8.04.2005

As Rajadas do Mano # 5 - Auri-Negros ou Canarinhos?!!

Afinal o pesadelo que tive, foi parcialmente tornado realidade e o Beira-Mar apresentou-se com os novos equipamentos em que o cinza (cor não oficial) e o preto aparece envergonhado só nas axilas dos jogadores que com os braços em baixo não se vê.

Será que o inventor desta ideia, recuou e não foi para a frente com o descrito no meu pesadelo?

Será por acaso que o preto desapareceu do site?

Será que a Direcção do meu clube sabe, que nos estatutos é bem claro que o equipamento oficial do nosso clube é amarelo e preto?

Será que sabe que para o alterar carece de autorização da Assembleia Geral?

Enfim, provincianismo medíocre ou politiquices estão a sobrevalorizar-se à essência e ao sentimento de todos os Beiramarenses e principalmente ao querer, dos rapazes vindos da América e outros de cá, que foram os nossos queridos fundadores.

Haja respeito e decoro.

Eu por mim já tomei a minha posição que embora sentida e dorida a vou cumprir.

Enquanto o nosso clube não voltar ao equipamento original e oficial, recuso-me a ver “canarinhos”, que muito passivamente os “papagaios” e alguns jornalistas não denunciaram, ou então pensaram que o calção e meia amarela foram uma opção do árbitro, para não se confundir com o adversário.

A apresentação foi pobre em todos os vectores, mas pela parte desportiva, não nos vamos precipitar porque a “procissão ainda vai no adro” e a equipa com o lastro que já existia e com alguns que vieram e virão irá conseguir atingir a nossa meta (superliga).

Aos nossos sócios e aos Beiramarenses continuo a solicitar apoio a todos, mas vamos exigir à Direcção que cumpra com os estatutos e que não nos transformem em “canarinhos” e nos continuem a deixar sentir com orgulho, a honra de sermos

AURI-NEGROS SEMPRE!!!

Mano Nunes

Avisos à Navegação # 11 - Quem pode, manda!

Politicamente, quando um governo é substituído por outro de cor diferente, começam a detectar-se nos primeiros meses de governação os efeitos da febre do poder. Medidas anteriormente tomadas e resultado de análises e estudos ponderados, são radicalmente alteradas ou sumáriamente suspensas, muitas das vezes sem tempo para uma análise critica cuidada. E muitos são os exemplos que poderíamos indicar, veja-se os casos do Rendimento Mínimo Garantido, da construção do TGV ou do Metro do Porto.

Mas nem só os governos adoptam essa postura, pois a febre já chegou aos clubes desportivos.

Veja-se em relação ao Sport Clube Beira-Mar exemplos recentes desse comportamento, que julgávamos ser exclusivo da classe política:
§ O site do clube na Internet, funcionava excelentemente, tinha uma imagem gráfica de elevada qualidade e era de consulta obrigatória dos sócios. Passou a ter uma imagem gráfica dúbia, fruto da esperteza saloia de quem lhe alterou as cores e indicou ter sido desenvolvido pelo Departamento de Marketing do SCBM, que não foi. E quanto aos textos lá inseridos, comentários para quê!
§ O equipamento para a nova época estava escolhido e era auri-negro. Foi suspensa a sua execução, e apareceu-nos um auri-auri – dizem que negro. A meio do caminho arrependeram-se do auri-só, e das meias azuis.
Para bem do SCBM, acho que, independentemente de quem tomou a decisão, o que serve os interesses dos sócios e do clube deveria ser preservado, independentemente dos gostos, pois cada um tem o seu.

Apoio as iniciativas de afirmação e valorização patrimonial do clube, casos da indigitação do responsável pelo Museu e da aquisição do autocarro, mas reprovo as políticas de desmantelamento do que funcionava e era vantajoso para o SCBM.

João de Sousa

8.03.2005

Sopros de Arquitecto # 3 - A apresentação do Beira-Mar 2005-2006


Ontem, gentilmente convidado pela nova direcção, fui ver a apresentação da equipa 2005-2006. Já tinha pensado, previamente, escrever umas letras sobre o que visse, e para não falhar, cá estou, se bem que sem muito para dizer.

Não vou falar das apreciações negativas porque estamos numa fase de preparação e adaptação de todos os agentes intervenientes, e como tal, deve sim, ser comentada a parte positiva.

Gostei de voltar àquele estádio, gostei de rever caras da cena beiramarense, em particular alguns dos colaboradores do clube.

Pena tenho de ter estado tão pouco público. Parecia (aliás, era) um jogo treino, em que se ouvia claramente todos os comentários e alertas dos jogadores em campo, com especial destaque para o gigante Srnicek.
E para este vai o meu primeiro voto de satisfação. Gosto muito de o ver naquela baliza, pela segurança que transmite. É um senhor e lá fez das suas no fim da primeira parte, ao evitar o mais que evidente golo dos espanhois. É um "b0m gigante".

Sobre o futebol propriamente dito (não sou, de todo, comentador desportivo) gostei da primeira parte e de alguns - poucos - pormenores da segunda:

Há um jogador em quem deposito grande esperança e que tem todas as condições para explodir: o Tininho. Rápido, fisicamente sólido e com uma técnica de qualidade crescente. Na primeira parte assim prometeu. Na segunda o jogo pouco passou por ele.

Gostei do Roma, a fazer lembrar um "Carlinhos" mas a meu ver com mais objectividade. Pode vir a ser uma alegre surpresa (se não for tão "brinca na areia" como o outro) e bem mereceu o golo.

Vi dois Ricardos: na primeira parte autoritário e a ganhar tudo o que vinha pelo ar, na segunda parte, verdadeira peneira furada, já que por aquele lado entravam os ataques (e os dois golos) do adversário.

Gostei de ver Ribeiro outra vez a jogar. Grande amigo, mas que acusou nervosismo mais uma vez. Força rapaz.

Vi que Inácio não queria perder o jogo por nada, pelo que lamentei não ter feito mais substituições para podermos ver outros jogadores em acção, mas teremos outras oportunidades.
Disse que não ia apresentar aspectos negativos, mas como começo a ficar sem tema.... vou apenas apresentar um ... positivamente: lamentei o final do jogo, que se pretendia amigável, com faíscas e subtis agressões (fisicas e verbais, estas menos subtis) entre as equipas, muito por causa de um certo excesso de zêlo do árbitro. Apenas lamento a tensão final, porque de árbitros não se fala! Estes jogos deviam ser sempre intensos dentro do campo, mas com elevadas doses de respeito por um adversário... amigével - de parte a parte!

Esperemos ver a equipa mais solta (menos pêrra) no futuro e com resultados bem positivos, porque afinal, o que todos queremos é ver o beira de volta à primeira.

Saudações Beiramarenses,

André Apolinário