1.19.2007

Ventos de S. Roque #25: Toda a Diferença

A Premier League, anunciou ontem que vendeu os direitos televisivos para os próximos três anos, por mais de quatro mil milhões de euros. Mais de 1,3 mil milhões/ano, ou seja, cerca de 67 milhões/ano/equipa.

Na LPFP, o somatório das receitas relativas aos direitos televisivos de todos os clubes é inferior à receita média de um clube inglês.

É claro que a escala é diferente, mas vejamos:

1-Em Inglaterra, quem negoceia estes direitos é a League. Em Portugal, são os clubes, individualmente.

2-Em Inglaterra, a League impõe esta metodologia. Em Portugal, a metodologia é imposta por: Porto, Sporting e Benfica.

3-Quem decide são os clubes. Cada clube um voto, mas não se consegue alterar a metodologia.

Conclusões:

a)- a Premier League trabalha para garantir receitas aos seus associados.

b)- a LPFP está preocupadíssima com a profissionalização dos árbitros.

c)- Em Inglaterra, e outros países desenvolvidos as receitas dos clubes são em função da sua classificação.

d)- Em Portugal, são em função da sua posição relativa na sociedade (típico do terceiro mundo).

e)- Em Portugal, os clubes perdem deliberadamente força negocial, em Inglaterra é exactamente o inverso.

f)- Sendo este tipo de receitas determinante para os clubes, em Inglaterra cultiva-se a competitividade e em Portugal privilegia-se um cartel . O cartel dos campeões.

g)-a LPFP, organização de clubes e sad`s, tem como prioridade o estatuto dos árbitros, a League tem como objectivo a saúde financeira dos seus associados.

Faz….. TODA A DIFERENÇA
A. Roque

5 comentários:

Anónimo disse...

É mais ou menos como o departamento da saúde, da educação, da cultura... não muda grande coisa este estigma que temos em persistir numa forma de estar e ser 3º mundista...

Anónimo disse...

Bem uma reflecção:

Como podemos vender bem o nosso produto e preocuparmo-nos com ele, se a credibilidade está por baixo?

Mais não se vende o que não tem muito crédito, ou pelo menos a pessoas inteligentes... e então temos de credibilizá-lo...
Mas quem credibiliza?
Dirigentes,jogadores,árbitros, organização do nosso futebol?!

Bem, se começarmos pela credibilidade de quem anda lá dentro e tem responsabilidades activas no jogo, então parece-me bem,começar pelos arbitros e jogadores, como me parece bem se os dirigentes para serem sérios, têm de sê-lo na realidade9o que não me parece na maioria), e não só parecê-lo como muitos(não todos felizmente), mas, esses não podendo ser sérios e honestos, tem a organização que escolhem conforme as suas escolhas.
Mais,normalmente falam mal dos grandes, mas na hora de votar, aliam-se normalmente a um deles ou dois,porquê?

Bem, acho que em primeiro,deve-se credibilizar o futebol e depois vender, porque depois disso penso que o produto estará vendido por natureza.
por isso a diferença em terras de sua magestade, também pelo poder económico que cá não existe, obviamente, mas tem mercado para ser melhor.

PS*Penso que existe um cartel de campeões, mas também, um cartel dos pequenos...de espírito.

Abraço Eng.Roque

Anónimo disse...

Deixei aqui a minha visão e gostava de saber por foi boicotada, será que não podemos ter uma visão diferente?
Bem, gostava que podesse me responder para meu mail, se for possivel, em Bancada Directa, o porquê de o meu comentátio ser restringido?!
Até porque respeito o E. Roque, mas caho que cada um tem uma visão diferente, ou não?

Fico aguardar.

Pedro Sousa

APA disse...

Caro Pedro:

o comentário nao tinha sido publicado pois ainda nao tinha feito a moderação ontem e hoje. Peço desculpa mas estou "atirado às cordas" por uma gripe violenta e não estou tão perto do computador como é habitual.
Aqui publicam-se todos os comentários, a favor ou contra as nossas opiniões desde que não sejam ofensivos e sejam feitos em bom português. Não somos donos da verdade. E os seus, em particular, são sempre bem vindos pois faz algo que muita gente têm muito receio: identificar-se!!
Saudações Beiramarenses.

PSousa disse...

Obrigada e desde já as minhas sinceras desculpas, pois penso que foi uma falta de bom senso da minha parte não ter esperado, mas como sou por vezes impaciente e tenho por hábito, rever se tenho algum feedback, por respeito a quem me lê e posta no blog, fui levado em erro.
E também desejo de melhoras para essa gripe que não vai ser mais forte que o meu caro amigo.

Bom fim-de-semana a todos.