12.13.2005

A Assembleia Geral de 12-12-05 - A. Apolinário


Como é de conhecimento dos sócios e simpatizantes (apesar de terem sido poucos os que lá estiveram) teve lugar ontem a Assembleia Geral do Sport Clube com um ponto único na ordem de trabalhos: analisar e aprovar o relatório de contas da época transacta.

Da referida Assembleia Geral e efeitos produzidos até esta hora e data constatei alguns aspectos que gostaria de destacar:

Na A.G.:

* Estavam presentes uns 50 associados (na parte final da A.G.), no máximo (mais os elementos da presente direcção);
* As contas foram apresentadas pelo Dr. Caetano Alves, vice-presidente do clube. O mesmo vice-presidente teceu algumas considerações sobre a gestão actual e as preocupações presentes e futuras (pareceu-me bastante clarividente a sua análise);
* A direcção anterior estava presente para prestar qualquer esclarecimento adicional uma vez que o exercício contabilístico apresentado referia-se a um período ainda da sua gestão;
* O presidente da mesa da A.G. abriu então um espaço para que os sócios pudessem questionar ou apresentar dúvidas: silêncio total!
* Seguiu-se a votação para aprovação das contas apresentadas: 35 votos a favor, 6 abstenções e 0 (zero) votos contra;
* Face à votação o presidente da mesa da A.G. deu por aprovadas as contas e consecutivamente, já que era o ponto único da ordem de trabalhos, após uma mensagem interessante sobre o presente e futuro do clube, deu por encerrada a A.G.;
* Alguns sócios questionaram porque não tinha sido incluído um ponto "outros assuntos" na ordem de trabalhos e o presidente da A.G. deu as explicações que entendeu (a meu ver correctas face aos procedimentos usuais de uma A.G.) e prometeu convocar uma nova A.G. para breve para discutir outros assuntos de interesse do clube (também me pareceu acertada a decisão e espero que, de facto, seja convocada para breve pois há outros assuntos a discutir);
* A A.G. foi encerrada, sem sobressaltos, sem guerrilhas, ao contrário do que provavelmente jornalistas e alguns associados esperavam.
* A meu ver, ganhou o Beira-Mar! E pensei... bem lá terei de ir para casa fazer uma crónica "Tachos ao Vento" para compor o blog, sobre o nosso jantar da passada 3ª Feira no Restaurante Marinhas (para breve)

Depois da A.G./ no D.A. de hoje:

*Nada é referido sobre a aprovação das contas, apenas brevemente que houve A.G. para o efeito (3 linhas) mas nada diz sobre o resultado, a votação, a calma como tudo decorreu, pois...conforme explica o jornalista (presente nessa mesma A.G.) esta iniciaria depois de encerrado o jornal;
* Não deixa no entanto de apresentar aquilo a que chamou "um adiantamento da perspectiva do presidente do clube" (22 linhas) que só apresenta aspectos negativos e levanta suspeitas e questões sobre a gestão anteriro e respectivas contas!!!
*Bem, a meu ver isto nada tem a ver com a A.G. que presenciei ontem, tão sossegada e em que tanto a direção anterior como a actual estavam presentes e ninguém questionou ninguém sobre gestão ou contas!!! Estavamos todos presentes para o efeito. Nós e os restantes sócios....
Apercebi-me que demoraram mais as entrevistas ao Presidente da Direcção no fim da A.G. do que a própria A.G.!!! Aguardo com expectativa (e confesso...receio) o resultado destas entrevistas, pois o tom da "adiantamento da perspectiva" já mostrou um azêdo inesperado (ou talvez não!)

Depois da A.G./No site Oficial do Clube:

*Pelo menos temos referência à votação (sem votos contra) - correcto;
*É nos apresentado um versão idêntica ao exposto pelo Dr. Caetano Alves sobre o presente e futuro do clube - óptimo;
*Refere algumas questões sobre pagamentos etc... do exercício anterior... neste espaço, na A.G. não ouvi nada sobre isto. Estavamos todos lá....
*Novidade: são tecidas considerações sobre as actividades amadoras (futsal incluído) que não tiveram qualquer referência na A.G. - teremos novidades a curto prazo?? Venha então a tal A.G. para discutir os "outros assuntos"!!!

Os próximos capítulos prometem (infelizmente) e a turma do "Rua do Vento" vai estar atenta ao que se vai dizer por ai.... por ai.... porque na A.G. ninguém falou.

Saudações Beiramarenses,

André Apolinário

4 comentários:

Nuno Q. Martins disse...

"A A.G. foi encerrada, sem sobressaltos, sem guerrilhas, ao contrário do que provavelmente jornalistas e alguns associados esperavam.
* A meu ver, ganhou o Beira-Mar!(...)"

(...)

"* Não deixa no entanto de apresentar (o Diário de Aveiro)aquilo a que chamou "um adiantamento da perspectiva do presidente do clube" (22 linhas) que só apresenta aspectos negativos e levanta suspeitas e questões sobre a gestão anteriro e respectivas contas!!!"

(...)

Caríssimo André; pergunto:

Será que o Beira-Mar ganhou mesmo alguma coisa com o silêncio de Segunda-Feira? Ou esse mesmo silêncio geral se ficou a dever à inaptidão da maioria dos associados para questionar o relatório de contas?
E a actual direcção "assina por baixo" este relatório mas levanta dúvidas e suspeições públicamente? E essas dúvidas não se transformarão em "notas prévias" quando forem analisadas as contas do exercício de 2005/06?

Um abraço.

APA disse...

Caro Nuno:
Já se sabe que um relatório de contas é um documento complexo que nem todos sabemos ler (eu tenho uma leve ideia, mas longe de dominar o tema);
O que eu enalteci foi não ter havido a guerra que se esperava, e a A.G. ter decorrido com o respeito pretendido.
Claro que tenho de concordar que a A.G. é o "local" para se colocarem todas as dúvidas e não a imprensa ou praça pública, para bem do clube que todos adoramos.
Ainda não vi o D.A. de hoje nem outros jornais e temo pelo que poderá vir por ai,e não afasto a hipótese que colocas sobre o próximo relatório de contas e respectivas eventuais "notas prévias.
O que posso dizer é que a antiga direcção esclarecerá dúvidas ou falsas suspeitas sempre que delas tiver conhecimento.
Abraço,
André

JMO disse...

Caro André,

No site oficial do Clube está uma leitura completa da AG. A parte relacionada com as declarações do Presidente foram as afirmadas no final da reunião e por issso referem futuras decisões ou propostas do SCBM.

Agradeço os elogios, quando aos projectos, esperemos pela próxima AG ou outra altura para as discutir.

Saudações beiramarenses
Joao Oliveira

Anónimo disse...

Engraçado o Caetano Alves teve que ingolir tudo o que disse antes da AG mas o mais egraçado é que a comunicação social não questiona. Engraçado.
Fernando