4.10.2006

Ventos de S. Roque # 12 - Centro de Formação


No passado dia 26 de Março, fui assistir ao jogo do escalão de iniciados entre as equipas do F.C. Porto e o S.C.Beira Mar. Este jogo realizou-se no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia.

Tinha dois objectivos nesta deslocação, assistir ao jogo e conhecer a localização e o lay-out das instalações.

Quanto ao jogo e na condição de beiramarense e pai, acho que jogámos muito melhor, merecíamos ganhar, o jogo não nos correu bem e o árbitro foi um bocadinho caseiro.

No que se refere ao complexo desportivo, localizado em Crestuma-Olival, no concelho de Vila Nova de Gaia, e que está considerado como um dos melhores da Europa, para além de possuir quatro campos com relvado natural e ainda um outro com relvado artificial, certificado pala FIFA (único na península Ibérica), permite cargas de utilização superiores a sete horas diárias em contraste com os relvados de relva normal. Este complexo está dividido em três blocos: equipa principal, equipa B e formação.

O S.C.Beira Mar tem um projecto para o seu centro de treinos e formação com mais qualidade do que este utilizado pelo F.C. Porto:
-Para que não existam dúvidas, eu sempre falei em centro de treinos e formação, nunca me ouviram falar em centro de estágios;
-A localização e acessos é muito melhor que a do Olival;
-Os custos comparados são substancialmente inferiores por razões relacionadas com a topografia e geologia,
-A logística, devido á proximidade do estádio principal e da sede administrativa tem menores custos. Por exemplo já existem departamento médico e ginásios;
-É possível transformar, ou melhor, completar com um centro de estágio, este centro de treinos e formação.

Em conclusão, direi que quando se analisar este assunto, não se deve confundir um centro de treinos e formação com um centro de estágios. Tenho esperança que o “CENTRO DE TREINOS E FORMAÇÃO AURINEGRO” seja construído tal como inicialmente previsto e que arranque ainda este semestre. Esta é uma ferramenta essencial ao desenvolvimento e sustentabilidade do clube.

A Roque