11.11.2005

Academia e Centro de Estágios na Gafanha ???


"A actual direcção do Beira-Mar quer construir uma academia de formação e um centro de estágio nas matas da Gafanha, no concelho de Ílhavo. Segundo o presidente do clube, Artur Filipe, o local oferece «condições óptimas» para o empreendimento. «É uma zona de pinhal, junto à praia e perto de Aveiro», resumiu." (in D.A. terça 8 Nov 2005) .

Bom, não sei que diga.
Sinceramente se o Estádio Municipal de Aveiro é apedrejado por tantos como um péssimo investimento, ou criticado pela sua localização (distante da cidade) ou por ser isolado, não entendo então como se pensa separar deste, principalmente, a formação - ou seja, a Academia!

Até porque bem ou mal parte dela já existe lá. Bem sei que não é um exemplo formidável (pelo menos o que está feito) mas para quem não saiba já lá estão por baixo da Bancada Nascente os balneários, salas de descanso, camaratas,... Certo é que não têm janelas para o exterior mas parece-me que facilmente se encontrariam soluções (foram estudadas no passado).

Se esse dinheiro já foi gasto, vai então ser esquecido, ignorado??

E que se passou com o relvado de treinos que já estava ser feito?? A terra foi mexida mas e agora??? Ou era só para mostrar serviço por parte da CM Aveiro?? Ou da EMA? Ou até da nova direcção do BM?? Parecia ser tão fácil....

Mas insisto que me parece que deverá a zona envolvente ao Estádio Municipal tornar-se também ela (como está no Plano para o local) uma zona predominantemente do Beira-Mar, dos seus atletas, dos pais destes, dos jogadores profissionais, etc...!

Não seria esta uma boa forma de atenuar o efeito "quinzenal" dos jogos em casa? Trazendo jogos e treinos das camadas jovens para a zona, bem como todos os treinos do plantel porfissional?

(Se passar da Mário Duarte para Taboeira foi uma tragédia grega em 3 actos, então o que será passar para a gafanha...)

O Centro de estágios ainda poderia entender que fosse fora desta zona. Ainda que não se possa comparar a situação do Beira-Mar, ou melhor da envolvente do novo estádio, com a situação de Estádios como o da Luz, Alvalade ou Dragão em que simplesmente não haviam terrenos na sua envolvente com dimensão para tais infraestruturas (e para clubes da dimensão destes) ou se os havia seriam carissimos. Mas no caso do Municipal de Aveiro... os terrenos estão lá, estão no Plano, foram reservados para esse efeito. A menos que se esteja a pensar transformar estes terrenos também em Zona Edificável!!! Pressões Imobiliárias?!

Gostaria de saber a opinião dos nossos visitantes sobre este assunto. Esta aberta a discussão ( se o Pedro Neves entender que este assunto pode ser discutido neste blog, senão não escrevo mais nada...)

Saudações,

André Apolinário

12 comentários:

Anónimo disse...

O campo de treinos parou?! se assim é algo está mal........
Vitor Peixoto

Anónimo disse...

Nunca fui a favor do novo estádio.Esquecendo o deslocar da cidade para a periferia e olhando ao nº de adeptos que habitualmente assistem aos nossos jogos,era bom de prever, que seria uma obra desproporcionada.
Hoje está feito e há que minimizar estes factores,dinamizando o espaço o que poderá passar e bem, pelas sugestões apresentadas, ficando no meu modesto entender, a Instituição Beira Mar e o Município a ganhar.

..................................

O Município deve apagar a imagem, que um dia aterrou ali um " OVNI "com direito a visitas de quinze em quinze dias.

...................................

A direcção do Beira Mar, deve ter como primeira preocupação formar um rico clube e não um clube rico.

João Vinhas

Nuno Q. Martins disse...

Ainda não tenho opinião formada sobre o assunto porque há pressupostos que desconheço dos quais dependem qualquer posição sensata.

Em relação à Academia:

1º Quais os objectivos e interesses da Acadamia e do Centro de Estágios para o Beira-Mar?
Pode parecer uma questão óbvia e de fácil resposta mas não é. O modelo de formação que se pretende implementar no clube deve estar perfeitamente identificado com o espaço da Academia.

2º Que equipamentos necessitará a Academia? Ginásios? Campos relvados? (Quantos?) Balneários? Salas de estudo? Salas de convívio? Auditórios? Laboratórios? Posto Clínico? etc...

3º Quais os custos desta obra e respectivo equipamento? Quais são as vantagens reais que a Câmara de Ílhavo concede? Quem é que vai investir?

4º Custos de manutenção?

Quanto ao centro de estágios:
1º Será integrado na academia?
2º Servirá apenas o Beira-Mar?
3º Qual o modelo de rentabilização?
4º Quanto custa?
5º Quem investe?
6º Custos de manutenção?

Quanto ao EMA:
1º O que fazer às instalações e equipamentos que estão montados por baixo da Bancada Nascente?
2º Para que servirão os campos relvados que estão previstos construir (será que ainda serão?)
3º Qual o modelo de rentabilização do estádio? Será possível integrar o centro de estágios e o estádio e promover o turismo desportivo, nomeadamente de Inverno, trazendo a Aveiro equipas estrangeiras que têm necessidade de procurar equipamentos desta índole em países com um clima equilibrado como o nosso?
4º E o PDA? Qual é o plano de investimentos e prazos de concretização?

Em resumo, é bom que clube, autarquia, empresas municipais e parceiros estratégicos tenham uma visão integrada sobre estas infra-estruturas para que não se desperdice dinheiro em elefantes brancos com elevados custos de construção, manutenção e sem plano apropriado de rentabilização.

Quando alguém me responder a estas questões com determinabilidade, talvez esteja em coindições de emitir uma opinião.

Anónimo disse...

Ihihihihihi Essa tirada dirigida ao "intectual" de trazer por casa, sr Pedro Neves, foi demais. Parabén sr. administrador e que o humor e ironia, como que agora demonstrou nunca lhe faltem. Para bem de nós, deles (pseudo-jornalistas) e da sanidade desportiva. Pela minha parte, obrigado

PSousa disse...

Mas que raio de politicas estão a ser geradas no Beira-Mar??

Anónimo disse...

«E mais uma vitória!!

Ninguém para este Beira-Mar.

Destaque também para a vitória da equipa sénior de Futsal que segue em frente na taça.
»

Caro André Apolinário:

Não fui o unico a criticar a publicação deste texto, mas fi-lo de uma forma construtiva e porque me habituei a ver no «Rua do vento» bons textos de opinião sobre a realidade do nosso clube. Daí ter ficado perplexo com a referência ao meu nome neste texto. Porquê essa ironia? Escreva e defenda o Beira-Mar e esqueça o Pedro Neves.
Um abraço.

Anónimo disse...

- O Ex.mo Sr. J.P. Dias também foi ao bacalhau, apesar de ensonso!
- Qual deles?
Rogério Filipe.

Anónimo disse...

Caro Pedro Neves:

Não "tape o sol com a peneira".
Sabe perfeitamente que sou visitante assíduo do Desporto Aveiro e fizemos questão de aqui por o link.
Acho que foi ...inoportuno, irreflectido.
Porque não podemos enaltecer as vitórias do Beira-Mar aqui?? Porque não podemos enaltecer as vitórias do Futsal (beira-mar) aqui? Porque não podemos fazer textos curtos, menos trabalhados, com menos "opinião" mas apenas de regozijo com os resultados? Quem dita as regras?
Afinal de contas não estava a "defender" o beira-mar ao referênciar as duas vitórias?
Vá lá, deixe-se disso, que todos gostamos de si. Mas não perca a humildade...
Abraço,
André Apolinário

Anónimo disse...

Não foi minha intenção «controlar» o blog nem muito menos destruir por destruir, mas continuo a dizer que a ironia e a referência à minha pessoa (nos moldes como o fez)surpreendeu-me, porque acho que foi algo injusto. Mas tudo bem. Fui mal entendido mas não é isto que vai mudar a minha opinião sobre o blog e sobre as pessoas que aqui escrevem.
Sobre a alegria do sr. João Pedro Dias...nem vale a pena comentar. Deste senhor apenas guardo e triste recordação de ser sido o responsavel pelo fim do basquetebol do Beira-Mar...
Um abraço André.

APA disse...

Caro Pedro: Siga prá frente!
Bons posts!

André Apolinário

Anónimo disse...

O sr.Artur Filipe, criticou inúmeras vezes,a anterior direcção, por fazer parcerias sem ouvir os sócios.Agora quer fazer o centro de estágio sem a massa associativa ter uma palavra a dizer? ou depois do acto consumado é que convoca assembleia? é que pela comunicação social já tomámos conhecimento das intenções da nova direcção.
Haja coerência e bom senso!

Afonso Martins

Anónimo disse...

Acredito que este centro de estágios terá o mesmo fim que o novo projecto idealizado para o futebol de formação, agora pomposamente denominado de Academia. Não é realizável. Apenas isso. Mais uma vez não sabem do que falam. O problema é que todos querem mandar mesmo aqueles que não fazem a mínima ideia do que é o futebol ou o Beira-Mar.
Se não fazem rapidamente "mea culpa" na formação ela rapidamente deixa de existir. Depois qualquer centro deixa de ter sentido. É preciso parar para reflectir o mal que se fez nos últimos meses à formação.