6.12.2006

As Rajadas do Mano - Quem ri no fim... ri melhor!!







Pensei nunca mais escrever ou comentar, a não ser no local próprio (Assembleia Geral) a política ou estratégia desportiva ou económica, seguida por esta Direcção, no nosso clube, que não tenho dúvidas em afirmar, que é a pior que conheci, pelo menos nos últimos trinta anos.

Mas, ao ler o Diário de Aveiro de 9/6, fiquei perplexo, ao constatar uma alusão à antiga Direcção da qual eu era líder, feita por um Vice Presidente, que de forma leviana, tenta justificar os chorrilhos de asneiras e actos de má gestão, cometidos por esta Direcção, sendo ele e o Presidente, mas mais ele o principal responsável, pelo despesismo e aventureirismo, próprios dos pára-quedistas que aparecem no futebol, para se mostrarem e que normalmente «arrotam milhões» e que na gíria futebolística são denominados «Patos Bravos».

Será que este senhor ainda não sabe, que em oito anos em que liderei o clube, tive seis anos consecutivos com resultados positivos e num destes anos, subimos de divisão? Não me admira, porque para ele o futebol e, principalmente o Beira-Mar, chegaram há muito pouco tempo à sua vida.

Fala nos jogadores que a antiga direcção deixou, como se estes tivessem sido a desgraça económica do Clube, quando toda a gente sabe que se não fossem estes, não teria sido com os jogadores contratados e comprados que o nosso Beira subia.

Apesar de nesta época ter sido extremamente fácil subir devido aos problemas financeiros, que grande parte dos nossos adversários enfrentaram. Olhe-se para o exemplo do Aves, que com um orçamento de um milhão de euros subiu.

Eu com as pessoas que me rodeavam, teríamos feito o mesmo que este clube, se não tivessem aparecido tantos voluntários. Porque para alcançar este objectivo só era preciso saber de futebol e ter amigos neste mundo.

Para esclarecimento dos Aveirenses e em particular dos Beiramarenses vou enumerar algumas aventuras cometidas pelos «sete magníficos ou sete suicidas», como se apelidam, que provam que foram mais suicidas do Clube do que deles próprios a não ser que assumam ou os sócios os façam assumir pessoalmente por este descalabro financeiro, que a breve prazo nos pode levar à falência.

---Nunca o Beira-Mar, teve um débito à Banca ou a particulares, num valor de 3 milhões de euros.

---Nunca o nosso Clube inscreveu 37 jogadores, numa só época desportiva, nem foi interposto de mais uns 20 como na época passada. Tudo isto custou uns milhares largos de euros.

---Nunca o Beira-Mar, gastou em 10 anos da minha gestão, em aquisição de jogadores, como esta Direcção o fez nesta só época que com todos gastos inerentes deve ultrapassar os 750 mil euros. Devolvendo alguns á procedência, pagando parte dos ordenados ou indemnizando-os.

---Nunca o nosso Clube gastou 650 mil euros em prémios de subida, atingindo no máximo, um terço desta verba.

---Felizmente, subimos á Liga. Mas quanto nos custou? O futuro do Clube?!

Espero e desejo que não se atinja a falência. Mas além da crise financeira, temos uma crise directiva que vai eclodir no momento oportuno, porque agora outros valores mais altos se levantam (negócios e negociatas), o Presidente diz que vai demitir um Vice-Presidente e este diz que vai fazer cair a Direcção.

Julgo que a Direcção vai ficar sem quórum e vamos ter novas eleições.

Como se sabe um Vice-Presidente demitiu-se, porque os «homens do diálogo», acharam que o antigo Presidente tinha razão e fizeram pior do que este apelidando os Políticos da nossa Terra, da esquerda á direita de incompetentes e outros mimos, que qualquer pessoa de bem que estivesse nos dois lados, só poderia tomar esta posição.

Vou ficar a aguardar pela posição de um sujeito que gosta de ter o rabo em mais que uma cadeira.

O director do futebol juvenil demitiu-se, senão era demitido ou corrido pelos pais dos nossos jovens. Sem estes o clube passava bem, mas a grande perca para o nosso Beira, foi a demissão em bloco do departamento clínico.
O sócio comum não imagina o amor, a dedicação, a competência e a importância que esta gente tinha para nós.
Demitiram-se fartos de aturar um «artista da bola», um vice que lhe deu cobertura e que clama que a mudança é importante e uma ingratidão atroz de toda a Direcção.

Lamento e estou solidário convosco e publicamente quero agradecer a todos o que fizeram pelo nosso Clube.
OBRIGADO, Dr. Laerte Mota, Dr. Lúcia Ferreira, Dr. Elmano Ramalheira, Enf. Zé Luís, Enf. Carlos Neves.
Bem Hajam por tanto que deram e tão pouco receberam.
Jamais vos esquecerei por tudo o referido e pelas lágrimas que nos traíram nos momentos de alegria e tristeza.
A vossa história no Clube, por muito que queiram, jamais será apagada.

Está para breve o fecho de contas da época desportiva de 2005/2006 e, depois de revisionadas as contas pelo Doutor Domingos Cravo, todos os beiramarenses vão ficar a saber quem nos andou a enganar ou a omitir o descalabro financeiro, assim como, aonde estavam os 500 mil euros que a antiga Direcção disse que tinha deixado no Clube.

A desculpa esfarrapada do esbanjamento de dinheiro e endividamento do Clube vai ser imputada á subida, mas como ficou dito atrás, esta poderia ser uma realidade com ¼ do orçamento gasto por esta Direcção.
Os «Sete magníficos ou suicidas», em plena Assembleia, vão ter de justificar tudo isto e, espero eu, que sejam responsabilizados pessoalmente por tanta leviandade e irresponsabilidade. «Em casa que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.» Este provérbio retrata o que se passa no nosso Clube. Não há liderança porque não se sabe quem manda. O Presidente e o Cachide estão em rota de colisão, mas o mais grave é o que transparece para a opinião pública, ninguém com cargos directivos manda.
Quem será?! O roupeiro, um técnico especializado em futebol, ou um ex-dirigente. (Ai, esses pequenos-almoços!...Ai, essas noitadas no Porto!).

Infelizmente prevejo um futuro negro para o nosso Clube, está armadilhado em várias vertentes e os elementos que estão na Direcção, que gostam do nosso Beira, estão a leste de tudo, uns porque trabalham muito para o Clube e para as suas vidas, outros porque são pessoas de boa fé e não se apercebem do que o estratega e pragmático «Pai das SAD», anda a tramar. São poucos, para segurar o Presidente e a Direcção.
Em Aveiro os Russos já foram importantes para o enriquecimento de certas pessoas, mas para o Beira-Mar serão perniciosos, se os deixarem entrar no Clube, através dos seus velhos parceiros de negócios.

O Beira-Mar é dos sócios e não está a venda.
Nós Beiramarenses numa Assembleia das mais concorridas, dissemos «Não» à SAD e no futuro diremos o mesmo e lutaremos até ao fim contra este modelo de gestão porque não queremos perder a nossa identidade e a nossa história que a todos nos orgulha. Beiramarenses, vamos ficar em guarda e vamos demonstrar a estes «arrota-milhões» que quem manda no clube são os sócios e que quem ri no fim ri melhor.

11/06/2006
Mano Nunes

33 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me uma intervenção aparentemente sem justificação, no entanto, parece-me tambem que a mesma só se justifica porque de novo foi posta em causa a gestão do autor. Ora esta direcção quer os louros da subida, faz disso o seu trunfo e tenta justificar, provavelmente, os resultados da gestão financeira com o passado, adivinhando-se portanto que não sejam tão bons como pretendiam.
Aguardemos explicações.
ZÉ PEDRO

Anónimo disse...

O sr.Filipe se não estiver atento, um dia irá arrepender-se de não ter lido nas entrelinhas o que o Sr. Mano Nunes lhe está a querer dizer.

Há um ditado muito velho...."metemos em casa quem nos põe na rua".

Antonio Marques

Anónimo disse...

Até que enfim! já sinto omeu esforço compensado... Apelei a todos e parece estava a pregar para os céus.Obrigado Mano,tu és overdadeiro guardião,de todos os Beiramarenses,espero que não estejas tanto tempo sem dizer nada.
Há! Se eu te pudesse ajudar. Estou feliz, muito feliz.Espero que os sócios,pensem e não fiquem amorfos.
Prof. Dr. Bitaites

Anónimo disse...

Viva o Mano Já tinha saúdades de uma rajada.Se não for ele nã~sabemos nada do Nosso Clube. Eu acredito nele pois tem um nome a defender.Estes patos bravos,nem isso.Estou de acordo com o António Marqes.Só tenho pena ele não vir aqui, a esclarecer, algumas dúvidas que nós lhe pusessemos.

Anónimo disse...

Quem são os Russos? é o Abramovitc(não está bem escrito mas é o dono do Mourinho)?.Genericamente acho um bom escrito mas não percebi a maior parte das coisas. Vem outra vez o S.Vieira das SAD´s??? Expliquem melhor. O Departamento médico não gosta do treinador ou é o treinador que não gosta da equipe médica?Quem são os patos bravos?Qual é mal de se tomarem pequenos almoços? Noitadas no Porto quem as não faz.Os Portuenses estão lá.Não percebi desculpe Sr. Mano Nunues mas carecem alguns nomes e motivações, logo agora que o BM vai jogar noutra liga e o treinador já faz comentários na TV com os esclarecidos Eng.s ( Jé LELLO)Surpreendam-me!! Digam mais coisas p.f.

Anónimo disse...

Beira! Beira! Olé!Olé...!Estmos vivos.Finalmente alguem nos vem dizer que a nossa Casa pode estar a arder. Obrigado MANO. Força!!

Anónimo disse...

o beira é nosso e há-de ser
Sr Mano nunes, será que podia explicar melhor essa história
só está a levantar suspeições e não diz nada de concreto
será que se lembra que foi quando o senhor ia passar noitadas a lisboa que descemos de divisão?
será que se lembra que foi por não aceitar os jogadores emprestados do F.C.Porto que tornamos a descer de divisão?
será que se lembra por quanto vendeu o Beto ao benfica?
reflicta sr. Mano

Saudações Auri negras

Anónimo disse...

Será que o Beto queria ficar no Beira-Mar?!O valor foi divulgado e faz parte das contas .... não seja, ou não queira fazer dos outros ingénuos.Contra argumentar sem nexo não faz sentido.

Tiago Simões

Anónimo disse...

A origem de tudo isto é a campanha de escutas telefonicas instalada no clube, qualquer colaborador sabe o que se passa, mas não pode ter a atitude dos médicos, ficavam sem o emprego.
Quanto à venda do beto, kingslei, cristiano, Fary e outros está descrito nas contas, vamos lá ver se a compra dos jogadores da epoca passada vai constar das contas, vamos ver se existem documentos, aguardemos.
Helder

Anónimo disse...

Não tenho muita destrza e quase não sei lidar,com as novas tecnologias,falta de tempo e comodismo,pois tenho sempre á mão gente que faz este trabalho por mim. Vou tentar no futuro se indepente nesta matéria.Mas vamos ao importante.
Os srs José Pedro,Antonio Marques e Prof Bitaites, respigaram algumas ideias do artigo, sendo que o último, dá-me a impressão que sabe mais do que eu,que agradeço a sua divulgação,para bem de todos os Socios,mas atenção prof,diga o que sabe mas com verdade.O nosso Beira,merece ser tratado só muito seriamente e com verdade e conhecimento profundo das situações.
O meu escrito,só pretende alertar para perigos futuros e esclarecer.
Não pretendo que a direcção caia nem que a façam cair.
No tocante ao artigo,não posso esclarecer mais,porque os destinatários perceberam-no e os sócios mais antigos e os mais bem informados tambem.A troca impressões entre os Beiramarenses, trará a luz.
A alusão do último sócio anónimo que pelos vistos para ele o importante são os resultados,tem a memoria curta,não sabe o que consegui no Clube nesta vertente, nem sequer sabe,que quando tivemos aqui 6 ou 7 jogadores do F.C.P emprestados tambem descemos de divisão.Nunca fui amante de jogadores emprestados,gostava mais de arranjar jogadores livres e vendê-los,na epoca mais proxima por dinheiro que me permitisse sanear oclube e provocar a estabilidade.Nestas condições vendi o Beto,Areias, Palatsi,Cristiano,Fernando Aguiar, R.Sousa,Fary,Macfee,Kingley e os Juniores,D.Valente e Cristovão. O Beto foi vendido por 400 mil euros, mas eu no seu lugar preocupava-me mais,por quanto foi dado o nosso junior Marcelo,garanto-lhe que vai ouvir falar dele.
Ilucidarei com as limitações,referidas no inicío do comentário, qulquer sócio,desde que a educação impere,pois acho muito importante que se fale do nosso Clube.
Saudações Beiramarenses e Auri-Negras
Mano Nunes

VerDesperto disse...

"será que se lembra que foi por não aceitar os jogadores emprestados do F.C.Porto que tornamos a descer de divisão?" De repente esta frase assustou-me... então e deviamo-nos vergar a outras instituições para não sermos castigados??!! Não é supostamente isso que torna clubes mais "grandes" que outros? Criticamos sempre o termo "grande" mas aceitamos que eles tenham o poder...

Anónimo disse...

Ainda não percebi a intenção. Explique-se homem!
A que negociatas se refere?
À compra do Roma?
Vamos ser satélites do FCP?
Moscovo vai liderar o nosso clube?
Vamos voltar à era do bacalhau?
Não temos médicos?
Não se atrapalhe os homens tem dinheiro e como o dinheiro comanda a vida, deixe-os divertirem-se.
Tranquilize-se que não lhe vão pedir dinheiro emprestado.
José Mestre

Anónimo disse...

Caros sócios,hoje ao ler o Record, fiquei estupefacto,com o que diz Inácio.O homem manda mesmo no Clube.Afinal foi ele que mandou a equipa medica embora.Usou atitudes pidescas e agora é o dono da verdade.Realmente os nossos Directores, são mesmo uns TOTÒS.
Será que onosso Mano fala de noitadas no Porto,do Vice presidente,com Inácio e as amigas da Carolina,Uma vez eu vi.
Rui Lemos
P.S. Sabem quem é a Carolina? Sim essa... Ex do amigo do peito e conselheiro,

Anónimo disse...

Caro Mestre!O sr. mestre em palpites,e pouco se importa com o Futuro do Nosso clube.Tudo o que o dinheiro compra é barato.O nosso amor pelo Beira é que é inegociavel,eles não têm dinheiro para o comprar.A era do bacalhau,foi muito grave para o Clube,Àlem de nem sequer bolas e eqipamentos deixarem,ficou uma divida astronómica ao estado,que ainda anda a ser paga e o mais grave o clube atrasou 10 anos em relação aos outros.Eu sei porque estava lá dentro nessa època
Tu lá no ceu sabes...Nãé Arlindo
Castro neves

Anónimo disse...

As dividas do bacalhau,ainda estão a ser pagas
Lopes dias

Anónimo disse...

Òla Mestre!Bons palpites mas muito ligeiro na Apreciação.Imagine que eles vão embora agora,os sócios vão responsabilizá-los pelo menos 3 milh~oes de euros?Ou vão eles accionar o Clube, pela divida da qual são avalistas?Realmente foi política de "terra qeimada", para mais Fácilmente,comprarem o Clube. Obrigado MANO,tu estás a fazer- nos pensar.
Delfim costa

Anónimo disse...

Sr. Mestre. A mim não me pedem dinheiro, mas acredite,que já lá deixei muito sem retorno e algum serviu para pagar dividas que deixaram esses artistas.Mano Nunes

Anónimo disse...

Óh, Artur Filipe, então é o treinador quem manda?
É ele que paga a advinhada má gestão de falência?
Que tristesa de Direcção esta!...
Solidariedade á equipa médica.
Associados

Anónimo disse...

Perante esta trapalhada entre dirigentes, médicos, treinadores, roupeiros, bloggers e outros, acresce ainda que o FCPorto acaba de contratar três ou quatro jogadores da formação à revelia da direcção. A prova provada da incompetência dos dirigentes que deixam sair atletas formados no clube sem qualquer contrapartida financeira ou outra preocupando-se antes com a contratação de mais quatro ou cinco Ratinhos no Brasil.
Mostra ainda o respeito do Pinto da Costa pelos actuais dirigentes depois destes no seu primeiro acto publico terem ido prestar vassalagem a esse sr..
Moreira

Anónimo disse...

sERÁ VERDADE O QUE DIZ O SR. MOREIRA? sE ASSIM FOR,ESTA DIRECÇÃO TEM QUE SE DEMITIR. DEPOIS DO MARCELO AINDA MAIS? OMANO ERA INIMIGO DO PAPA E VENDEU OCRISTOVÃO POR 50000 MIL.
TENHAM VERGONHA E DEMITAM-SE

Anónimo disse...

Caro Presidente,chamo-lhe assim, porque até hoje o nosso beira ainda não teve outro.Pede-me para ser moderado,mas depois de ler a imprensa e do que diz «a esp´cie de Pr..» apetecia-me ser mal educado e dizer ,meia duzia de coisas a esse prótotico que de homem só tem calças.Esse sujeito, a primeira coisa que fêz logo que foi eleito foi readmitir a namorada dele para as piscinas,e pagou-lhe os vencimentos todos, desde que foi despedida.Foi testemulhar contra o nosso Beira em várias acções em Tribunal enquanto simples sócio e ainda tem lata,de vir a dizer um arrosuado de mentiras e injúrias contra si. Sei muito mais sobre esse artista, mas vou conter-me por respeito ao senhor.Mas vou contar tudo aos sócios e depois osr. e todos vão ficar a saber quem sou, para ele me poder processar.Tem as acusaçôes escritas feitas por,será fácil para ele se não forem verdadeiras.
Sinto-me feliz o nosso Beira está mais vivo do que nunca.
Prf. Dr.BITAITES

Anónimo disse...

Óh Dr.Bitaites, o Filipe não te entende e tem que tirar uma licenciatura para entender o que o Mano diz!...
Porque de futebol, também não percebe nada.
J.Lopes

Anónimo disse...

Perante este estádio de contraditórios, embora perceba alguma indignação do Sr. Mano Nunes, não consigo descortinar o que o faz correr a traz da bola.
Decidiu fazer uma prosa, não clara mas antes com insinuações graves.
Fiz um comentário idêntico a este na Rua do Vento, mas o lápis azul deve-o ter cortado.
A gestão desta direcção era considerada difícil, mas ao ver comentários não desmentidos leva-me mesmo a crer que foi desastrosa. Se o foi porque não foram tomadas quaisquer iniciativas pelo Conselho Fiscal ou pelo Presidente da Assembleia Geral, que disse na tomada de posse que estaria atento ao desempenho dos dirigentes. Acredito que nada de grave se passe, embora o Presidente da A. G. na única reunião realizada não deixou ninguém falar, o que me causa algumas reservas.
Hoje comenta-se o facto de vários jovens da formação ingressarem no FCP sem conhecimento da direcção. Não há desmentido e a comunicação social não lhe deu relevo, onde se conclui tratar-se de fumaça.
Voltando aos textos do Sr. Mano Nunes não sei se são ficção, drama, comedia, ensaio… eu acredito que seja a publicação de mais um código: “ O CODIGO DO MANO” .
GREGORIO

Anónimo disse...

nada me faz correr atraz da bola a não ser o amor que tenho ao clube,do qual sou sócio há mais trinta anos e fui dirigente 10 anos.Sei que quando entrei para dirigente,o Clube estava tecnicamente falido,sem ninguem querer,tomar conta do seu destino. temo que volte ao mesmo e que hoje se pode clocar aos sócios,duas situações, ou SAD ou o fim.Nenhum destes cenários será bom.Não tenho codigos,sou verdadeiro nas afirmações que faço e ainda não fui desmentido com fundamentos convincentes pela direcção.(ver declarações do presidente,no blog de Nuno Qintaneiro,em que p´raticamente as rectifica)No que concerne a cenários, sei o suficiente,para sentir o que se vai passar.Espero que nós sócios ainda vamos a tempo de o evitar.

Anónimo disse...

o verdadeiros socios têm saudades dos socios e com razao. o beira mar de agora é o inacio que manda em tudo e o artur filipe anda com a caneta atraz dele a assinar tudo por baixo o que ele diz. eu sei que porque falo com pessoas dentro do clube e sei que andam mortinhos para que o inacio vá embora inclusive jogadores,porque nenhum deles é burro e sabe que todos os jogadores ou grande parte deles que o inacio vai buscar ao brasil e mesmo em portugal ele é remunerado por fora pelos empresarios assim fica facil ganhar dinheiro! vêm meia duzia de ratinhos e o inacio é que enche a mula a custa do beira mar que é obrigado a admitir qualquer jogador tais como didi nicolas miran jorge leitao ikome etc etc etc. artur filipe abre os olhos e deixa te de enganar as pessoas,estao te a comer e tu a ver.
jose cantiga - socio do clube com a cota em dia

Anónimo disse...

grande mano nunessssss!

Anónimo disse...

O lápis azul continua a cortar, cortar.Porque será???

Anónimo disse...

Os sete magnificos!?...
Um não sabe a receita,
outro só pesca,
o outro só decor,
ainda o outro anda fugitivo,
e o outro só aparece,
dois desistiram,
salve-se o Orland,
e quesprmm não dirige, mama.

Anónimo disse...

O post colocado e assinado "Moreira" nada tem haver com a pessoa de Mario Moreira. Não faço quaiquer comentários acerca do futebol jovem do SC Beira Mar.

Anónimo disse...

Os assuntos que deviam ser discutidos aqui estão a ser dissecados,na bancada do norte do Nuno.Fico triste por um lado, mas satisfeito por outro.Fico triste porque a minha geração está a perder o interesse pelo nosso Beira, o que implica a falta de bons ex-dirigentes e bons Beiramarenses na vida do clube,não podendo por isso ajudar esta juventude a formar-se como bons dirigentes e a solificar o amor ao clube,que alguns ainda nececitam. Fico satisfeito,por sentir a forma já adulta e a paixão como vivem os problemas do nosso Beira e só tenho pena que a fogosidade, própria da juventude os não faça distinguir«o trigo do joio».
Há uma boa fornada de juventude no nosso clube, uns já cm possibilidades de dar os primeiros passos como dirigentes e outros à bica,para o serem.Todos nós Beiramarenses,temos obrigação de os preservar , avizando-os para o perigo de se deixarem usar.
Prof.Dr.BITAITES
P.S.Ò Mano, sou eu, hoje estou calmo,estou soft como gostas e muito profundo.

Anónimo disse...

Mano Nunes sempre traspareceu a ideia de ser bom gestor, pois sempre nos mostrou que só nos podemos alegrar com aquilo que nos é financeiramente possivel e que antes hipotecar os resultados desportivos de um clube do que o patrimonio em nome do que nâo é viável. Quando este pegou no clube com uma junta admnistrativa e teve que por o nome dele á frente do clube para este ter credito na banca não se pôs a comprar jogadores nem arranjou um orçamento megalomano para subir de divisao porque tinha um passado realmente pesado.
Na altura propícia continuarei o que agora comecei.
Fiquem no entretanto com este pensamento. Nos anos de exercicio das suas funçoes quantas vezes viram Mano Nunes á procura de protagonismo e porque motivo ele sempre se virou publicamente contra os colegas de direcçao que a maior parte deles faz parte da actual direcçao???

ElNuMan

Anónimo disse...

Então: Não há mais "Bufas" do Irmão, digo mano?
Oh André, espero que desta vez não utilizes o lápis azul.
Força Beira!
Só mais uma QUUUUEstão: o João de Sousa reformou-se ou mudou de clube?
Dr. fernando Lopes da Silva

Anónimo disse...

Vai começar a época e nós Beiramarenses,temos obrigação de nos sabermos conter e apoiar a Eqipa técnica e jogadores,pois estes são mais vulneráveis à hostilização exterior.
Espero que os nossos dirigentes os saibam proteger,de convulsões entre eles ou vindas do exterior, pois eles são profissionais e sabem resistir a estas mas não tem capacidade de resistir á falta de apoio dos Sócios.
Vamos apoiar a nossa equipa nos bons e maus momentos.Não vamos voltar a cair no erro de os apupar, mesmo a ganhar,como aconteceu na época fatidica da descida,em que estávamos a ganhar ao Braga por 1-0 ao interválo eos jogadores foram para o intervalo debaixo de um coro de vaias e assobios.(penso que começou o principio do fim triste nesse jogo)
Nunca esqeçam a nossa equipa é uma coisa e a direcção outra.
Vamos todos ser um corpo e a direcção se quiser guerra vaî tê-la
O nosso Beira é mais importante, que qualquer Direcção ou dirigente.
MANO NUNES.