6.29.2006

Ventos de S. Roque #13 - Mateus!!

MATEUS, de dez em dez anos.

Em 1996, Mateus foi a personagem principal do nosso futebol.

Se bem se lembram, até essa data, os clubes não pagavam impostos ao Estado. As associações desportivas e outras, serviam de entreposto às empresas para o branqueamento de muito dinheiro. O método era simples e resume-se ao seguinte: como o estado não reclamava os impostos às associações, estas emitiam recibos dez (ou mais) vezes superiores ao que de facto recebiam. É fácil saber quais utilizaram este mecanismo. Essas empresas deixaram de apoiar o desporto logo que o Estado começou a obrigar os clubes a pagarem impostos.

Bem, mas o problema era saber o que se fazia até essa data, ou seja, investigar e concluir que os grandes beneficiados tinham sido outros que não os clubes e isso criaria um problema grave às empresas e empresários, ou responsabilizar os clubes.

Foi então, que surgiu um tal Mateus, ou melhor, Dr. Augusto Mateus. Conhecedor dos factos, fez aprovar uma lei que embora responsabilizando os clubes, daria alguma flexibilidade à forma e prazo de pagamento.

Em 2006, Mateus volta a ser a personagem principal do nosso Futebol.

Bom, nem me vou preocupar em saber de que lado está a razão, o que se passou na Liga Portuguesa de Futebol Profissional e especificamente na comissão disciplinar, foi tão mau que ficou demonstrada a necessidade imediata de eleições.

Em minha opinião, o campeonato começa mal se não se legitimar os responsáveis e o Sport Clube Beira Mar deve reclamar clarificação na gestão do futebol profissional.

Ainda bem que, de dez em dez anos, aparece um Mateus.

A Roque

PELO BEIRA, SEMPRE - PARTE IX

Ao tomar conhecimento da surpreendente demissão do departamento clínico do Sport Clube do Beira Mar, nomeadamente, Dr. Laerte Mota, Dr. Elmano Ramalheira, Dra. Lúcia Ferreira, Enfermeiro-Chefe, José Luís, e Enfermeiro, Carlos Neves, e pior, pelos factos conhecidos, não posso deixar de dar a minha total solidariedade a todos que souberam por bem oferecer os seus préstimos ao nosso glorioso Clube, pela sua conduta, honestidade, esforço pelo seu trabalho, espírito de sacrifício, generosidade ilimitada e grandeza amiga com todos, preocupados sempre com o espírito de fazer bem aos outros, o sincero propósito da recuperação dos atletas em tempo útil, se dignaram colaborar com o Beira Mar, ao longo dos anos e foram muitos, que mereciam mais respeito e consideração.

São os tais homens e mulheres, como estes, tendo desempenhado um papel de grande relevo no Clube, merecem o galardão.

Acresce ainda, ao Dr. Laerte e Dra. Lúcia, a quem lhes cabe, com a colaboração do departamento juvenil, a responsabilidade e honra de haver desempenhado um papel de relevância na medicina desportiva a nível nacional, o mérito da realização e evolução das 1ª e 2ª Jornadas Médicas Desportivas do Beira-Mar, em Junho dos anos 2003 e 2004, com um painel de excelência dos melhores especialistas na matéria, na presença de centenas de participantes inscritos, efectuados no grande auditório da Universidade de Aveiro, souberam levar avante, para bem do Beira-Mar e todos os presentes.
Na certeza do seu êxito, ficou em estudo as próximas realizações, se efectuarem de três em três anos.

A este evento, com as suas receitas, se deveu a renovação do equipamento e compra de novos aparelhos de recuperação do posto médico da formação.

Uma palavra especial à Dra. Lúcia Ferreira, que comigo trabalhou generosamente vários anos em prol do Beira-Mar, com a responsabilidade médica que o desporto exige a cerca de 350 jovens atletas, a minha gratidão pela liderança confiada, competência, mesmo nos momentos mais difíceis quando solicitada e sempre presente, soubemos com respeito mutuo, harmonia, diálogo e solicitações que sempre soubemos honrar.

O meu reconhecimento pelo alto valor prestado a todos e em todos os momentos ao Sport Clube Beira-mar.

Óscar Paulo