7.12.2005

Ventos de S. Roque # 5 - Jornalismo Desportivo: Responsabilidade, exige-se!


Todos sabemos que é no nosso país que a imprensa desportiva mais vende. Todos sabemos que é o futebol que alimenta esta máquina, sem dela usufruir, pelo menos directamente, qualquer vantagem financeira. Exige-se, pela parte dos clubes, no mínimo, responsabilidade aos redactores, ou seja, credibilidade, rigor e competência.
No dia 09.07.05, no jornal “O Jogo”, na última página, um dos seus jornalistas faz notícia da impossibilidade dos clubes profissionais inscreverem os futebolistas, por dívidas fiscais. Nesta notícia estava incluído o Sport Clube Beira-Mar. Esta notícia, assinada, deu origem ao editorial.
É claro que reagi de imediato quando fui alertado para esta situação.
No dia 10.07.05 o mesmo jornal na última página dá conta da reacção de alguns dos clubes citados, entre os quais, o Sport Clube Beira-Mar.
Esta notícia, agora não assinada, dá de novo origem ao editorial.
Além da falta de clareza de ambas as notícias e que revela o actual estado de algum jornalismo desportivo, que a troco do sensacionalismo e sem validar os factos, tem como único interesse potenciar a venda do seu produto.
Gostaria a administração deste órgão de informação ver publicada a noticia que o seu jornal estava impedido de ser distribuído ao público (comercializado) por dívidas ao fisco?
Não entendem os jornalistas que factos tão importantes para a vida das instituições têm que ser validados antes de ser publicados?
O Sport Clube Beira-Mar exige o respeito da comunicação social.
Ao jornalista exige-se rigor, credibilidade e competência.
Alberto Roque

8 comentários:

Anónimo disse...

É duro!
mas é verdade.
João Bernardes

Anónimo disse...

É de lamentar que o jornalismo desportivo esteja a seguir as passadas dos programas de entretenimento de televisão - big brothers, quinta das celebridades, etc... descorando o seu papel principal: INFORMAR!!!!
A culpa não é só da falta de profissinalismo (e de formação na maioria destes casos)de alguns supostos jornalistas, mas também de quem os "guia" depois, de quem estabelece as directrizes dos respectivos jornais ou revistas: os directores e os editores!
André Apolinário

Anónimo disse...

Bom, com mais um jeitinho daqui, um empurrão dali, e a comunicação social ainda vai ser culpada da barraca da descida de divisão do Beira-Mar.Perder apostas é, de facto, uma m...porque desorienta os apostadores.

Anónimo disse...

Afinal fico na dúvida!Quem tem razão? Onde estão as provas sr Roque, sr. Sousa; como sócio fico incomodado, fico preocupado. Afinal temos as contas em dia ou não?
Beira, Beira, OLÈ

Anónimo disse...

Caro Lucas Raposo,
Pensei que a crónica fosse clara. O Sport Clube Beira Mar cumpriu e cumpre as suas obrigações fiscais. Apresentou na fase de candidatura á LPFP as certidões das finanças e seg. social em como nada devia a essas entidades. Quando é posto em causa e de forma leviana o esforço que um clube faz para cumprir as obrigações fiscais como o foi pelo jornalista do "JOGO" e esse clube for o Beira Mar, não ficarei calado.
A Roque

Anónimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento.

Anónimo disse...

Cuidado.Quem se mete com esses senhores tá lixado.tem mania de ser o poder.

VerDesperto disse...

Acho francamente que é um mal geral de toda a comunicação social. Penso que acaba por ter a ver com filosofias de vida e valores trocados predominantes na sociedade que vivemos. Depois, só porque se leu alguma reportagem ou artigoq ue gostamos menos ou detectámos algumas mentiras ou ilusões, não podemos dizer que TOTO o jornalismo é mau. É como em tudo: há bons e maus profissionais. E mais: Há bons profissionais que fazem más reportagens e maus profissionais que de repente têm um golpe de génio. Detesto as pessoas que só vêem a preto e branco.