo que os atentados à solidariedade com todos os que serviram o Beira-Mar, são esquecidos nos momentos áureos da vida do Clube.

Vem isto a propósito da Direcção e seus responsáveis, em especial os da formação, deliberarem galardoar os atletas e treinadores no jogo passado com o Maia, com as faixas de campeões da Série C do Nacional de Iniciados da época 2004/2005, que brilhantemente conquistaram sob a liderança da ex-Direcção, esquecendo-se daqueles que com o seu trabalho, dedicação e sofrimento, constituíram uma verdadeira equipa de futebol, nomeadamente, a médica, fisioterapeuta, Psicóloga, roupeiro, patrocinador e a dedicação exausta do administrativo, Rufino Maia, credores de iguais êxitos.

É esta a minha indignação da falta de ética e lealdade, com aqueles campeões que mereciam mais respeito pelo trabalho desenvolvido ao longo do tempo nos bastidores, em prol do Beira-Mar, cada vez maior.

Salve-se a justa homenagem ao malogrado atleta, camisa 10, Diogo Anjos, a quem toda a ex-Direcção e toda a sua equipa, dolorosamente se curva.

Esperamos todos ser campeões na corrente época da Liga de Honra, liderada pelo Sr. Presidente, Artur Filipe, e no dia solene da entrega das faixas, não façam o mesmo marginalizando todo o staff que contribuiu ao longo do ano de toda a responsabilidade para o êxito, incluindo o Presidente, que me apraz perguntar-lhe, como procederia?

Se alguma coisa está mal na formação, ela está na origem da coordenação nos diferentes níveis, que deveriam ser acautelados, como se fez no passado, admitindo pessoas com curriculum e competência, como, Américo Marcos, José Domingos, Aníbal Silva, Mário Moreira e Jorge Neves, os quais fabricaram talentos, seis para as Selecções Nacionais e vinte para a Associação Futebol de Aveiro, cumprindo o projecto determinado da Direcção do Departamento de Formação do Beira Mar.

Lamento também a medida retrógrada, da anulação do que há de mais célere na vida do Clube, o jantar FESTA DE NATAL, para todos atletas amadores e seus familiares, Órgãos Directivos do Beira-Mar, Funcionários, Colaboradores, Convidados de Instituições Desportivas, Estatais e Civis, etc., cujo convívio e fraternidade procurei nos meus cinco anos directivos como Vice Presidente de todas as actividades amadoras, corresponder à família beiramarense, comungando assim, uma participação activa para sua união fraternal. Espero ainda que não acabem com a Festa de Encerramento de todas as actividades, em Junho próximo.

Alerto também, conforme já foi noticiado, não acabar com as outras modalidades de formação do Clube, exigível pela vivacidade e auge dos nossos filhos, que praticam desporto com as cores da nossa camisola, que é a semente para o futuro da colectividade e da cidade, ponto primeiro da obrigação de quem dirige.

Uma mensagem aos pais dos atletas, quem, com o seu contributo, presença, esforço, dedicação e reivindicação positiva, deixamos pronto à muito esperado o Centro de Estágio e Formação (Academia) liderado pelo ex-Presidente, Engº. Mano Nunes e sua equipa Directiva, a fim de poder ser utilizada.

Estas causas nobres com dedicação, até dão saldo positivo, agora que dá muito e muito trabalho, há isso dá.

A formação exige, trabalho, planeamento, conhecimento e competência.

O seu ao seu dono.

Óscar Paulo