Damião de Gois, cronista português do século XVI, descreve com mestria a ostentatória embaixada enviada por D. Manuel I ao Papa Leão X, em 1514, chefiada por Tristão da Cunha, e que deixou boquiaberta a capital da cristandade perante a grandeza esplendorosa de tal séquito. Entre os sumptuosos e exóticos presentes, desfilaram pelas ruas de Roma as primícias da navegação da Índia: imponentes cavalos persas, carregados de riquezas; feras amansadas; homens orientais com vestes ornadas a ouro e pedras preciosas; e até um elefante branco que, carregando o rico cofre pontifical, borrifou os espectadores e o próprio Papa com água perfumada! Impressionado e reconhecido por tão sumptuosa oferta, Giovanni de Medicis reafirma a Portugal o monopólio de África e do Oriente, entre outros relevantes privilégios políticos e espirituais.
Desculpem-me este devaneio histórico, mas relacionei este episódio da nossa história, com a visita que a nova Direcção do SCBM, mesmo antes de tomar posse, fez ao “Papa” do Norte, numa posição de subserviência parola e despropositada. Assumiram uma postura de D. Egas Moniz perante o Rei de Leão, mas não honraram os seus princípios.
Saberá a nova Direcção do SCBM, que o clube é um dos líderes da associação dos pequenos e médios clubes ? E será que tem alguma estratégia em relação à independência dos pequenos e médios clubes ?
Pela imagem, antes de tomar posse já estavam de cócoras !
Uma constatação: - São “novos”, não pensam !
João de Sousa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
oh João deixa-te de tretas! Qual é o teu interesse nestas dissertações? Deves ter alguma na "manga".
J Silvestre (quem te avisa teu amigo é)
Que saiba estamos a 8 de Julho de 2004, e hà liberdade de expressão em Portugal. Será que o amigo J. Silvestre, tem influências fascizoides na sua personalidade ?
João de Sousa
Estou imune a essas situações. Quem me conhece ...
Já agora, convém fazer uma actualização ao calendário por causa das coimas (estamos em 2005), Eh, Eh, eh, (risos)
Quem és tu?
Ninguém !
João de Sousa
Boa, bola!
Tá bem joão também foste obrigado a ler o Frei Luís.
Beira-mar SEMPRE (desde pequenino)!
Enviar um comentário