8.29.2005

Ventos de S. Roque # 6 - Coerência

Arrancaram as competições profissionais de futebol. Como é da praxe interessa nestes momentos gerar alguma polémica.

Dois casos foram relevantes: As dívidas ao fisco/segurança social e o principal patrocinador da liga.

Vou, hoje, reflectir sobre este tipo de dívidas e a sua relação com o Estado e a verdade competitiva.
Uma das condições necessárias para que um clube possa inscrever atletas na LPFP é que esse clube ou “sad” apresente as certidões das finanças e segurança social com data posterior a 31 de Maio do ano em curso em como tem a sua situação “regularizada”.
De acordo com uma notícia do semanário económico de 19 de Agosto, os clubes devem ao fisco 24 milhões de euros e não estão incluídas as verbas do totonegócio, ou seja, dívidas posteriores a 1998.
Até este momento apenas Alverca e Felgueiras foram penalizados.

A conclusão seria que todos os outros têm as contas em dia, ou melhor, a sua situação “regularizada”.

De facto é o que se verifica. Como foi possível?

Muito simples. Várias alternativas foram criadas pelo próprio Estado que exigiu às ligas profissionais o cumprimento daquelas obrigações:

a)-O clube dirige-se à sua repartição de finanças apresenta um simples requerimento a contestar a dívida e pede cópia desse requerimento com um “carimbo” de entrada.

b)- O clube dirige-se ao IAPMEI e através de um simples requerimento solicita um “procedimento extrajudicial de conciliação” (Dec.Lei: 201/2004), pede cópia com “carimbo” de entrada. Apresenta qualquer dessas fotocópias na LPFP e o assunto está resolvido. Não pode faltar é o “CARIMBO” de entrada.

O Sr. Ministro das Finanças disse recentemente que responsabilizaria a partir de agora os dirigentes por este tipo de dívidas. Isso já está na lei!

Que credibilidade tem o Estado, se ele próprio cria mecanismos para não se pagarem impostos?

COERÊNCIA exige-se.

A verdade competitiva não foi salvaguardada. Também é verdade que são já vários os clubes e “sad´s” que vão caindo de maduros….

O Sport Clube Beira Mar foi e continua a ser um clube coerente, mas tem sido penalizado por isso.

Alberto Roque

12 comentários:

VerDesperto disse...

Qualquer pessoa coerente neste pais é penalizada por isso...

Anónimo disse...

Não querem comentar o caso Zeman???

Anónimo disse...

Caro Simão: Estou disponivel para esclarecer tudo. Só ainda tive acesso á noticia do "jogo", mas retive o seguinte: 1-Não é revelada a fonte da noticia 2-Do que até este momento pude clarificar foi que o Zeman fez uma exposição á UEFA ou FIFA e uma dessas entidade suscitou o contraditório ao clube. Ora o que o clube tem que fazer é remeter-lhe o processo disciplinar que lhe foi instaurado e respectiva decisão.
Quem pode esclarecer é a actual direcção, aliás, a noticia é mais abrangente, vou primeiro descodifica-la, saber a origem, qual o objectivo e posteriormente emitirei opinião fundamentada.
Um Abraço,
A Roque

Anónimo disse...

www.ultras-beira-mar.blogspot.com

Um blog com tematica beiramarense!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
APA disse...

Por favor assinem os vossos "posts".
Saudações,

Anónimo disse...

isto não é bem a rua do vento mas sim mais A RUA DA AMARGURA sr. alberto roque, mano nunes e afins..este blog não é mais que um atestado público á vossa incompetência demonstrada ao longo destes últimos anos..

o caso Zeman é apenas um dos muitos exemplos disso..

p. moreira

Anónimo disse...

Caro p. moreira,
A rua do vento é apenas um espaço de reflexão de uns simples sócios do Beira-Mar que já foram dirigentes e que tem o direito de expressar a sua opinião. Pela minha parte não vou deixar de esclarecer, aqui, aquilo que se vai por ai dizendo em surdina. Quanto ao caso Zeman parece-me que a actual direcção já esclareceu, embora, tenhas razão não foi de forma muito clara e isso cria duvidas.
Vá lá continua a visitar-nos, os teus comentários até dão "pika".
A Roque

Anónimo disse...

Mas neste país quem é coerente?

Anónimo disse...

O senhor Alberto Roque está bem disposto! ;p Força Beira!

APA disse...

Este Sr. P. Moreira é dos bravos!!! Pois saiba que este blog foi criado para podermos expor ideias mas também para esclarecer dúvidas a quem gosta do Beira-Mar, desde que saibamos a resposta, obviamente. Do seu post não retiro nenhuma... dúvida! Só... amargura! Certo?! Venham de lá as suas questões e opiniões, que poderemos esclarecer, e deixe as ofensas por terra, que nada abonam para a vida do clube.

VerDesperto disse...

Vá lá não se zanguem... de amarguras e bravuras é que damos passo a passo para vivermos a vida. Sempre às turras estes "homens do futebol"!