8.29.2005

Ventos de S. Roque # 6 - Coerência

Arrancaram as competições profissionais de futebol. Como é da praxe interessa nestes momentos gerar alguma polémica.

Dois casos foram relevantes: As dívidas ao fisco/segurança social e o principal patrocinador da liga.

Vou, hoje, reflectir sobre este tipo de dívidas e a sua relação com o Estado e a verdade competitiva.
Uma das condições necessárias para que um clube possa inscrever atletas na LPFP é que esse clube ou “sad” apresente as certidões das finanças e segurança social com data posterior a 31 de Maio do ano em curso em como tem a sua situação “regularizada”.
De acordo com uma notícia do semanário económico de 19 de Agosto, os clubes devem ao fisco 24 milhões de euros e não estão incluídas as verbas do totonegócio, ou seja, dívidas posteriores a 1998.
Até este momento apenas Alverca e Felgueiras foram penalizados.

A conclusão seria que todos os outros têm as contas em dia, ou melhor, a sua situação “regularizada”.

De facto é o que se verifica. Como foi possível?

Muito simples. Várias alternativas foram criadas pelo próprio Estado que exigiu às ligas profissionais o cumprimento daquelas obrigações:

a)-O clube dirige-se à sua repartição de finanças apresenta um simples requerimento a contestar a dívida e pede cópia desse requerimento com um “carimbo” de entrada.

b)- O clube dirige-se ao IAPMEI e através de um simples requerimento solicita um “procedimento extrajudicial de conciliação” (Dec.Lei: 201/2004), pede cópia com “carimbo” de entrada. Apresenta qualquer dessas fotocópias na LPFP e o assunto está resolvido. Não pode faltar é o “CARIMBO” de entrada.

O Sr. Ministro das Finanças disse recentemente que responsabilizaria a partir de agora os dirigentes por este tipo de dívidas. Isso já está na lei!

Que credibilidade tem o Estado, se ele próprio cria mecanismos para não se pagarem impostos?

COERÊNCIA exige-se.

A verdade competitiva não foi salvaguardada. Também é verdade que são já vários os clubes e “sad´s” que vão caindo de maduros….

O Sport Clube Beira Mar foi e continua a ser um clube coerente, mas tem sido penalizado por isso.

Alberto Roque

8.28.2005

Balanço # 1 | + e - da actualidade recente do SCBM








Os mais (é sempre mais simpático começar pelo positivo)

Os descontos por antecipação de pagamento de quotas, a campanha "sócioamigo", o bilhete de época...

Estas iniciativas são sempre louváveis. Umas originais, outras já experimentadas, tem na sua origem a vontade de levar o máximo de simpatizantes e sócios ao estádio, porque o seu apoio é vital para a equipa. Nem sempre os sócios entendem estas mesmas iniciativas, pois muitos fazem sempre contas ao "devehaver", mas desde que se mantenha um linha coerente de acção, só se podem defender estas acções.
Muitos e bons simpatizantes é o que se deseja - e a meu ver nem sempre terão que ser sócios, necessariamente.

Os menos (gostariamos de não ter nada a dizer mas...)

O Site Oficial do Sport Clube Beira-Mar

Evitei saltar logo para o ringue para bater no que tem sido feito. Mas agora já me custa um pouco.
Concordo que se mude o que está mal...mas quando está bem e funciona, já me custa que se mude só para marcar "a mudança" principalmente se está é manifestamente para pior.

Achei precipitada a mudança e nunca devia ter sido lançada para "o ar" sem ser testada, acabada e afinada. Foi assim que arrancou o site oficial do clube ( a versão "antiga"): com versões BETA, testadas e comentadas por alguns jornalistas e simpatizantes do clube, e só passou a oficial quando já podia responder as necessidades para o qual fora criado.

Nem comento a qualidade dos textos (é melhor não o fazer para já, pois nota-se que não é feito por ninguém do ofício, mas pode ser com grande voluntarismo) mas sim a pouquissima informação, a qualidade e teor desta, e o vazio que se sente pelas paginas ainda experimentais.

Primeiro preparavam isto tudo nos bastidores sossegados, deixavam o que estava e depois lançavam o novo formato. Que o digam os assiduos visitantes deste espaço.

Ressalva-se o hino na pagina de entrada, simpático, por sinal.
Que seja dada a devida atenção a esta ferramenta o mais prontamente possivel, é o nosso desejo.

As dispensas e a sua colocação

São opções, feitas por quem de direito, mas a meu ver muito discutiveis.
Espero, sinceramente, estar errado, e que os reforços sejam manifestamente superiores às dispensas.
Mas se não era este ano que um Ladeira, um Bruno Resende, um Bruno Sousa e um Artur (para já está a escapar à guilhotina) poderiam dar o seu máximo pela equipa (sem custos extraordinários), pergunto quando será ???


Nem sim nem não.... NIM!!

O empate nos Açores

Não é um mau resultado, mas também não é bom. Ao contrário da super-liga, em que perder com um dos grandes ou até com um Boavista, ou um Guimarães, ou um Marítimo na Madeira, pode ser sempre aceitável, na segunda liga o Beira-Mar tem de ser por si um dos grandes. Todos desejamos o seu regresso à primeira divisão pelo que só pode ser possivel estando sempre na frente impondo-se aos demais enquanto tem alguma "mais-valia" e fulgor de ter vindo de um patamar superior de competição. Esperemos em breve ter os resultados do Beira-Mar sempre na crónica dos MAIS! A começar já hoje em casa...


Até à proxima,
André Apolinário