12.13.2005
A Assembleia Geral de 12-12-05 - A. Apolinário
Como é de conhecimento dos sócios e simpatizantes (apesar de terem sido poucos os que lá estiveram) teve lugar ontem a Assembleia Geral do Sport Clube com um ponto único na ordem de trabalhos: analisar e aprovar o relatório de contas da época transacta.
Da referida Assembleia Geral e efeitos produzidos até esta hora e data constatei alguns aspectos que gostaria de destacar:
Na A.G.:
* Estavam presentes uns 50 associados (na parte final da A.G.), no máximo (mais os elementos da presente direcção);
* As contas foram apresentadas pelo Dr. Caetano Alves, vice-presidente do clube. O mesmo vice-presidente teceu algumas considerações sobre a gestão actual e as preocupações presentes e futuras (pareceu-me bastante clarividente a sua análise);
* A direcção anterior estava presente para prestar qualquer esclarecimento adicional uma vez que o exercício contabilístico apresentado referia-se a um período ainda da sua gestão;
* O presidente da mesa da A.G. abriu então um espaço para que os sócios pudessem questionar ou apresentar dúvidas: silêncio total!
* Seguiu-se a votação para aprovação das contas apresentadas: 35 votos a favor, 6 abstenções e 0 (zero) votos contra;
* Face à votação o presidente da mesa da A.G. deu por aprovadas as contas e consecutivamente, já que era o ponto único da ordem de trabalhos, após uma mensagem interessante sobre o presente e futuro do clube, deu por encerrada a A.G.;
* Alguns sócios questionaram porque não tinha sido incluído um ponto "outros assuntos" na ordem de trabalhos e o presidente da A.G. deu as explicações que entendeu (a meu ver correctas face aos procedimentos usuais de uma A.G.) e prometeu convocar uma nova A.G. para breve para discutir outros assuntos de interesse do clube (também me pareceu acertada a decisão e espero que, de facto, seja convocada para breve pois há outros assuntos a discutir);
* A A.G. foi encerrada, sem sobressaltos, sem guerrilhas, ao contrário do que provavelmente jornalistas e alguns associados esperavam.
* A meu ver, ganhou o Beira-Mar! E pensei... bem lá terei de ir para casa fazer uma crónica "Tachos ao Vento" para compor o blog, sobre o nosso jantar da passada 3ª Feira no Restaurante Marinhas (para breve)
Depois da A.G./ no D.A. de hoje:
*Nada é referido sobre a aprovação das contas, apenas brevemente que houve A.G. para o efeito (3 linhas) mas nada diz sobre o resultado, a votação, a calma como tudo decorreu, pois...conforme explica o jornalista (presente nessa mesma A.G.) esta iniciaria depois de encerrado o jornal;
* Não deixa no entanto de apresentar aquilo a que chamou "um adiantamento da perspectiva do presidente do clube" (22 linhas) que só apresenta aspectos negativos e levanta suspeitas e questões sobre a gestão anteriro e respectivas contas!!!
*Bem, a meu ver isto nada tem a ver com a A.G. que presenciei ontem, tão sossegada e em que tanto a direção anterior como a actual estavam presentes e ninguém questionou ninguém sobre gestão ou contas!!! Estavamos todos presentes para o efeito. Nós e os restantes sócios....
Apercebi-me que demoraram mais as entrevistas ao Presidente da Direcção no fim da A.G. do que a própria A.G.!!! Aguardo com expectativa (e confesso...receio) o resultado destas entrevistas, pois o tom da "adiantamento da perspectiva" já mostrou um azêdo inesperado (ou talvez não!)
Depois da A.G./No site Oficial do Clube:
*Pelo menos temos referência à votação (sem votos contra) - correcto;
*É nos apresentado um versão idêntica ao exposto pelo Dr. Caetano Alves sobre o presente e futuro do clube - óptimo;
*Refere algumas questões sobre pagamentos etc... do exercício anterior... neste espaço, na A.G. não ouvi nada sobre isto. Estavamos todos lá....
*Novidade: são tecidas considerações sobre as actividades amadoras (futsal incluído) que não tiveram qualquer referência na A.G. - teremos novidades a curto prazo?? Venha então a tal A.G. para discutir os "outros assuntos"!!!
Os próximos capítulos prometem (infelizmente) e a turma do "Rua do Vento" vai estar atenta ao que se vai dizer por ai.... por ai.... porque na A.G. ninguém falou.
Saudações Beiramarenses,
André Apolinário
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
"A A.G. foi encerrada, sem sobressaltos, sem guerrilhas, ao contrário do que provavelmente jornalistas e alguns associados esperavam.
* A meu ver, ganhou o Beira-Mar!(...)"
(...)
"* Não deixa no entanto de apresentar (o Diário de Aveiro)aquilo a que chamou "um adiantamento da perspectiva do presidente do clube" (22 linhas) que só apresenta aspectos negativos e levanta suspeitas e questões sobre a gestão anteriro e respectivas contas!!!"
(...)
Caríssimo André; pergunto:
Será que o Beira-Mar ganhou mesmo alguma coisa com o silêncio de Segunda-Feira? Ou esse mesmo silêncio geral se ficou a dever à inaptidão da maioria dos associados para questionar o relatório de contas?
E a actual direcção "assina por baixo" este relatório mas levanta dúvidas e suspeições públicamente? E essas dúvidas não se transformarão em "notas prévias" quando forem analisadas as contas do exercício de 2005/06?
Um abraço.
Caro Nuno:
Já se sabe que um relatório de contas é um documento complexo que nem todos sabemos ler (eu tenho uma leve ideia, mas longe de dominar o tema);
O que eu enalteci foi não ter havido a guerra que se esperava, e a A.G. ter decorrido com o respeito pretendido.
Claro que tenho de concordar que a A.G. é o "local" para se colocarem todas as dúvidas e não a imprensa ou praça pública, para bem do clube que todos adoramos.
Ainda não vi o D.A. de hoje nem outros jornais e temo pelo que poderá vir por ai,e não afasto a hipótese que colocas sobre o próximo relatório de contas e respectivas eventuais "notas prévias.
O que posso dizer é que a antiga direcção esclarecerá dúvidas ou falsas suspeitas sempre que delas tiver conhecimento.
Abraço,
André
Caro André,
No site oficial do Clube está uma leitura completa da AG. A parte relacionada com as declarações do Presidente foram as afirmadas no final da reunião e por issso referem futuras decisões ou propostas do SCBM.
Agradeço os elogios, quando aos projectos, esperemos pela próxima AG ou outra altura para as discutir.
Saudações beiramarenses
Joao Oliveira
Engraçado o Caetano Alves teve que ingolir tudo o que disse antes da AG mas o mais egraçado é que a comunicação social não questiona. Engraçado.
Fernando
Enviar um comentário