7.05.2005

Aviso à Navegação # 5 - Um pouco de história...

Damião de Gois, cronista português do século XVI, descreve com mestria a ostentatória embaixada enviada por D. Manuel I ao Papa Leão X, em 1514, chefiada por Tristão da Cunha, e que deixou boquiaberta a capital da cristandade perante a grandeza esplendorosa de tal séquito. Entre os sumptuosos e exóticos presentes, desfilaram pelas ruas de Roma as primícias da navegação da Índia: imponentes cavalos persas, carregados de riquezas; feras amansadas; homens orientais com vestes ornadas a ouro e pedras preciosas; e até um elefante branco que, carregando o rico cofre pontifical, borrifou os espectadores e o próprio Papa com água perfumada! Impressionado e reconhecido por tão sumptuosa oferta, Giovanni de Medicis reafirma a Portugal o monopólio de África e do Oriente, entre outros relevantes privilégios políticos e espirituais.

Desculpem-me este devaneio histórico, mas relacionei este episódio da nossa história, com a visita que a nova Direcção do SCBM, mesmo antes de tomar posse, fez ao “Papa” do Norte, numa posição de subserviência parola e despropositada. Assumiram uma postura de D. Egas Moniz perante o Rei de Leão, mas não honraram os seus princípios.

Saberá a nova Direcção do SCBM, que o clube é um dos líderes da associação dos pequenos e médios clubes ? E será que tem alguma estratégia em relação à independência dos pequenos e médios clubes ?

Pela imagem, antes de tomar posse já estavam de cócoras !

Uma constatação: - São “novos”, não pensam !

João de Sousa

7 comentários:

Anónimo disse...

oh João deixa-te de tretas! Qual é o teu interesse nestas dissertações? Deves ter alguma na "manga".
J Silvestre (quem te avisa teu amigo é)

Anónimo disse...

Que saiba estamos a 8 de Julho de 2004, e hà liberdade de expressão em Portugal. Será que o amigo J. Silvestre, tem influências fascizoides na sua personalidade ?

João de Sousa

Anónimo disse...

Estou imune a essas situações. Quem me conhece ...
Já agora, convém fazer uma actualização ao calendário por causa das coimas (estamos em 2005), Eh, Eh, eh, (risos)

Anónimo disse...

Quem és tu?
Ninguém !

João de Sousa

Anónimo disse...

Boa, bola!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tá bem joão também foste obrigado a ler o Frei Luís.
Beira-mar SEMPRE (desde pequenino)!