7.19.2005

As Rajadas do Mano # 3 - Formação no Sport Clube Beira-Mar

No Beira Mar olhou-se de forma séria e dentro das possibilidades financeiras, felizmente sempre em crescendo, para a formação do clube, e nos últimos três anos ela foi evoluindo, como se prova pelo numero de internacionais que tivemos e os resultados obtidos.

Criou-se o clube satélite, para que os nossos jovens pudessem evoluir lá e aos poucos serem integrados no plantel principal. Na época 2004/2005, tínhamos 5 jovens residentes e promissores no satélite (Nuno Cruz, Marco Vale, João Paulo e Cajó ) que poderiam fazer parte do plantel e que, na perspectiva de quem sabe de futebol, dois destes poderiam muito bem , substituir os dois jovens emprestados pelo Boavista , sem pôr em duvida o valor destes , mas se os tínhamos em casa , porquê o empréstimo ? Já para não falar no Ladeira, B. Resende e Artur, ao que sei, vão ser dispensados, mas felizmente, agarrados ao clube, por contrato. Se assim não fosse, ir ia-lhes acontecer o mesmo, que de certeza, vai acontecer a Jonatan , Pinho , Nelson , Alex e Baldé , e outros que agora não me ocorrem, e que foram abandonados , e o bom dos últimos três anos desapareceu , e o plantel do Beira Mar , só vai fazer parte , o Ribeiro, que não era melhor jogador do que os atrás referidos, se o colocarmos com a idade deles.
Teve sorte de ser agarrado, e fez-se jogador, se fosse hoje, jamais o seria no Beira Mar.

Mas gritante, é o caso do Bruno Sousa, que na altura em que foi contratado, tinha clubes como o Leiria e Guimarães interessados, mas por vontade do jogador e amor ao clube, conseguimos convencê-lo a ficar entre nós com prejuízo financeiro evidente, para o atleta. Foi dos melhores, se não o melhor Guarda-redes da 2ª B.
Não tem lugar no plantel, porque foi contratado um jogador, para o seu posto, que não se sabe a qualidade, mas tem que ficar, e custa ao Clube o dobro. Enfim, politicas!!!!
Afinal o que é de Aveiro, também já não é bom.

Para terminar, vou falar do Marcelo, jovem internacional, Ponta de lança dos bons, o que é raro no futebol Português. Segundo me consta, vai para o F. Clube do Porto, pelos direitos de formação de aproximadamente 15.000,00€, nós, sem “bênção Papal “, transferimos o Cristóvão para o mesmo clube, por 50.000,00€, mais 50.000,00€ se ele viesse a integrar o plantel principal. Imagine-se, por quanto ele iria, se a nossa direcção tivesse ido à “ bênção “?

Esta direcção, que é tão dada a diálogos, ainda não se dignou a falar com alguém da direcção cessante, para se inteirar do mais pequeno pormenor do clube, o que é pena, porque com isto, quem perde é o Beira Mar.

Somos todos defensores da mesma causa, e todos nós queremos o melhor para o nosso clube. Da minha parte terão todo o apoio, e desejo-lhes as maiores felicidades e grandes êxitos desportivos, mas jamais permitirei, que andem a passar “inverdades , no Boca a Boca “, fazendo-se de vitimas, quando se candidataram livremente e encontraram o clube solidificado financeiramente. Crises de tesouraria, sempre houveram no clube, e também sempre houve quem se atravessasse nessas crises. Se recebessem o que devem ao clube, não havia necessidade ….

Não posso passar sem lhes deixar uma mensagem, que é uma máxima no futebol:
“- Dirigente é para dirigir, treinador para treinar e jogador para jogar “

Mano Nunes

13 comentários:

Anónimo disse...

será que é mais um texto encomendado ás produções ficticias? se não é, estamos perante uma gestão no minimo complicada: dirigente a jogar,treinador a dirigir,jogador a trinador....

VerDesperto disse...

É sempre de salutar quando um jogador da casa fica em casa. O pior é quando os jogadores da casa ficam porque o clube não os quer fazer seguir viagem, e não por qualquer amor à camisola do jogador. Há sempre jogos paralelos que na minha opinião são escusados.
Quanto à benção papal... não tem a ver com o facto da nova direcção ter preferências acentuadas no azul? Não se excitem já, que eu não estou a insinuar nada de transcendente! Eu fui das primeiras a dizer que a ex-direcção era muitas vezes vermelha. Só não o era nos jogadores que passava para lá, mas isso são outras histórias...

Anónimo disse...

Percebo a última afirmação de Mano Nunes. Dirigente, dirige; jogador, joga; treinador, treina. É que agora as coisas tão confusas. O treinador não só treina, como dirige, contrata jogadores, vai ao Brasil e traz um guarda-redes quando já tinha três (Pavel, Paulo Sérgio e Bruno Sousa). Os actuais dirigentes deram-lhe carta branca pra tudo. Tou pra ver quem paga a factura se não subirem. O treinador não vai ser com certeza. Força engenheiro.

Anónimo disse...

Grandes medidas já introduzidas:
-Mario Moreira despedido de coordenador da formação
-mulher de vice regressa
Cuidado o Beira Mar é dos s´cios não é dos dirigentes, isto foi-nos prometido

Anónimo disse...

Concordo com a senhora Helena kando esta diz que a anterior direcçao era demasiado vermelha... Penso ke esta parceria nunca reudeu grande coisa ao Beira-Mar, já ke saiam daki os melhores jogadores para lá, e em troca recebiamos o ke? Jogadores sem kualidade e uns trocos... Este é o unico aspecto ke tenho a apontar à ex direcçao do nosso Beira-Mar por kem tenho muito respeito e apreço plo ke fizeram plo Beira-Mar. É claro ke o ultimo ano nao foi bom, mas acontece a todos... Saudações amarelas e pretas! :p FORÇA BEIRA!

VerDesperto disse...

Bem, o meu comentário não era para ser entendido nesse sentido, nem se quer acho que o BM passou os melhores jogadores para a Luz... O meu comentário ía na orientação que o problema das direcções era sempre haver preferências clubisticas. Não sei com que verbas os jogadores foram para o Benfica e curiosamente já não pára lá nenhum, a não ser o mal criado do Beto, que um dia uns sócios do BM foram conversar com ele sobre as exibições que andava a fazer e ele mandou literalmente essas pessoas para o "cara***"! Não comecem a crucificar já o sr Mano Nunes por preferir o vermelho ao azul que isso desde já, dou-lhe todo o meu apoio! ehehehe

Anónimo disse...

O GALO soube de fonte segura que esta direcção já bateu o recorde em custos de aquisição de jogadores para esta época. A parada está demasiado alta....
R Junior

Anónimo disse...

Aproveito a boleia deste post para um comentário à margem.
É para elogiar o trabalho do Jorge Maia enquanto esteve no departamento de comunicação, principalmente na função de gestor de conteúdos do site.
Com a nova época em pleno andamento, a página ainda não tem sequer informação do plantel (que seria muito útil para nos ambientarmos às novas caras, carreiras, etc) e nem sequer o calendário da Liga de Honra foi colocado.
Notícias sobre os treinos, dispensas e tudo o que realmente interessa fica à margem. Os comentários, espero bem que não, parecem-me seleccionados em tom laudatório.
Ao invés, e não ponho em causa a medida, faz-se um destaque inusitado desta contratação para fazer história (
http://www.beiramar.pt/site/index.php?idc=249&ido=2176).
É caso para dizer, volta Jorge !
Este comunicado (http://www.beiramar.pt/site/index.php?idc=52&ido=2145&ids=3&idm=3) deu um sinal para o que será a postura editorial do site que merece-me algumas reservas.
A clubite exacerbada pode ser negativa. Mais do que isso: causa cegueira.

Fernando

APA disse...

Tenho que concordar com o Fernando. Também tenho saudades de um site informativo, que realmente seja o orgão de comunicação do clube. Mas vamos esperar por melhores dias, estou certo que a seu tempo darão ao site a importância que merece. Espero seriamente que escolham bem quem vai ser o "condutor" do site, pois a julgar por um auto-candidato que está sempre na primeira linha nos comentários... um pouco esverdeado, estariamos mal.
saudações,
André Apolinário

Anónimo disse...

Concordo André. Esse sr. que se chama Sergio Loureiro parece um "pucha saco" mas a direcção já se apercebeu e asseguro-te que podes estar descansado. Digo-te mais, nem no pavilhãob vai ficar.
Joao Marnoto

Anónimo disse...

Hoje o srº Sérgio Loureiro faz um comentário ao comentário do Srº Arqui. André Apolinário, sobre o grande trabalho realizado pelo srº Jorge Maia................... que encontrem algém a altura deste!

Vitor Peixoto

Anónimo disse...

Caro Vitor Peixoto e J. Marnoto: confesso que mal conheço a "pessoa", mas enquanto jornalista e emissor de opinião deixa muito a desejar. Já foi "o meu taboeira"...agora "o meu beira-mar"..e as suas convicções mudam com o vento. Eu diria que é um "graxista", como se costuma dizer. Nada tenho pessoalmente contra ele, pois como digo, mal o conheço. Mas não gostava de o ver no departamento de comunicação do clube, isso assumo. André Apolinário

Anónimo disse...

Antes do «meu Taboeira», do «meu Beira-Mar», também já foi o meu « o meu Sporting». Daqui surgiu «o papagio esverdeado». Ter memória é bonito. Não ter vergonha é feio.