MATEUS, de dez em dez anos.
Em 1996, Mateus foi a personagem principal do nosso futebol.
Se bem se lembram, até essa data, os clubes não pagavam impostos ao Estado. As associações desportivas e outras, serviam de entreposto às empresas para o branqueamento de muito dinheiro. O método era simples e resume-se ao seguinte: como o estado não reclamava os impostos às associações, estas emitiam recibos dez (ou mais) vezes superiores ao que de facto recebiam. É fácil saber quais utilizaram este mecanismo. Essas empresas deixaram de apoiar o desporto logo que o Estado começou a obrigar os clubes a pagarem impostos.
Bem, mas o problema era saber o que se fazia até essa data, ou seja, investigar e concluir que os grandes beneficiados tinham sido outros que não os clubes e isso criaria um problema grave às empresas e empresários, ou responsabilizar os clubes.
Foi então, que surgiu um tal Mateus, ou melhor, Dr. Augusto Mateus. Conhecedor dos factos, fez aprovar uma lei que embora responsabilizando os clubes, daria alguma flexibilidade à forma e prazo de pagamento.
Em 2006, Mateus volta a ser a personagem principal do nosso Futebol.
Bom, nem me vou preocupar em saber de que lado está a razão, o que se passou na Liga Portuguesa de Futebol Profissional e especificamente na comissão disciplinar, foi tão mau que ficou demonstrada a necessidade imediata de eleições.
Em minha opinião, o campeonato começa mal se não se legitimar os responsáveis e o Sport Clube Beira Mar deve reclamar clarificação na gestão do futebol profissional.
Ainda bem que, de dez em dez anos, aparece um Mateus.
A Roque
6.29.2006
PELO BEIRA, SEMPRE - PARTE IX
Ao tomar conhecimento da surpreendente demissão do departamento clínico do Sport Clube do Beira Mar, nomeadamente, Dr. Laerte Mota, Dr. Elmano Ramalheira, Dra. Lúcia Ferreira, Enfermeiro-Chefe, José Luís, e Enfermeiro, Carlos Neves, e pior, pelos factos conhecidos, não posso deixar de dar a minha total solidariedade a todos que souberam por bem oferecer os seus préstimos ao nosso glorioso Clube, pela sua conduta, honestidade, esforço pelo seu trabalho, espírito de sacrifício, generosidade ilimitada e grandeza amiga com todos, preocupados sempre com o espírito de fazer bem aos outros, o sincero propósito da recuperação dos atletas em tempo útil, se dignaram colaborar com o Beira Mar, ao longo dos anos e foram muitos, que mereciam mais respeito e consideração.
São os tais homens e mulheres, como estes, tendo desempenhado um papel de grande relevo no Clube, merecem o galardão.
Acresce ainda, ao Dr. Laerte e Dra. Lúcia, a quem lhes cabe, com a colaboração do departamento juvenil, a responsabilidade e honra de haver desempenhado um papel de relevância na medicina desportiva a nível nacional, o mérito da realização e evolução das 1ª e 2ª Jornadas Médicas Desportivas do Beira-Mar, em Junho dos anos 2003 e 2004, com um painel de excelência dos melhores especialistas na matéria, na presença de centenas de participantes inscritos, efectuados no grande auditório da Universidade de Aveiro, souberam levar avante, para bem do Beira-Mar e todos os presentes.
Na certeza do seu êxito, ficou em estudo as próximas realizações, se efectuarem de três em três anos.
A este evento, com as suas receitas, se deveu a renovação do equipamento e compra de novos aparelhos de recuperação do posto médico da formação.
Uma palavra especial à Dra. Lúcia Ferreira, que comigo trabalhou generosamente vários anos em prol do Beira-Mar, com a responsabilidade médica que o desporto exige a cerca de 350 jovens atletas, a minha gratidão pela liderança confiada, competência, mesmo nos momentos mais difíceis quando solicitada e sempre presente, soubemos com respeito mutuo, harmonia, diálogo e solicitações que sempre soubemos honrar.
O meu reconhecimento pelo alto valor prestado a todos e em todos os momentos ao Sport Clube Beira-mar.
Óscar Paulo
São os tais homens e mulheres, como estes, tendo desempenhado um papel de grande relevo no Clube, merecem o galardão.
Acresce ainda, ao Dr. Laerte e Dra. Lúcia, a quem lhes cabe, com a colaboração do departamento juvenil, a responsabilidade e honra de haver desempenhado um papel de relevância na medicina desportiva a nível nacional, o mérito da realização e evolução das 1ª e 2ª Jornadas Médicas Desportivas do Beira-Mar, em Junho dos anos 2003 e 2004, com um painel de excelência dos melhores especialistas na matéria, na presença de centenas de participantes inscritos, efectuados no grande auditório da Universidade de Aveiro, souberam levar avante, para bem do Beira-Mar e todos os presentes.
Na certeza do seu êxito, ficou em estudo as próximas realizações, se efectuarem de três em três anos.
A este evento, com as suas receitas, se deveu a renovação do equipamento e compra de novos aparelhos de recuperação do posto médico da formação.
Uma palavra especial à Dra. Lúcia Ferreira, que comigo trabalhou generosamente vários anos em prol do Beira-Mar, com a responsabilidade médica que o desporto exige a cerca de 350 jovens atletas, a minha gratidão pela liderança confiada, competência, mesmo nos momentos mais difíceis quando solicitada e sempre presente, soubemos com respeito mutuo, harmonia, diálogo e solicitações que sempre soubemos honrar.
O meu reconhecimento pelo alto valor prestado a todos e em todos os momentos ao Sport Clube Beira-mar.
Óscar Paulo
6.12.2006
As Rajadas do Mano - Quem ri no fim... ri melhor!!

Pensei nunca mais escrever ou comentar, a não ser no local próprio (Assembleia Geral) a política ou estratégia desportiva ou económica, seguida por esta Direcção, no nosso clube, que não tenho dúvidas em afirmar, que é a pior que conheci, pelo menos nos últimos trinta anos.
Mas, ao ler o Diário de Aveiro de 9/6, fiquei perplexo, ao constatar uma alusão à antiga Direcção da qual eu era líder, feita por um Vice Presidente, que de forma leviana, tenta justificar os chorrilhos de asneiras e actos de má gestão, cometidos por esta Direcção, sendo ele e o Presidente, mas mais ele o principal responsável, pelo despesismo e aventureirismo, próprios dos pára-quedistas que aparecem no futebol, para se mostrarem e que normalmente «arrotam milhões» e que na gíria futebolística são denominados «Patos Bravos».
Será que este senhor ainda não sabe, que em oito anos em que liderei o clube, tive seis anos consecutivos com resultados positivos e num destes anos, subimos de divisão? Não me admira, porque para ele o futebol e, principalmente o Beira-Mar, chegaram há muito pouco tempo à sua vida.
Fala nos jogadores que a antiga direcção deixou, como se estes tivessem sido a desgraça económica do Clube, quando toda a gente sabe que se não fossem estes, não teria sido com os jogadores contratados e comprados que o nosso Beira subia.
Apesar de nesta época ter sido extremamente fácil subir devido aos problemas financeiros, que grande parte dos nossos adversários enfrentaram. Olhe-se para o exemplo do Aves, que com um orçamento de um milhão de euros subiu.
Eu com as pessoas que me rodeavam, teríamos feito o mesmo que este clube, se não tivessem aparecido tantos voluntários. Porque para alcançar este objectivo só era preciso saber de futebol e ter amigos neste mundo.
Para esclarecimento dos Aveirenses e em particular dos Beiramarenses vou enumerar algumas aventuras cometidas pelos «sete magníficos ou sete suicidas», como se apelidam, que provam que foram mais suicidas do Clube do que deles próprios a não ser que assumam ou os sócios os façam assumir pessoalmente por este descalabro financeiro, que a breve prazo nos pode levar à falência.
---Nunca o Beira-Mar, teve um débito à Banca ou a particulares, num valor de 3 milhões de euros.
---Nunca o nosso Clube inscreveu 37 jogadores, numa só época desportiva, nem foi interposto de mais uns 20 como na época passada. Tudo isto custou uns milhares largos de euros.
---Nunca o Beira-Mar, gastou em 10 anos da minha gestão, em aquisição de jogadores, como esta Direcção o fez nesta só época que com todos gastos inerentes deve ultrapassar os 750 mil euros. Devolvendo alguns á procedência, pagando parte dos ordenados ou indemnizando-os.
---Nunca o nosso Clube gastou 650 mil euros em prémios de subida, atingindo no máximo, um terço desta verba.
---Felizmente, subimos á Liga. Mas quanto nos custou? O futuro do Clube?!
Espero e desejo que não se atinja a falência. Mas além da crise financeira, temos uma crise directiva que vai eclodir no momento oportuno, porque agora outros valores mais altos se levantam (negócios e negociatas), o Presidente diz que vai demitir um Vice-Presidente e este diz que vai fazer cair a Direcção.
Julgo que a Direcção vai ficar sem quórum e vamos ter novas eleições.
Como se sabe um Vice-Presidente demitiu-se, porque os «homens do diálogo», acharam que o antigo Presidente tinha razão e fizeram pior do que este apelidando os Políticos da nossa Terra, da esquerda á direita de incompetentes e outros mimos, que qualquer pessoa de bem que estivesse nos dois lados, só poderia tomar esta posição.
Vou ficar a aguardar pela posição de um sujeito que gosta de ter o rabo em mais que uma cadeira.
O director do futebol juvenil demitiu-se, senão era demitido ou corrido pelos pais dos nossos jovens. Sem estes o clube passava bem, mas a grande perca para o nosso Beira, foi a demissão em bloco do departamento clínico.
O sócio comum não imagina o amor, a dedicação, a competência e a importância que esta gente tinha para nós.
Demitiram-se fartos de aturar um «artista da bola», um vice que lhe deu cobertura e que clama que a mudança é importante e uma ingratidão atroz de toda a Direcção.
Lamento e estou solidário convosco e publicamente quero agradecer a todos o que fizeram pelo nosso Clube.
OBRIGADO, Dr. Laerte Mota, Dr. Lúcia Ferreira, Dr. Elmano Ramalheira, Enf. Zé Luís, Enf. Carlos Neves.
Bem Hajam por tanto que deram e tão pouco receberam.
Jamais vos esquecerei por tudo o referido e pelas lágrimas que nos traíram nos momentos de alegria e tristeza.
A vossa história no Clube, por muito que queiram, jamais será apagada.
Está para breve o fecho de contas da época desportiva de 2005/2006 e, depois de revisionadas as contas pelo Doutor Domingos Cravo, todos os beiramarenses vão ficar a saber quem nos andou a enganar ou a omitir o descalabro financeiro, assim como, aonde estavam os 500 mil euros que a antiga Direcção disse que tinha deixado no Clube.
A desculpa esfarrapada do esbanjamento de dinheiro e endividamento do Clube vai ser imputada á subida, mas como ficou dito atrás, esta poderia ser uma realidade com ¼ do orçamento gasto por esta Direcção.
Os «Sete magníficos ou suicidas», em plena Assembleia, vão ter de justificar tudo isto e, espero eu, que sejam responsabilizados pessoalmente por tanta leviandade e irresponsabilidade. «Em casa que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.» Este provérbio retrata o que se passa no nosso Clube. Não há liderança porque não se sabe quem manda. O Presidente e o Cachide estão em rota de colisão, mas o mais grave é o que transparece para a opinião pública, ninguém com cargos directivos manda.
Quem será?! O roupeiro, um técnico especializado em futebol, ou um ex-dirigente. (Ai, esses pequenos-almoços!...Ai, essas noitadas no Porto!).
Infelizmente prevejo um futuro negro para o nosso Clube, está armadilhado em várias vertentes e os elementos que estão na Direcção, que gostam do nosso Beira, estão a leste de tudo, uns porque trabalham muito para o Clube e para as suas vidas, outros porque são pessoas de boa fé e não se apercebem do que o estratega e pragmático «Pai das SAD», anda a tramar. São poucos, para segurar o Presidente e a Direcção.
Em Aveiro os Russos já foram importantes para o enriquecimento de certas pessoas, mas para o Beira-Mar serão perniciosos, se os deixarem entrar no Clube, através dos seus velhos parceiros de negócios.
O Beira-Mar é dos sócios e não está a venda.
Nós Beiramarenses numa Assembleia das mais concorridas, dissemos «Não» à SAD e no futuro diremos o mesmo e lutaremos até ao fim contra este modelo de gestão porque não queremos perder a nossa identidade e a nossa história que a todos nos orgulha. Beiramarenses, vamos ficar em guarda e vamos demonstrar a estes «arrota-milhões» que quem manda no clube são os sócios e que quem ri no fim ri melhor.
11/06/2006
Mano Nunes
6.09.2006
Renovação e Reactivação do Rua do Vento
Estimados Visitantes e Simpatizantes do Rua do Vento:
A malta do Rua do Vento vai voltar a "guerra" admitindo que este espaço, quem o visita e sobretudo, o nosso Sport Clube Beira-Mar, merecem que seja retomada esta tertúlia.
Estejam atentos, participem comentando ou mandando os vossos textos para o email ruadovento@hotmail.com
Saudações do Rua do Vento
A malta do Rua do Vento vai voltar a "guerra" admitindo que este espaço, quem o visita e sobretudo, o nosso Sport Clube Beira-Mar, merecem que seja retomada esta tertúlia.
Estejam atentos, participem comentando ou mandando os vossos textos para o email ruadovento@hotmail.com
Saudações do Rua do Vento
A Camisola do Eusébio do Tio Belmiro....

O Preço é interessante: 9,90 Euros !
O design revivalista (histórico até) é apelativo!
A ideia de apelo ao patriotismo (como o respectivo negócio) não deixa de merecer saudações!
A aquisição é facilitada pela possibilidade de se poder recorrer as compras on-line do hiper do nosso Tio Belmiro.
Mas...
Bendita a hora eu que aproveitei a ida ao Porto para dar um salto ao dito hiper! Evitei a compra que estive quase para fazer pela internet!
O artigo é interessante, não é caro para a qualidade e mais atendendo a que se trata de uma camisola de manga comprida e tudo estaria perfeito não fosse, provavelmente, ter sido produzido na China, e para pessoas do tamanho da raça ai residente!!!
O tamanho maior é o L que não dá nem para o mais comum dos portugueses, quanto mais para os mais altos, os mais barrigudos ou encorpados.
Há para todas as crianças de todas as idades mas para os adultos, para aqueles que, como eu, pensavam ir "à bola" ou vê-la na TV com a famosa camisola, resta-nos leva-la a tira-colo ou corremos o risco de ao minimo festejo - que espero sejam muitos - a rasgar totalmente isto se, com grande mérito de quem o consiga, já a tivesse conseguido vestir antes!
Força Portugal!!!!
6.08.2006
Moderação dos Comentários
5.16.2006
Pelo Beira-Mar, Sempre (Parte VIII)
A Ex-Direcção do Sport Clube Beira-Mar, ao escolher a Associação Atlética de Avanca, como clube satélite, parceiro do Beira-Mar, no lugar de uma equipa B da 2ª Divisão Nacional de Futebol, ambas as Direcções celebraram um protocolo, constante no plano elaborado em devido tempo, pelo Vice Presidente e seu departamento do futebol juvenil do Beira-Mar, na época 2004/2005, ao qual os seus Presidentes, outorgaram o projecto de rigor e responsabilidade, com a finalidade de o Avanca, subir da 1º Divisão Distrital de Futebol à 3ª Divisão Nacional, e, na época 2005/2006, o ingresso à 2ª Divisão Nacional, o que veio a acontecer, com o objectivo primeiro entre outros, de rodar os atletas não convocados pelos seniores do Beira-Mar, a fim de estes estarem sempre no activo, e os juniores saídos da formação do clube, que o Avanca em primeiro lugar e por direito soube seleccionar.
Foi esta, entre outras, a filosofia seguida por ambas as Direcções, cujos resultados nos congratulamos pelo objectivo e êxitos alcançados, e saudar toda a Direcção, Treinador e seu grupo de trabalho, Associados e massa associativa de Avanca, liderada pelo seu Presidente, Sr.Dr.Patinha, soube em boa hora levar em frente o ambicioso projecto no qual acreditou e sonhamos, com sacrifício, suor e lágrimas, a desejada subida à 2ª Divisão Nacional de Futebol, que muito honra as suas gentes.
Têm agora as novas Direcções, de se unirem ainda mais na manutenção das suas equipas nos lugares que brilhantemente conquistaram e irão representar na época 2006/2007, no reforço e vantagem do projecto arrojado que ambos abraçamos.
Saibamos todos honrar o passado.
Parabéns, Sport Clube Beira-Mar
Parabéns, Associação Atletica de Avanca
Óscar Paulo
Foi esta, entre outras, a filosofia seguida por ambas as Direcções, cujos resultados nos congratulamos pelo objectivo e êxitos alcançados, e saudar toda a Direcção, Treinador e seu grupo de trabalho, Associados e massa associativa de Avanca, liderada pelo seu Presidente, Sr.Dr.Patinha, soube em boa hora levar em frente o ambicioso projecto no qual acreditou e sonhamos, com sacrifício, suor e lágrimas, a desejada subida à 2ª Divisão Nacional de Futebol, que muito honra as suas gentes.
Têm agora as novas Direcções, de se unirem ainda mais na manutenção das suas equipas nos lugares que brilhantemente conquistaram e irão representar na época 2006/2007, no reforço e vantagem do projecto arrojado que ambos abraçamos.
Saibamos todos honrar o passado.
Parabéns, Sport Clube Beira-Mar
Parabéns, Associação Atletica de Avanca
Óscar Paulo
4.24.2006
PARABÉNS BEIRA-MAR!!!!!
4.10.2006
Ventos de S. Roque # 12 - Centro de Formação

No passado dia 26 de Março, fui assistir ao jogo do escalão de iniciados entre as equipas do F.C. Porto e o S.C.Beira Mar. Este jogo realizou-se no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia.
Tinha dois objectivos nesta deslocação, assistir ao jogo e conhecer a localização e o lay-out das instalações.
Quanto ao jogo e na condição de beiramarense e pai, acho que jogámos muito melhor, merecíamos ganhar, o jogo não nos correu bem e o árbitro foi um bocadinho caseiro.
No que se refere ao complexo desportivo, localizado em Crestuma-Olival, no concelho de Vila Nova de Gaia, e que está considerado como um dos melhores da Europa, para além de possuir quatro campos com relvado natural e ainda um outro com relvado artificial, certificado pala FIFA (único na península Ibérica), permite cargas de utilização superiores a sete horas diárias em contraste com os relvados de relva normal. Este complexo está dividido em três blocos: equipa principal, equipa B e formação.
O S.C.Beira Mar tem um projecto para o seu centro de treinos e formação com mais qualidade do que este utilizado pelo F.C. Porto:
-Para que não existam dúvidas, eu sempre falei em centro de treinos e formação, nunca me ouviram falar em centro de estágios;
-A localização e acessos é muito melhor que a do Olival;
-Os custos comparados são substancialmente inferiores por razões relacionadas com a topografia e geologia,
-A logística, devido á proximidade do estádio principal e da sede administrativa tem menores custos. Por exemplo já existem departamento médico e ginásios;
-É possível transformar, ou melhor, completar com um centro de estágio, este centro de treinos e formação.
Em conclusão, direi que quando se analisar este assunto, não se deve confundir um centro de treinos e formação com um centro de estágios. Tenho esperança que o “CENTRO DE TREINOS E FORMAÇÃO AURINEGRO” seja construído tal como inicialmente previsto e que arranque ainda este semestre. Esta é uma ferramenta essencial ao desenvolvimento e sustentabilidade do clube.
A Roque
3.23.2006
Ventos de S.Roque # 11 - “PRÓS & CONTRAS”
A RTP1 dedicou esta semana, através do seu programa “Prós e Contras”, o debate ao tema da sustentabilidade do futebol.
Os convidados e fazedores de opinião foram novamente os mesmos, aliás, vão rodando por outros programas televisivos de desporto e comunicação social desportiva.
Os principais convidados representam os chamados três grandes, como é normal, neste país e em órgão de comunicação que se preze; os outros: mais um representante do Benfica, perdão da Liga, outro de um clube que desceu aos campeonatos nacionais e acabou por abandonar o futebol sénior e por último um jornalista agora muito solicitado com mestrado em táctica e doutoramento em gestão desportiva pelas universidades de e, respectivamente.
Concluíram que a primeira Liga, só seria sustentável se o campeonato se resumisse a oito equipas, sedeadas de preferência, no Porto e Lisboa.
Bem, considero que continuamos a avaliar mal o potencial do país. Não temos capacidade de liderança. Os média colam-se subservientes aos grandes. Os grandes continuam a ser os maiores beneficiados pelas empresas públicas, continuam a ter a fatia maior dos direitos televisivos (90%), ou seja, um proteccionismo digno do terceiro mundo. A arbitragem e justiça sempre ao lado dos mais poderosos. Será que vai haver coragem de despromover um desses clubes se se comprovar corrupção e indemnizar os prejudicados? Não acredito! Com este panorama, como é que se consegue ainda mais competitividade?
Este negócio requer rigor na gestão e credibilidade. Credibilidade foi, exactamente, aquilo que mais uma vez estes actores não introduziram no debate e consequentemente mais um contributo negativo para a imagem do futebol, que é um dos factores do negócio.
Isto interessa aos três grandes, eu não tenho dúvidas. Eles receiam a competitividade, quando para mim é também um dos principais factores de desenvolvimento desta actividade. Apenas um exemplo, nesse programa um dos convidados brincou ironicamente e de forma mal criada, com a complacência de todos os outros, com um dos principais patrocinadores da liga e consequentemente dos clubes, constituindo mais de 20% da receita para a maior parte dos clubes da segunda liga e é já o patrocinador de um dos maiores clubes europeus.
Questiona-se a fragilidade das receitas e são os próprios a denegrir a imagem dos patrocinadores? Isto é racional? Bem, sei que para este sr., ou melhor, para o orçamento do seu clube, pouco representa. É, exactamente, o contrário desta forma, o que se verifica na liga inglesa, na liga dos campeões, na NBA.
Temos falta de cultura desportiva, não dignificamos o desporto, queremos sempre a nossa equipa mais forte à custa da fragilidade dos adversários, quando deveria ser o contrário.
A. Roque
Os convidados e fazedores de opinião foram novamente os mesmos, aliás, vão rodando por outros programas televisivos de desporto e comunicação social desportiva.
Os principais convidados representam os chamados três grandes, como é normal, neste país e em órgão de comunicação que se preze; os outros: mais um representante do Benfica, perdão da Liga, outro de um clube que desceu aos campeonatos nacionais e acabou por abandonar o futebol sénior e por último um jornalista agora muito solicitado com mestrado em táctica e doutoramento em gestão desportiva pelas universidades de e, respectivamente.
Concluíram que a primeira Liga, só seria sustentável se o campeonato se resumisse a oito equipas, sedeadas de preferência, no Porto e Lisboa.
Bem, considero que continuamos a avaliar mal o potencial do país. Não temos capacidade de liderança. Os média colam-se subservientes aos grandes. Os grandes continuam a ser os maiores beneficiados pelas empresas públicas, continuam a ter a fatia maior dos direitos televisivos (90%), ou seja, um proteccionismo digno do terceiro mundo. A arbitragem e justiça sempre ao lado dos mais poderosos. Será que vai haver coragem de despromover um desses clubes se se comprovar corrupção e indemnizar os prejudicados? Não acredito! Com este panorama, como é que se consegue ainda mais competitividade?
Este negócio requer rigor na gestão e credibilidade. Credibilidade foi, exactamente, aquilo que mais uma vez estes actores não introduziram no debate e consequentemente mais um contributo negativo para a imagem do futebol, que é um dos factores do negócio.
Isto interessa aos três grandes, eu não tenho dúvidas. Eles receiam a competitividade, quando para mim é também um dos principais factores de desenvolvimento desta actividade. Apenas um exemplo, nesse programa um dos convidados brincou ironicamente e de forma mal criada, com a complacência de todos os outros, com um dos principais patrocinadores da liga e consequentemente dos clubes, constituindo mais de 20% da receita para a maior parte dos clubes da segunda liga e é já o patrocinador de um dos maiores clubes europeus.
Questiona-se a fragilidade das receitas e são os próprios a denegrir a imagem dos patrocinadores? Isto é racional? Bem, sei que para este sr., ou melhor, para o orçamento do seu clube, pouco representa. É, exactamente, o contrário desta forma, o que se verifica na liga inglesa, na liga dos campeões, na NBA.
Temos falta de cultura desportiva, não dignificamos o desporto, queremos sempre a nossa equipa mais forte à custa da fragilidade dos adversários, quando deveria ser o contrário.
A. Roque
3.16.2006
PELO BEIRA-MAR,SEMPRE (PARTE VII)
Ninguém é infalível.
Partiu muito cedo para a eternidade, mas dói muito mais, quando estamos no auge de consolidação de uma juventude, solidária no sonho que projectamos.
Deixou-nos, o Américo Tavares, Seccionista das camadas jovens do Sport Clube Beira-Mar, um homem simples, humilde e honrado por todos, que deu tudo o que sabia e podia, nunca se recusando ao que lhe era solicitado, e foi muito. Sofrendo com os jovens futuros ídolos do Beira-Mar, e mais daria, se não fosse a traição da doença que mesmo prolongada, nunca deixou de estar presente, continuava a ser um verdadeiro beiramarense. Recordo a sua última palavra, “para a próxima época, vou pôr novamente os Juniores na 1ª Divisão Nacional”.
Aprendi muito com o Américo, mas ele não morreu, está sempre vivo entre nós, deixando a semente mais rica que há no mundo, os seus filhos que saberão honrar o seu passado.
São homens como este, que o Beira-Mar é sempre grande, e merecedor do seu galardão, doando tudo em prol da formação do Clube, com o condão divino de ser amigo de todos.
Curvo-me perante um amigo, com as minhas sentidas condolências a toda a família.
Descanse em paz.
Óscar Paulo
Partiu muito cedo para a eternidade, mas dói muito mais, quando estamos no auge de consolidação de uma juventude, solidária no sonho que projectamos.
Deixou-nos, o Américo Tavares, Seccionista das camadas jovens do Sport Clube Beira-Mar, um homem simples, humilde e honrado por todos, que deu tudo o que sabia e podia, nunca se recusando ao que lhe era solicitado, e foi muito. Sofrendo com os jovens futuros ídolos do Beira-Mar, e mais daria, se não fosse a traição da doença que mesmo prolongada, nunca deixou de estar presente, continuava a ser um verdadeiro beiramarense. Recordo a sua última palavra, “para a próxima época, vou pôr novamente os Juniores na 1ª Divisão Nacional”.
Aprendi muito com o Américo, mas ele não morreu, está sempre vivo entre nós, deixando a semente mais rica que há no mundo, os seus filhos que saberão honrar o seu passado.
São homens como este, que o Beira-Mar é sempre grande, e merecedor do seu galardão, doando tudo em prol da formação do Clube, com o condão divino de ser amigo de todos.
Curvo-me perante um amigo, com as minhas sentidas condolências a toda a família.
Descanse em paz.
Óscar Paulo
3.03.2006
Pelo Beira-Mar, Sempre (Parte VI)
Numa área que em épocas anteriores me dizia respeito, o da formação, perdi algum tempo nos meus comentários, com quem actualmente não o merece, e vou-me debruçar pelo actual momento da equipa sénior do nosso glorioso clube.
Em primeiro lugar, as minhas primeiras palavras, vão inteirinhas para uma saudação ao Presidente, Artur Filipe e sua Direcção, pelo valoroso trabalho que vem sido alcançado.
Ao Vice-Presidente do Futebol Profissional, Sr. Cachide, pela estabilidade e união de grupo de trabalho, indispensável para obter excelentes resultados.
Ao Augusto Inácio, equipa técnica e atletas, pelos êxitos conseguidos.
Ao Dr. Laerte e restantes médicos, pela dedicação á causa ao longo dos anos.
Ao Zé Luís e sua equipa, da recuperação pelos milagres conseguidos na recuperação dos nossos atletas em tempo útil.
Ao Laranjeira, pela responsabilidade de balneário, ponto de partida para as condições de vitórias no seu trabalho exaustivo, juntamente com todos os funcionários do Clube, que ninguém os vê e contribuem para o mesmo êxito.
A todos não mencionados, associados e simpatizantes, que todos juntos são a máquina infernal dum grande clube, como o do Beira-Mar, rumo ao ambicioso sonho do regresso á Super Liga, lugar que por direito próprio a cidade merece, ponto primeiro do seu timoneiro, “repito Artur Filipe”, que com sacrifício, dor, abnegação e responsabilidade, cumpre escrupulosamente o prometido regresso ao escalão maior do desporto nacional.
Esperamos todos com tanta ansiedade, invadir a cidade a festejar o título de Campeão Nacional da Liga de honra. Desejamos que seja o mais rápido possível.
Ontem, como hoje,
Amanhã, como sempre,
Força, BEIRA-MAR
Óscar Paulo
Em primeiro lugar, as minhas primeiras palavras, vão inteirinhas para uma saudação ao Presidente, Artur Filipe e sua Direcção, pelo valoroso trabalho que vem sido alcançado.
Ao Vice-Presidente do Futebol Profissional, Sr. Cachide, pela estabilidade e união de grupo de trabalho, indispensável para obter excelentes resultados.
Ao Augusto Inácio, equipa técnica e atletas, pelos êxitos conseguidos.
Ao Dr. Laerte e restantes médicos, pela dedicação á causa ao longo dos anos.
Ao Zé Luís e sua equipa, da recuperação pelos milagres conseguidos na recuperação dos nossos atletas em tempo útil.
Ao Laranjeira, pela responsabilidade de balneário, ponto de partida para as condições de vitórias no seu trabalho exaustivo, juntamente com todos os funcionários do Clube, que ninguém os vê e contribuem para o mesmo êxito.
A todos não mencionados, associados e simpatizantes, que todos juntos são a máquina infernal dum grande clube, como o do Beira-Mar, rumo ao ambicioso sonho do regresso á Super Liga, lugar que por direito próprio a cidade merece, ponto primeiro do seu timoneiro, “repito Artur Filipe”, que com sacrifício, dor, abnegação e responsabilidade, cumpre escrupulosamente o prometido regresso ao escalão maior do desporto nacional.
Esperamos todos com tanta ansiedade, invadir a cidade a festejar o título de Campeão Nacional da Liga de honra. Desejamos que seja o mais rápido possível.
Ontem, como hoje,
Amanhã, como sempre,
Força, BEIRA-MAR
Óscar Paulo
3.01.2006
Pelo Beira-Mar, Sempre (Parte V)
PARA UM BOM ENTENDEDOR, MEIA PALAVRA BASTA.
Ao ler mais um dos tantos arrazoados carnavalescos do dito “gambozino", agora desmascarado, vejam bem onde ele já vai, fugindo ao essencial do artigo “o seu ao seu dono", desvirtuando o que ja referi no anterior, afirmações descabidas, distorcidas, ridículas, falta de interpretação, ética e civismo.
Recomendo os caros comentadores, para o meu primeiro artigo publicado neste blog, de JULHO/2005, que Ihe dá a devida resposta.
Gostaria e aconselhava também que dessem uma olhadela no blog BANCADA NORTE, de 01/03/2006, de quem está sempre atento e contribui para o bem do nosso Beira-Mar, para saberem a actual situação em que se encontram os Iniciados, Juvenis e Juniores, para não inventarem que eu quero protagonismo.
As criticas construtivas são sempre de louvar, para eventual reflexão, a quem me verguei varias vezes, para bem do Clube - chama-se a isso, colaboração e humildade.
Ah!...A verdade doeu?!
Então, ficou confirmado, e já não perco mais tempo, com quem não existe.
Só vou para onde eu quero, eis a diferença. O resto é desespero.
Para um bom entendedor, meia palavra basta.
Óscar Paulo
Ao ler mais um dos tantos arrazoados carnavalescos do dito “gambozino", agora desmascarado, vejam bem onde ele já vai, fugindo ao essencial do artigo “o seu ao seu dono", desvirtuando o que ja referi no anterior, afirmações descabidas, distorcidas, ridículas, falta de interpretação, ética e civismo.
Recomendo os caros comentadores, para o meu primeiro artigo publicado neste blog, de JULHO/2005, que Ihe dá a devida resposta.
Gostaria e aconselhava também que dessem uma olhadela no blog BANCADA NORTE, de 01/03/2006, de quem está sempre atento e contribui para o bem do nosso Beira-Mar, para saberem a actual situação em que se encontram os Iniciados, Juvenis e Juniores, para não inventarem que eu quero protagonismo.
As criticas construtivas são sempre de louvar, para eventual reflexão, a quem me verguei varias vezes, para bem do Clube - chama-se a isso, colaboração e humildade.
Ah!...A verdade doeu?!
Então, ficou confirmado, e já não perco mais tempo, com quem não existe.
Só vou para onde eu quero, eis a diferença. O resto é desespero.
Para um bom entendedor, meia palavra basta.
Óscar Paulo
2.23.2006
Pelo Beira-Mar, Sempre (Parte IV)
CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!
Ao ler um arrazoado artigo de opinião, entitulado"tanta dor de cotovelo", publicado no Diário de Aveiro, de 16/02/20006, encontro um gambozino a pôr-se em bicos de pés, com afirmações descabidas, ridiculas, falta de interpretação, ética e civismo, no que se refere aos factos provados e indesmentíveis no artigo "o seu a seu dono", publicado no mesmo jornal a 04/02/2006, e como o dito é uma coisa imaginária, que não existe, nem merece comentários.
A humildade é uma virtude, há que saber reconhecer;
A riqueza constrói-se com trabalho, produtividade, dedicação e honestidade;
A verdade dói ?! ... Então sim, é dor de cotovelo.
Pelo Beira-Mar, SEMPRE!
Óscar Paulo
Ao ler um arrazoado artigo de opinião, entitulado"tanta dor de cotovelo", publicado no Diário de Aveiro, de 16/02/20006, encontro um gambozino a pôr-se em bicos de pés, com afirmações descabidas, ridiculas, falta de interpretação, ética e civismo, no que se refere aos factos provados e indesmentíveis no artigo "o seu a seu dono", publicado no mesmo jornal a 04/02/2006, e como o dito é uma coisa imaginária, que não existe, nem merece comentários.
A humildade é uma virtude, há que saber reconhecer;
A riqueza constrói-se com trabalho, produtividade, dedicação e honestidade;
A verdade dói ?! ... Então sim, é dor de cotovelo.
Pelo Beira-Mar, SEMPRE!
Óscar Paulo
2.21.2006
"O Conquistador" - A. Roque

Se alguma dúvida existia que Guimarães sempre foi, para toda a nação, sinal de conquista, a última jornada dissipou-as.
Num momento difícil, a união dos vimaranenses em torno de um dos seus símbolos, para mais uma conquista, foi fulcral.
Guimarães não tem dúvidas, o Vitória é um dos seus símbolos.
A carreira desportiva do Vitória de Guimarães na presente época, recordou-me a época passada do S.C. Beira Mar, mas, enquanto, em Aveiro se acentuou o afastamento dos sócios e simpatizantes, em Guimarães, verificou-se o inverso.
É que em Guimarães não existe o clube da terra e o clube do coração, só existe o Vitória.
Guimarães é o berço da nacionalidade, tenho esperança que, seja também para as outras cidades, o exemplo da dedicação das suas gentes ao clube da sua região: é que em Guimarães não existem as casas dos “grandes”, eles não o admitem, quanto mais “as ditas casas” patrocinadas ou de iniciativa de altas individualidades locais.
O Guimarães e a sua massa associativa contribuem decisivamente para o aumento da competitividade.
Eu conheço o potencial do S. C. Beira Mar, se conseguirmos dar este salto que considero um claro sinal de desenvolvimento, repito, sinal de desenvolvimento, o Beira Mar vai ser uma referência no futebol nacional.
A Roque
2.14.2006
ESPECTACULAR - A.Roque
Os resultados desportivos, seja qual for o ângulo de visão, são espectaculares.
Decorridas 22 jornadas, os últimos 17 jogos sem derrotas, 5 pontos á maior sobre o segundo classificado e ainda mais notável, 11 pontos acima do terceiro.
Este meu apontamento, visa manifestar o meu regozijo pelo sucesso do Sport Clube Beira Mar e simultaneamente a minha indignação em relação à comunicação social, sobretudo a de âmbito nacional, em não dar o devido relevo ao notável desempenho desta equipa.
A Roque
Decorridas 22 jornadas, os últimos 17 jogos sem derrotas, 5 pontos á maior sobre o segundo classificado e ainda mais notável, 11 pontos acima do terceiro.
Este meu apontamento, visa manifestar o meu regozijo pelo sucesso do Sport Clube Beira Mar e simultaneamente a minha indignação em relação à comunicação social, sobretudo a de âmbito nacional, em não dar o devido relevo ao notável desempenho desta equipa.
A Roque
2.03.2006
Pelo Beira-Mar. Sempre!!! (parte III)
O SEU AO SEU DONO
Ao ler regularmente o Jornal Oficial do Beira-Mar, generosamente publicado pelo Diário de Aveiro, verifico que mais parece o Beira-Mar/Fashion (promoção de vaidades) do que ocupar o espaço de direito próprio às actividades amadoras.
Conforme já referi do muito haver a fazer, reparo que os atentados à solidariedade com todos os que serviram o Beira-Mar, são esquecidos nos momentos áureos da vida do Clube.
Vem isto a propósito da Direcção e seus responsáveis, em especial os da formação, deliberarem galardoar os atletas e treinadores no jogo passado com o Maia, com as faixas de campeões da Série C do Nacional de Iniciados da época 2004/2005, que brilhantemente conquistaram sob a liderança da ex-Direcção, esquecendo-se daqueles que com o seu trabalho, dedicação e sofrimento, constituíram uma verdadeira equipa de futebol, nomeadamente, a médica, fisioterapeuta, Psicóloga, roupeiro, patrocinador e a dedicação exausta do administrativo, Rufino Maia, credores de iguais êxitos.
É esta a minha indignação da falta de ética e lealdade, com aqueles campeões que mereciam mais respeito pelo trabalho desenvolvido ao longo do tempo nos bastidores, em prol do Beira-Mar, cada vez maior.
Salve-se a justa homenagem ao malogrado atleta, camisa 10, Diogo Anjos, a quem toda a ex-Direcção e toda a sua equipa, dolorosamente se curva.
Esperamos todos ser campeões na corrente época da Liga de Honra, liderada pelo Sr. Presidente, Artur Filipe, e no dia solene da entrega das faixas, não façam o mesmo marginalizando todo o staff que contribuiu ao longo do ano de toda a responsabilidade para o êxito, incluindo o Presidente, que me apraz perguntar-lhe, como procederia?
Se alguma coisa está mal na formação, ela está na origem da coordenação nos diferentes níveis, que deveriam ser acautelados, como se fez no passado, admitindo pessoas com curriculum e competência, como, Américo Marcos, José Domingos, Aníbal Silva, Mário Moreira e Jorge Neves, os quais fabricaram talentos, seis para as Selecções Nacionais e vinte para a Associação Futebol de Aveiro, cumprindo o projecto determinado da Direcção do Departamento de Formação do Beira Mar.
Lamento também a medida retrógrada, da anulação do que há de mais célere na vida do Clube, o jantar FESTA DE NATAL, para todos atletas amadores e seus familiares, Órgãos Directivos do Beira-Mar, Funcionários, Colaboradores, Convidados de Instituições Desportivas, Estatais e Civis, etc., cujo convívio e fraternidade procurei nos meus cinco anos directivos como Vice Presidente de todas as actividades amadoras, corresponder à família beiramarense, comungando assim, uma participação activa para sua união fraternal. Espero ainda que não acabem com a Festa de Encerramento de todas as actividades, em Junho próximo.
Alerto também, conforme já foi noticiado, não acabar com as outras modalidades de formação do Clube, exigível pela vivacidade e auge dos nossos filhos, que praticam desporto com as cores da nossa camisola, que é a semente para o futuro da colectividade e da cidade, ponto primeiro da obrigação de quem dirige.
Uma mensagem aos pais dos atletas, quem, com o seu contributo, presença, esforço, dedicação e reivindicação positiva, deixamos pronto à muito esperado o Centro de Estágio e Formação (Academia) liderado pelo ex-Presidente, Engº. Mano Nunes e sua equipa Directiva, a fim de poder ser utilizada.
Estas causas nobres com dedicação, até dão saldo positivo, agora que dá muito e muito trabalho, há isso dá.
A formação exige, trabalho, planeamento, conhecimento e competência.
O seu ao seu dono.
Óscar Paulo
Ao ler regularmente o Jornal Oficial do Beira-Mar, generosamente publicado pelo Diário de Aveiro, verifico que mais parece o Beira-Mar/Fashion (promoção de vaidades) do que ocupar o espaço de direito próprio às actividades amadoras.
Conforme já referi do muito haver a fazer, reparo que os atentados à solidariedade com todos os que serviram o Beira-Mar, são esquecidos nos momentos áureos da vida do Clube.
Vem isto a propósito da Direcção e seus responsáveis, em especial os da formação, deliberarem galardoar os atletas e treinadores no jogo passado com o Maia, com as faixas de campeões da Série C do Nacional de Iniciados da época 2004/2005, que brilhantemente conquistaram sob a liderança da ex-Direcção, esquecendo-se daqueles que com o seu trabalho, dedicação e sofrimento, constituíram uma verdadeira equipa de futebol, nomeadamente, a médica, fisioterapeuta, Psicóloga, roupeiro, patrocinador e a dedicação exausta do administrativo, Rufino Maia, credores de iguais êxitos.
É esta a minha indignação da falta de ética e lealdade, com aqueles campeões que mereciam mais respeito pelo trabalho desenvolvido ao longo do tempo nos bastidores, em prol do Beira-Mar, cada vez maior.
Salve-se a justa homenagem ao malogrado atleta, camisa 10, Diogo Anjos, a quem toda a ex-Direcção e toda a sua equipa, dolorosamente se curva.
Esperamos todos ser campeões na corrente época da Liga de Honra, liderada pelo Sr. Presidente, Artur Filipe, e no dia solene da entrega das faixas, não façam o mesmo marginalizando todo o staff que contribuiu ao longo do ano de toda a responsabilidade para o êxito, incluindo o Presidente, que me apraz perguntar-lhe, como procederia?
Se alguma coisa está mal na formação, ela está na origem da coordenação nos diferentes níveis, que deveriam ser acautelados, como se fez no passado, admitindo pessoas com curriculum e competência, como, Américo Marcos, José Domingos, Aníbal Silva, Mário Moreira e Jorge Neves, os quais fabricaram talentos, seis para as Selecções Nacionais e vinte para a Associação Futebol de Aveiro, cumprindo o projecto determinado da Direcção do Departamento de Formação do Beira Mar.
Lamento também a medida retrógrada, da anulação do que há de mais célere na vida do Clube, o jantar FESTA DE NATAL, para todos atletas amadores e seus familiares, Órgãos Directivos do Beira-Mar, Funcionários, Colaboradores, Convidados de Instituições Desportivas, Estatais e Civis, etc., cujo convívio e fraternidade procurei nos meus cinco anos directivos como Vice Presidente de todas as actividades amadoras, corresponder à família beiramarense, comungando assim, uma participação activa para sua união fraternal. Espero ainda que não acabem com a Festa de Encerramento de todas as actividades, em Junho próximo.
Alerto também, conforme já foi noticiado, não acabar com as outras modalidades de formação do Clube, exigível pela vivacidade e auge dos nossos filhos, que praticam desporto com as cores da nossa camisola, que é a semente para o futuro da colectividade e da cidade, ponto primeiro da obrigação de quem dirige.
Uma mensagem aos pais dos atletas, quem, com o seu contributo, presença, esforço, dedicação e reivindicação positiva, deixamos pronto à muito esperado o Centro de Estágio e Formação (Academia) liderado pelo ex-Presidente, Engº. Mano Nunes e sua equipa Directiva, a fim de poder ser utilizada.
Estas causas nobres com dedicação, até dão saldo positivo, agora que dá muito e muito trabalho, há isso dá.
A formação exige, trabalho, planeamento, conhecimento e competência.
O seu ao seu dono.
Óscar Paulo
1.23.2006
Ventos de S.Roque # 10 - FUTEBOL - Análise de "benchmarking"

A liga portuguesa de futebol profissional (LPFP), preocupada com o estado do futebol português, solicitou a uma empresa de auditoria, credenciada, um estudo para implementar medidas de forma a revitalizar este sector de actividade.
Esse estudo concluiu que, a solução seria diminuir drasticamente o número de clubes que disputam os campeonatos profissionais, ou seja, passarem de 18 para 12 clubes. A LPFP timidamente decidiu passar de 18 para 16.
Sendo o futebol o meu desporto de eleição decidi, estudar os modelos organizacionais na Europa e comecei por comparar indicadores das federações de países com ligas competitivas e que demonstram alguma sustentabilidade financeira.
Nesta análise procuro relacionar a população com o número de clubes de cada país.
As federações escolhidas foram: Espanha, França, Itália, Inglaterra e Holanda.
A Espanha tem 40,4 milhões de habitantes, 122 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 330.000 habitantes/clube.
A França tem 60,8 milhões de habitantes, 260 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 230.000 habitantes/clube.
A Inglaterra tem 60,6 milhões de habitantes, 136 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 445.000 habitantes/clube.
A Itália tem 58,1 milhões de habitantes, 112 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 515.000 habitantes/clube.
A Holanda tem 16,5 milhões de habitantes, 38 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 430.000 habitantes/clube.
Portugal tem 10,5 milhões de habitantes, 218 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 48.000 habitantes/clube.
Esta relação entre a população e o número de clubes, é um indicador claro que a reestruturação em curso no futebol português, não é a adequada. Reflecte bem o poder que actualmente as associações distritais têm no seio da FPF.
Qualquer campeonato competitivo tem entre 18 e 22 equipas. Em Portugal vamos passar de 18 para 16: menos jogos, logo, menos receita.
A solução não é de todo a que se está a implementar.
Advogo um modelo do tipo inglês: 1ªliga com 18 clubes, 2ªliga com 18, campeonato nacional da 1ª divisão com 18 clubes, 2ª divisão com 18 clubes e 3ª divisão com duas zonas: norte e sul com 36 clubes (18+18).
Isto totaliza 108 clubes e ficamos com um rácio interessante, 100.000 habitantes/clube, embora ainda muito inferior, quando comparamos com as federações mais competitivas da Europa.
Esta é, apenas uma das medidas, mas que considero fundamental para a sustentabilidade do futebol português: diminuição drástica do número total de clubes nos campeonatos nacionais.
Todos tinham a ganhar, excepção feita para o “sistema”.
A Roque
12.21.2005
As nossas crónicas... a sua base (repetição para relembrar)
Por este espaço passam as ideias e comentários dos membros do nosso blog sob a forma de crónica, sem data marcada, sem complexos ou intenções dissimuladas.
Crónicas como " As Rajadas do Mano", "Ventos de S. Roque" e " Avisos à Navegação", entre outras sempre assinadas pelos seus autores, marcam presença neste espaço, analisando a vida do Sport Clube Beira-Mar, na perspectiva de quem já esteve "lá dentro", e agora, do "lado de fora", continua atento aos destinos do clube - Mano Nunes, Alberto Roque, João de Sousa, Oscar Paulo e André Apolinário juntamente com alguns convidados seus, conhecidos das lides beiramarenses são os autores.

Um blog para gente mais madura, aberto a todos os que com moderação e respeito queiram participar com ideias, sugestões, criticas e comentários, a par de assuntos que poderão nem sempre estar relacionados com o nosso clube.
Um blog onde o anonimato será sempre condenado!
12.15.2005
As Rajadas do Mano # 6 - Ingratidão: NUNCA!!
Passei 10 anos da minha vida no Beira-Mar e se não fosse a trágica descida da última época sentia-me realizado e feliz pelo trabalho desenvolvido. Mas convém não esquecer, duas subidas, Taça de Portugal e UEFA.
As pessoas de boa fé sabem como o clube estava e como o deixamos, eu e as pessoas que me acompanharam nos últimos anos. Conseguimos implementar uma política económica que neste aspecto foi impar no futebol nacional, e até internacional. Os últimos 6 anos com resultados positivos.
Descemos de divisão na última época, porque para além dos erros cometidos e já assumidos, ainda tivemos que lutar com a concorrência desleal dos outros clubes, porque foram incumpridores não só nos salários a jogadores, como até nos deveres para com o Estado (Segurança Social, Iva e IRS), como agora se comprova pelo que vem estampado nos meios de comunicação social. Tivemos arbitragens infelizes e muito azar, pois perdemos 12 pontos nos últimos minutos dos jogos. O Beira-Mar até Junho do presente ano era uma colectividade que se pautava pela honestidade, e competência da Direcção e fazia-se ouvir no meio futebolístico. Era governado por gente séria e que “ serviu sem se servir “, e não por pessoas que usam os clubes para se guindarem a outros patamares e que não tem pejo em tentar denegrir seja quem for para atingir os seus objectivos. (Nem todos mas alguns).
A Direcção anterior do Beira Mar jamais pôs em equação, a venda do clube a curto ou a longo prazo. Não houve “Russos, Turcos ou Cipriotas “ que nos seduzissem com milhões, porque não nos dignámos ouvi-los e sempre prezamos mais a identidade do clube, os seus fundadores, os sócios e a sua história.
Aos sócios eu peço que estejam muito atentos, com os novos estatutos que não tardarão a ser apresentados e com todas as manobras de bastidores que possam surgir, pois o clima que se pretende criar em redor do clube aponta para que a SAD venha a caminho, com promessas de Europa e títulos de Campeão. Está provado que o futebol é uma indústria altamente lucrativa e as SAD tem sido a sepultura de muitos clubes no mundo.
Mais vale pobres e humildes com dignidade, verticalidade e honradez do que “ Doutores “ ou “ Novos-ricos “ carregados de milhões e de falta de valores. Os presidentes da FIFA e da UEFA, já vieram a publico, preocupados com os dinheiros fáceis e pouco claros que estão a aparecer no futebol mundial. Será que nós sócios do Beira Mar vamos cair em situação similar? Será que o nosso clube, se vai tornar num Chelsea , num Corinthias, num Servette ou num Farense ??
Miragem, ninguém dá nada a ninguém, e o capitalismo é feroz e come tudo. O nosso clube corre o risco de deixar de ser nosso, e ficaremos sem identidade e sem história. Poderão vir milhões, mas deixa de haver corações.
O Presidente do Beira Mar veio pôr em duvida os resultados dos exercícios dos últimos anos, esquecendo-se que não está só a pôr em causa o Presidente das anteriores Direcções, mas também o Revisor Oficial de Contas, Beiramarense inquestionável e técnico com reconhecido mérito a nível nacional. Leviandade, ignorância ou.... Pessoa de má fé?!
O Presidente adjunto, veio a publico com direito a fotografia, todo emproado dizer que não sabia das contas, quando elas já tinham sido enviadas para a Liga de Clubes, e nesta altura já com o parecer do Conselho Fiscal da sua Direcção.
Manipulador?! Enganador?! Ou... pessoa de má fé?! Não sei o tempo o dirá.
Importante não é o invólucro, mas sim o conteúdo.
O presidente no caso do Zemam e no caso do Levato veio dizer que tinham que pagar 100 mil Euros no primeiro e cento e tal mil no segundo, quando ainda não pagaram nada no primeiro, ao qual terão que pagar 2 salários, não pagos por nós por causa do processo disciplinar que tinha em curso. (Mas bem explícitos nas contas). O contrato do jogador foi rescindido com justa causa, nunca contestada por ele.
No segundo, tem provas irrefutáveis que se as souberem procurar e evidenciar, também nada pagarão.
Mas a sensação que deixam passar é que vão pagar e dão se já como condenados, quando nos dois casos a FIFA, só está a dar conhecimento das queixas e a pedir esclarecimentos. Qualquer “ bicho careta “ que venha reivindicar uma divida, dão-na logo como assumida. “ Tristes”! (Podiam ao menos informar-se).
Falam nos 350 mil Euros de impostos ao Estado, mas não falam dos 250 mil Euros que a EMA pagou, da divida por nós evidenciada.
Nos 75 mil Euros que foram devolvidos da Liga, por reembolso de pagamentos efectuados na época 2004/2005.
Nos 80 mil Euros que a Câmara pagou de subsídios atrasados do nosso mandato.
Nos 150 mil Euros da letra do Boavista que descontaram.
No cheque de aproximadamente 120 mil Euros, pré-datado do Benfica, que anteciparam o recebimento.
No patrocínio da Vulcano de 150 mil Euros, (sendo que 75 mil eram nossos, por metade da época), que vão receber em Janeiro de 2006.
No cheque sem cobertura que já receberam no valor de aproximadamente 17 mil Euros e nos 75 mil Euros da Televisão, já para não falar nos outros 250 mil Euros da EMA, para saldar completamente a divida desta perante o Beira Mar em Junho.
Nos 30 mil Euros que receberam por dar a rescisão ao jogador Ali.
No jogador já pago por nós para esta época (Jorge Silva), no valor de 80 mil Euros.
São números redondos, mas desafio a Direcção a desmenti-los, e somados dão aproximadamente 1.200.000,00 Euros.
Mesmo que reconheçamos dividas no valor de 700.000,00 Euros, ainda lhes sobram para esta época 500.000,00 Euros, sem que nada fizessem para os ter.
A situação do Beira Mar é dramática!?
Quem dera a todas as empresas e clubes profissionais Portugueses estar como estava o Beira Mar, só espero e desejo que quando o deixarem, não o deixem pior.
Estão a criar património com a compra do autocarro, que está a ser pago por leasing e por um período que passa o seu mandato. Quem vier que pague!
Vão fazer um bloco de apartamentos, (estou para ver), vão fazer um centro de formação, além do que está planeado e protocolado com a Câmara, no novo Estádio. Vão fazer a sede já protocolada com a Câmara. Vão receber mais valias a apurar do velho Mário Duarte, protocolado com a Câmara. Vão fazer um pavilhão já protocolado com a Câmara, enfim... Se fizerem cumprir os protocolos formulados por nós, com a Câmara que não ajudaram a eleger, porque não tiveram coragem de o exigir e denunciar, na campanha eleitoral, nem sequer reivindicar as dívidas da EMA e da Câmara, para com o clube.
Amiguinhos com o antigo presidente e cúmplices, porque para eles continuava a ser Presidente e agora os votos ditaram o seu Presidente. Vão ter mais sorte do que nós tivemos, porque foi eleito um homem de palavra, e estou certo que vai cumprir com o protocolado, porque a Câmara é uma entidade de bem.
Realmente esta Direcção recebeu um clube falido e sem expectativas de futuro, como se pode analisar pelo descrito. Só gente ingrata e sem sensibilidade pode fazer afirmações tão torpes em relação a pessoas que tudo deram ao nosso clube. Ingratidão, mentiras e má fé, é o que ressalta do que tem afirmado publicamente, nem eu nem os meus colegas de direcção queremos louvores, mas pelo menos tenham um pouco de pudor e sejam justos e honestos.
Pelo ter muitos amigos no futebol nacional em todos os sectores tem-me chegado coisas que além de hilariantes e desprestigiantes são gravosas para o nosso clube. Mas como continuo “ a andar por ai “ vou-me reservar para a altura própria.
A propósito quanto custaram o Roma e o Nicolas ? Será que a Direcção é capaz de dizer aos sócios? Será que as pernas dos jogadores cabem entre os assentos do autocarro? Pois com despesismos assim, não há dinheiro que resista. Eu em 10 anos não gastei tanto em passes de jogadores, nem em autocarros, pelos vistos inúteis e para outros pagarem.
Contenham-se, saibam gerir um clube de futebol, que não é bem a mesma coisa que gerir um negócio de medicamentos, de peixe ou de outra coisa qualquer. È uma industria em que a vantagem, é arranjar jogadores a custo zero e vendê-los depois por dinheiro que se veja.
Já pensaram que vos deixaram dois jogadores, pelo menos, que vão ter mercado e que se forem bem negociados, poderão pagar os devaneios que tem feito?
- Será que isto não são activos?!
- Será que vão ter arte e engenho para vendê-los?
Não afastem os sócios que já deram tanto ao clube, da família Beiramarense.
Não pensem que são donos do clube. Sejam nobres e altruístas juntem os Beiramarenses e pautem-se pela gratidão e honestidade.
O futebol é o momento para alguns adeptos, mas os dirigentes, tem que ter memória e pensarem que ingratidão, nunca!
Continuem a dizer que um sócio de trinta anos e dez de dirigente, faz tanta falta ao Beira Mar “ como uma viola num enterro “ e que os sócios em geral não tem voz activa, porque os 5 ou 7,5 € que pagam são insuficientes para “darem palpites “, já ouvi isto há muitos anos e julgava que este tipo de cultura já tinha sido banida do nosso clube, pelos vistos voltou e o Sr. Presidente da Assembleia Geral tem que estar mais atento. O nosso clube não tem e nunca terá dono, porque os sócios é que mandam e eles nunca o irão permitir.
Desgosta-me e sinto falta de ver jogar o nosso clube, mas não me identifico com os equipamentos, com alguns dirigentes, nem com a política que estão a implementar. Prefiro continuar a “ andar por ai “ e nas alturas próprias aparecer nas Assembleias-Gerais para tentar fazer-me ouvir e alertar os sócios para os possíveis perigos.
O vazio que esta Direcção tenta criar em mim, não será suficiente para apagar da história do clube a minha pessoa, e mais tarde espero não vir a ser recordado e desejado.
Foram 10 anos ... Muitos quilómetros percorridos, muitos desgostos, muito sofrimento, muito dinheiro gasto e sem um lamento, o amor é assim... Tantos anos de orgulho por dirigir e solidificar o amor ao clube. Ajudei a tirá-lo da falência e do descrédito e só não continuei, porque apareceram pessoas que achavam que podiam fazer melhor.
Vieram voluntários e sem vazio directivo, porque convém não esquecer que eu estava disponível se não houvesse candidatos. Em situações mais adversas subi o clube duas vezes e não tinha uma almofada de 500 Mil Euros e sem dividas a jogadores, pessoal, fornecedores e Estado, porque como disse deixamos o suficiente para tudo.
Mas a paga destes ilustres dirigentes foi a ingratidão e a desonestidade ao não darem valor a quem o teve. O clube subiu a 2ª vez de divisão com resultados positivos.
Façam melhor ou igual e eu ficarei sempre grato do vosso trabalho, e creiam que os elogiarei, mas por favor, não esqueçam nunca, que a bola é redonda e as balizas tem duas traves e quatro postes.
Vou “ andar por ai “ a analisar e a sentir o clube como sempre o senti e se for preciso lutarei por ele até ao limite das minhas forças.
Auri Negros, sempre! Canarinhos , nunca !!
Gratidão, sempre! Ingratidão, nunca!
Viva o nosso Beira...! È prá primeira!?
Mano Nunes.
As pessoas de boa fé sabem como o clube estava e como o deixamos, eu e as pessoas que me acompanharam nos últimos anos. Conseguimos implementar uma política económica que neste aspecto foi impar no futebol nacional, e até internacional. Os últimos 6 anos com resultados positivos.
Descemos de divisão na última época, porque para além dos erros cometidos e já assumidos, ainda tivemos que lutar com a concorrência desleal dos outros clubes, porque foram incumpridores não só nos salários a jogadores, como até nos deveres para com o Estado (Segurança Social, Iva e IRS), como agora se comprova pelo que vem estampado nos meios de comunicação social. Tivemos arbitragens infelizes e muito azar, pois perdemos 12 pontos nos últimos minutos dos jogos. O Beira-Mar até Junho do presente ano era uma colectividade que se pautava pela honestidade, e competência da Direcção e fazia-se ouvir no meio futebolístico. Era governado por gente séria e que “ serviu sem se servir “, e não por pessoas que usam os clubes para se guindarem a outros patamares e que não tem pejo em tentar denegrir seja quem for para atingir os seus objectivos. (Nem todos mas alguns).
A Direcção anterior do Beira Mar jamais pôs em equação, a venda do clube a curto ou a longo prazo. Não houve “Russos, Turcos ou Cipriotas “ que nos seduzissem com milhões, porque não nos dignámos ouvi-los e sempre prezamos mais a identidade do clube, os seus fundadores, os sócios e a sua história.
Aos sócios eu peço que estejam muito atentos, com os novos estatutos que não tardarão a ser apresentados e com todas as manobras de bastidores que possam surgir, pois o clima que se pretende criar em redor do clube aponta para que a SAD venha a caminho, com promessas de Europa e títulos de Campeão. Está provado que o futebol é uma indústria altamente lucrativa e as SAD tem sido a sepultura de muitos clubes no mundo.
Mais vale pobres e humildes com dignidade, verticalidade e honradez do que “ Doutores “ ou “ Novos-ricos “ carregados de milhões e de falta de valores. Os presidentes da FIFA e da UEFA, já vieram a publico, preocupados com os dinheiros fáceis e pouco claros que estão a aparecer no futebol mundial. Será que nós sócios do Beira Mar vamos cair em situação similar? Será que o nosso clube, se vai tornar num Chelsea , num Corinthias, num Servette ou num Farense ??
Miragem, ninguém dá nada a ninguém, e o capitalismo é feroz e come tudo. O nosso clube corre o risco de deixar de ser nosso, e ficaremos sem identidade e sem história. Poderão vir milhões, mas deixa de haver corações.
O Presidente do Beira Mar veio pôr em duvida os resultados dos exercícios dos últimos anos, esquecendo-se que não está só a pôr em causa o Presidente das anteriores Direcções, mas também o Revisor Oficial de Contas, Beiramarense inquestionável e técnico com reconhecido mérito a nível nacional. Leviandade, ignorância ou.... Pessoa de má fé?!
O Presidente adjunto, veio a publico com direito a fotografia, todo emproado dizer que não sabia das contas, quando elas já tinham sido enviadas para a Liga de Clubes, e nesta altura já com o parecer do Conselho Fiscal da sua Direcção.
Manipulador?! Enganador?! Ou... pessoa de má fé?! Não sei o tempo o dirá.
Importante não é o invólucro, mas sim o conteúdo.
O presidente no caso do Zemam e no caso do Levato veio dizer que tinham que pagar 100 mil Euros no primeiro e cento e tal mil no segundo, quando ainda não pagaram nada no primeiro, ao qual terão que pagar 2 salários, não pagos por nós por causa do processo disciplinar que tinha em curso. (Mas bem explícitos nas contas). O contrato do jogador foi rescindido com justa causa, nunca contestada por ele.
No segundo, tem provas irrefutáveis que se as souberem procurar e evidenciar, também nada pagarão.
Mas a sensação que deixam passar é que vão pagar e dão se já como condenados, quando nos dois casos a FIFA, só está a dar conhecimento das queixas e a pedir esclarecimentos. Qualquer “ bicho careta “ que venha reivindicar uma divida, dão-na logo como assumida. “ Tristes”! (Podiam ao menos informar-se).
Falam nos 350 mil Euros de impostos ao Estado, mas não falam dos 250 mil Euros que a EMA pagou, da divida por nós evidenciada.
Nos 75 mil Euros que foram devolvidos da Liga, por reembolso de pagamentos efectuados na época 2004/2005.
Nos 80 mil Euros que a Câmara pagou de subsídios atrasados do nosso mandato.
Nos 150 mil Euros da letra do Boavista que descontaram.
No cheque de aproximadamente 120 mil Euros, pré-datado do Benfica, que anteciparam o recebimento.
No patrocínio da Vulcano de 150 mil Euros, (sendo que 75 mil eram nossos, por metade da época), que vão receber em Janeiro de 2006.
No cheque sem cobertura que já receberam no valor de aproximadamente 17 mil Euros e nos 75 mil Euros da Televisão, já para não falar nos outros 250 mil Euros da EMA, para saldar completamente a divida desta perante o Beira Mar em Junho.
Nos 30 mil Euros que receberam por dar a rescisão ao jogador Ali.
No jogador já pago por nós para esta época (Jorge Silva), no valor de 80 mil Euros.
São números redondos, mas desafio a Direcção a desmenti-los, e somados dão aproximadamente 1.200.000,00 Euros.
Mesmo que reconheçamos dividas no valor de 700.000,00 Euros, ainda lhes sobram para esta época 500.000,00 Euros, sem que nada fizessem para os ter.
A situação do Beira Mar é dramática!?
Quem dera a todas as empresas e clubes profissionais Portugueses estar como estava o Beira Mar, só espero e desejo que quando o deixarem, não o deixem pior.
Estão a criar património com a compra do autocarro, que está a ser pago por leasing e por um período que passa o seu mandato. Quem vier que pague!
Vão fazer um bloco de apartamentos, (estou para ver), vão fazer um centro de formação, além do que está planeado e protocolado com a Câmara, no novo Estádio. Vão fazer a sede já protocolada com a Câmara. Vão receber mais valias a apurar do velho Mário Duarte, protocolado com a Câmara. Vão fazer um pavilhão já protocolado com a Câmara, enfim... Se fizerem cumprir os protocolos formulados por nós, com a Câmara que não ajudaram a eleger, porque não tiveram coragem de o exigir e denunciar, na campanha eleitoral, nem sequer reivindicar as dívidas da EMA e da Câmara, para com o clube.
Amiguinhos com o antigo presidente e cúmplices, porque para eles continuava a ser Presidente e agora os votos ditaram o seu Presidente. Vão ter mais sorte do que nós tivemos, porque foi eleito um homem de palavra, e estou certo que vai cumprir com o protocolado, porque a Câmara é uma entidade de bem.
Realmente esta Direcção recebeu um clube falido e sem expectativas de futuro, como se pode analisar pelo descrito. Só gente ingrata e sem sensibilidade pode fazer afirmações tão torpes em relação a pessoas que tudo deram ao nosso clube. Ingratidão, mentiras e má fé, é o que ressalta do que tem afirmado publicamente, nem eu nem os meus colegas de direcção queremos louvores, mas pelo menos tenham um pouco de pudor e sejam justos e honestos.
Pelo ter muitos amigos no futebol nacional em todos os sectores tem-me chegado coisas que além de hilariantes e desprestigiantes são gravosas para o nosso clube. Mas como continuo “ a andar por ai “ vou-me reservar para a altura própria.
A propósito quanto custaram o Roma e o Nicolas ? Será que a Direcção é capaz de dizer aos sócios? Será que as pernas dos jogadores cabem entre os assentos do autocarro? Pois com despesismos assim, não há dinheiro que resista. Eu em 10 anos não gastei tanto em passes de jogadores, nem em autocarros, pelos vistos inúteis e para outros pagarem.
Contenham-se, saibam gerir um clube de futebol, que não é bem a mesma coisa que gerir um negócio de medicamentos, de peixe ou de outra coisa qualquer. È uma industria em que a vantagem, é arranjar jogadores a custo zero e vendê-los depois por dinheiro que se veja.
Já pensaram que vos deixaram dois jogadores, pelo menos, que vão ter mercado e que se forem bem negociados, poderão pagar os devaneios que tem feito?
- Será que isto não são activos?!
- Será que vão ter arte e engenho para vendê-los?
Não afastem os sócios que já deram tanto ao clube, da família Beiramarense.
Não pensem que são donos do clube. Sejam nobres e altruístas juntem os Beiramarenses e pautem-se pela gratidão e honestidade.
O futebol é o momento para alguns adeptos, mas os dirigentes, tem que ter memória e pensarem que ingratidão, nunca!
Continuem a dizer que um sócio de trinta anos e dez de dirigente, faz tanta falta ao Beira Mar “ como uma viola num enterro “ e que os sócios em geral não tem voz activa, porque os 5 ou 7,5 € que pagam são insuficientes para “darem palpites “, já ouvi isto há muitos anos e julgava que este tipo de cultura já tinha sido banida do nosso clube, pelos vistos voltou e o Sr. Presidente da Assembleia Geral tem que estar mais atento. O nosso clube não tem e nunca terá dono, porque os sócios é que mandam e eles nunca o irão permitir.
Desgosta-me e sinto falta de ver jogar o nosso clube, mas não me identifico com os equipamentos, com alguns dirigentes, nem com a política que estão a implementar. Prefiro continuar a “ andar por ai “ e nas alturas próprias aparecer nas Assembleias-Gerais para tentar fazer-me ouvir e alertar os sócios para os possíveis perigos.
O vazio que esta Direcção tenta criar em mim, não será suficiente para apagar da história do clube a minha pessoa, e mais tarde espero não vir a ser recordado e desejado.
Foram 10 anos ... Muitos quilómetros percorridos, muitos desgostos, muito sofrimento, muito dinheiro gasto e sem um lamento, o amor é assim... Tantos anos de orgulho por dirigir e solidificar o amor ao clube. Ajudei a tirá-lo da falência e do descrédito e só não continuei, porque apareceram pessoas que achavam que podiam fazer melhor.
Vieram voluntários e sem vazio directivo, porque convém não esquecer que eu estava disponível se não houvesse candidatos. Em situações mais adversas subi o clube duas vezes e não tinha uma almofada de 500 Mil Euros e sem dividas a jogadores, pessoal, fornecedores e Estado, porque como disse deixamos o suficiente para tudo.
Mas a paga destes ilustres dirigentes foi a ingratidão e a desonestidade ao não darem valor a quem o teve. O clube subiu a 2ª vez de divisão com resultados positivos.
Façam melhor ou igual e eu ficarei sempre grato do vosso trabalho, e creiam que os elogiarei, mas por favor, não esqueçam nunca, que a bola é redonda e as balizas tem duas traves e quatro postes.
Vou “ andar por ai “ a analisar e a sentir o clube como sempre o senti e se for preciso lutarei por ele até ao limite das minhas forças.
Auri Negros, sempre! Canarinhos , nunca !!
Gratidão, sempre! Ingratidão, nunca!
Viva o nosso Beira...! È prá primeira!?
Mano Nunes.
Subscrever:
Mensagens (Atom)


