
Este processo é clarificador da conduta de muitos agentes dos diversos quadrantes.
Não sei se assiste alguma razão ao Gil Vicente, mas tenho muitas dúvidas.
A FPF coloca-se em bicos de pés, e mete-nos medo com a FIFA.
A LPFP tem entendimentos diferentes no seu seio, mas ainda não reuniu a direcção, que é o órgão mais importante, para analisar o assunto.
O Belenenses reclama vitória e não tem vergonha em afirmar que o Gil Vicente queria ganhar na secretaria.
O Governo não sabe o que fazer.
Alguns comentadores dizem mal de tudo e todos e alguns deles esquecem as trapalhadas em que estiveram envolvidos quando exerceram cargos desportivos. Deixo-vos o exemplo da análise do processo de candidatura do Farense no ano em que desceu de divisão. O Beira-Mar foi claramente prejudicado.
O processo apito dourado é arquivado em tranches.
Dirigentes, de grande responsabilidade, preferem dizer as asneiras que as massas tanto apreciam.
Tenho uma certeza, se este caso fosse com um dos três grandes nada acontecia.
A comunicação social está em pânico com a hipótese de ficarmos excluídos das competições internacionais. Pois é! Graças ao futebol, vendem muita parra e muitos empregos podem estar em causa.
Dirigentes, jornalistas, comentadores e analistas mudam com facilidade de opinião sobre este caso. Emitem, até, opinião sem conhecerem os factos.
No futebol, um ilustre dirigente disse que o que é verdade antes do almoço pode ser mentira logo a seguir. Orgulho-me de ter trabalhado como dirigente desportivo com um grupo de homens que mantinham a sua palavra; até a despedida foi consequência do cumprimento da palavra dada.
É claro, que não me agrada estarmos ausentes das competições internacionais, mas face a tudo isto, pondero mesmo a hipótese de que a melhor solução seja os tribunais civis a darem o seu veredicto. Podemos, assim, ter agora a oportunidade de regenerar o futebol.
No que se refere ao meu clube, estou convicto que temos mais a ganhar do que a perder.
Alberto Roque



