9.13.2005

Tachos ao Vento # 2

Com um pouco de atraso, cá está a nossa segunda crónica gastronómica".

Na passada terça, a malta do Rua do Vento, conforme ficara combinado entre todos antes do periodo de férias, voltou a reunir-se à mesa para conversar sobre o nosso Beira-mar e, obviamente, para saborear um belo repasto em local seleccionado pelo responsável do mês para o efeito: o Eng. Alberto Roque.

Assim, fomos presenteados com uma verdadeira iguaria tradicional (não necessariamente regional, neste caso): Arroz de Galo! Ou de "pica no chão", como se costuma dizer em certas zonas do país.

Galo caseiro criado pelo próprio dono do restaurante em causa. O nome? Uma dica: chamou-se durante muitos anos "Gilgameche". Algures na zona de Vilar. Lembro-me de lá ter ido, nos tempos de estudante de liceu, variadissimas vezes em festas de aniversário, ou jantares de grupo de amigos, comer umas fabulosas costoletas de vitela de tamanho "proibitivo" (perto do pecado), na cave, com um serviço muito natural em que as batatas fritas, arroz e a salada vinham em quantidade infinita. Sem luxos nem preconceitos.

Este humilde restaurante é hoje um dos locais em Aveiro onde melhor se come carne de qualidade (porco preto e vitela estão no topo da lista de preferências), sempre no ponto de grelha, e sofreu sucessivas remodelações e melhorias. Chama-se "Querida", do amigo Simões, pessoa muito ligada às lides futebolisticas da região, que nos deu particular atenção.

Por este motivo e pelos seus clientes habituais, o futebol é quase sempre um dos temas mais discutidos neste espaço. Televisões para "ver a bola" vi pelo menos 3! Camisolas do nosso Beira-Mar, fotos e outros artigos semelhantes decoram as paredes.

Mas voltemos ao galo crucificado que é o rei da festa: estava muito bem feito, sem dúvida. Vale a pena (tem de se encomendar) ir lá comer este prato. O galo era de muito boa qualidade, o arroz estava no ponto e o toque de vinagre ... de categoria. Recomenda-se!

E com estas duas jornadas "de sucesso", o trabalho do Dr. João de Sousa - próximo responsável pelo jantar mensal - torna-se cada vez mais complicado. Mas cá estaremos para fazer depois o resumo da jornada.

Saudações do Rua do Vento.

André Apolinário

5 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, só por mera curiosidade, o Dr. João de Sousa lecciona este ano no ISCA Aveiro?

Ass: Um ex. aluno.

Anónimo disse...

Muito bom o «Querida». O futebol está presente com muitos adereços nas paredes e os grelhados são uma maravilha.

Anónimo disse...

Actualmente o "Querida" fica em S.ta Joana. Fica a informação
Augusto Costa

Anónimo disse...

Tiveram bom gosto, grande qualidade. O que é de Aveiro é bom.
Hugo Santos

Anónimo disse...

Bem vindo grande Alexandre.
Abraço,
André Apolinário