11.24.2006

Ventos de S. Roque # 24 - PLANTEL

RACIONALIZAÇÃO DE UM PLANTEL

Começo por confessar, que não sou treinador nem frequentei qualquer formação que me habilite a fundamentar esta opinião. O que quero exprimir resulta do conhecimento empírico resultante de dez anos de relva e balneário.

A constituição dos planteis, uns mais do que outros, resulta de uma influencia exagerada dos treinadores. Sendo os treinadores decisivos na constituição dos planteis, as opções resultam da sua concepção táctica e com uma influencia determinante dos empresários desportivos, sendo ainda mais complexo quando o mesmo empresário representa técnico e jogadores.

Porque é que isto é assim?
Os dirigentes não gostam muito de assumir responsabilidades nesta área. Isto percebe-se; se correr mal, o técnico não tem desculpa, logo as consequências são fáceis.
O treinador seguinte normalmente contesta o plantel que recebe. Claro, não é o dele, e, não é o do empresário dele, não utiliza o sistema do treinador anterior, etc.

Sei que não é fácil, mas os dirigentes têm que assumir as suas responsabilidades na formação da equipa. Os jogadores são os principais activos, logo uma responsabilidade acrescida na sua contratação, os treinadores são apenas um dos factores de produção, mais fácil de alterar e não são um activo.

Um plantel deveria ser constituído por 23 jogadores, 3 guarda-redes e 2 jogadores de campo para cada posição. No limite mais um polivalente, ou seja, no máximo 24.

Quanto aos guarda-redes, um deles deve ser recém-chegado da formação e se possível do próprio clube. No que refere a jogadores de campo e partindo do principio que as equipas jogam com 4 defesas, 3 médios e 3 atacantes, e que defendem quando a bola está com o adversário e atacam quando têm a bola, independentemente da táctica do trapézio, do losango, do circulo, do TM, do M/W, do 3x4x3 etc., o que o plantel deve ter, são dois jogadores para cada posição.

Decisivo para o futuro dos clubes, é os dirigentes assumirem as suas responsabilidades, isto é, contratarem 17 jogadores que maximizem o binómio qualidade/custo em função das disponibilidades financeiras e imporem, repito, imporem aos planteis uma cota mínima 6 jogadores provenientes da formação. Esta regra garante melhor qualidade, menos custo, maior rentabilidade e motiva a formação

Parece mas não é fácil.

A Roque

10 comentários:

Anónimo disse...

Não é muito dificil veja-se os casos do sporting e do feirense.
Rafael

Anónimo disse...

Mas o BM quer ser o paradigma, pela negativa. E esta Eh?
Zé Tolas

Anónimo disse...

Pois claro! Mas há 10 anos atrás também deveria ser assim.

Anónimo disse...

Mais um recado. Todos percebemos que trinta e muitos jogadores que o BM tem custam nuito dinheiro e acrescem dificuldades de trabalho ao treinador. Alguns só andam a estragar a relva.
Esperamos todos que PAI NATAL nos dê BOAS prendas.
Atttttento Silva

Anónimo disse...

Falar e facil, como diz Eng.Roque, mas vejamos ...
um treinador deve impor uma filosofia de jogo muito dependendo da qualidade e dos jogadores que tem a disposicao, mas se tiver um plantel desiquilibrado a nivel posicional desses jogadores, por forca da constutuicao mal feita do plantel, vai ter imensos problemas para resolver durante o campeonato, pois se tiver muitos jogadores com as mesmas caracteristicas para mesma posicao e defice noutras ,para gerir isso nao e facil, pois gerir uma vaga para 4 jogadores , nao e mesmo de gerir 2 para 3 jogadores, pois muitos treinadores, muito por imposicao dos dirigentes, que so porque este ou aquele jogador e bom , contratam-no nao em funcao da necessidade, mas em funcao da sua mais valia, mesmo que esse jogador jogue numa posicao ou tenha caracteristicas de outros jogadores e depois contratam outros de fraca qualidade para lugares que realmente necessitam de valor acrescentado...bla, bla,bla vejo muito, mas se fosse assim tao facil de gerir equipas um dirigente podia ser treinador, contrata-los, gerir e ter sucesso e ai meter ate so jogadores da formacao no onze inicial, e demonstrar esta teoria da conspiracao de fazer planteis pela gestao do clube...

pinto da Costa faz isso muito bem, mas como se costuma dizer: Mourinhos so a Um, treinadores a milhoes...
Outro ponto e um treinador e so um dos factores de producao e verdade, pena e que se esse factor nao souber gerir ou nao tiver boa materia prima, desde o dirigismo ao jogador, e como ter uma boa maquina e depois nao saber mexer nela.
Concordo tambem que aposta deve-se fazer na formacao, mas com qualidade, e nao na formacao de certos clubes que tem como base,receber subsidios indendentemente de formar jogadores de qualidade ou nao...isso por parte do dirigismo tambem tem de ser repensado, para nao se cometerem tantos erros como ate aqui tem cometido..

Concordo com a ideia que tem de haver um equilibrio na construcao do plantel, e ai os dirigentes tambem terao uma palavra a dizer, mas para isso tem de se formar mais em futebol e muitas vezes so sabem e de contabilidade, imobiliario, e gestao...nada mais e futebol e muito mais que as teorias dos treinadores de bancada..

bem hajam

Anónimo disse...

QUALIDADE...eis a questão!

Anónimo disse...

Este post está optimo, mas tive uma dúvida.

Este A.Roque, esteve na direcção do BMar?

O que fez ou tentou fazer pela formação?

Quantos jogadores da formação incluiram o plantel, durante a anterior direcção?

Quantas vezes o Sr. entrou no "mundo" dos miudos da formação?

Valha-nos Deus!!!

sinequanone

PS: Parabens pelo post!
VIVA A FORMAÇÃO.

Anónimo disse...

É extraordinário! a maioria dos comentários nos blogs é para atacar a actual direcção ou a anterior. Os que criticam por criticar, Candidatem-se,realizariam o sonho das vossa vidas e perdiam o pio ou então não, teriam uma visão mais próxima da realidade!

J.P

Anónimo disse...

o senho roque esteve na direcção do beira-mar. ia pelo menos uma vez por semana ao mundo da formação. foi na direcção do engenheiro roque que se fez o protocolo com o avanca, equipa que tem um plantel com dois terços da formação do beira-mar e que alberga ainda alguns dos não convocados da equipa senior. fez por isso, bem mais do que quase todos durante tantos anos. no plantel sénior apenas entrou directamente Artur. tantos como apenas o Ribeiro, ou seja, tanto como tantos fizeram em tantos anos. quem não sabe sinequanone não fala.

PSousa disse...

Para falar Do eng. Roque basta so verificar como estava a formacao do Beira-Mar anteriormente e como esta hoje...,sem duvidas que a formacao na anterior direccao estava sem sombras...bem de saude...