6.12.2006

As Rajadas do Mano - Quem ri no fim... ri melhor!!







Pensei nunca mais escrever ou comentar, a não ser no local próprio (Assembleia Geral) a política ou estratégia desportiva ou económica, seguida por esta Direcção, no nosso clube, que não tenho dúvidas em afirmar, que é a pior que conheci, pelo menos nos últimos trinta anos.

Mas, ao ler o Diário de Aveiro de 9/6, fiquei perplexo, ao constatar uma alusão à antiga Direcção da qual eu era líder, feita por um Vice Presidente, que de forma leviana, tenta justificar os chorrilhos de asneiras e actos de má gestão, cometidos por esta Direcção, sendo ele e o Presidente, mas mais ele o principal responsável, pelo despesismo e aventureirismo, próprios dos pára-quedistas que aparecem no futebol, para se mostrarem e que normalmente «arrotam milhões» e que na gíria futebolística são denominados «Patos Bravos».

Será que este senhor ainda não sabe, que em oito anos em que liderei o clube, tive seis anos consecutivos com resultados positivos e num destes anos, subimos de divisão? Não me admira, porque para ele o futebol e, principalmente o Beira-Mar, chegaram há muito pouco tempo à sua vida.

Fala nos jogadores que a antiga direcção deixou, como se estes tivessem sido a desgraça económica do Clube, quando toda a gente sabe que se não fossem estes, não teria sido com os jogadores contratados e comprados que o nosso Beira subia.

Apesar de nesta época ter sido extremamente fácil subir devido aos problemas financeiros, que grande parte dos nossos adversários enfrentaram. Olhe-se para o exemplo do Aves, que com um orçamento de um milhão de euros subiu.

Eu com as pessoas que me rodeavam, teríamos feito o mesmo que este clube, se não tivessem aparecido tantos voluntários. Porque para alcançar este objectivo só era preciso saber de futebol e ter amigos neste mundo.

Para esclarecimento dos Aveirenses e em particular dos Beiramarenses vou enumerar algumas aventuras cometidas pelos «sete magníficos ou sete suicidas», como se apelidam, que provam que foram mais suicidas do Clube do que deles próprios a não ser que assumam ou os sócios os façam assumir pessoalmente por este descalabro financeiro, que a breve prazo nos pode levar à falência.

---Nunca o Beira-Mar, teve um débito à Banca ou a particulares, num valor de 3 milhões de euros.

---Nunca o nosso Clube inscreveu 37 jogadores, numa só época desportiva, nem foi interposto de mais uns 20 como na época passada. Tudo isto custou uns milhares largos de euros.

---Nunca o Beira-Mar, gastou em 10 anos da minha gestão, em aquisição de jogadores, como esta Direcção o fez nesta só época que com todos gastos inerentes deve ultrapassar os 750 mil euros. Devolvendo alguns á procedência, pagando parte dos ordenados ou indemnizando-os.

---Nunca o nosso Clube gastou 650 mil euros em prémios de subida, atingindo no máximo, um terço desta verba.

---Felizmente, subimos á Liga. Mas quanto nos custou? O futuro do Clube?!

Espero e desejo que não se atinja a falência. Mas além da crise financeira, temos uma crise directiva que vai eclodir no momento oportuno, porque agora outros valores mais altos se levantam (negócios e negociatas), o Presidente diz que vai demitir um Vice-Presidente e este diz que vai fazer cair a Direcção.

Julgo que a Direcção vai ficar sem quórum e vamos ter novas eleições.

Como se sabe um Vice-Presidente demitiu-se, porque os «homens do diálogo», acharam que o antigo Presidente tinha razão e fizeram pior do que este apelidando os Políticos da nossa Terra, da esquerda á direita de incompetentes e outros mimos, que qualquer pessoa de bem que estivesse nos dois lados, só poderia tomar esta posição.

Vou ficar a aguardar pela posição de um sujeito que gosta de ter o rabo em mais que uma cadeira.

O director do futebol juvenil demitiu-se, senão era demitido ou corrido pelos pais dos nossos jovens. Sem estes o clube passava bem, mas a grande perca para o nosso Beira, foi a demissão em bloco do departamento clínico.
O sócio comum não imagina o amor, a dedicação, a competência e a importância que esta gente tinha para nós.
Demitiram-se fartos de aturar um «artista da bola», um vice que lhe deu cobertura e que clama que a mudança é importante e uma ingratidão atroz de toda a Direcção.

Lamento e estou solidário convosco e publicamente quero agradecer a todos o que fizeram pelo nosso Clube.
OBRIGADO, Dr. Laerte Mota, Dr. Lúcia Ferreira, Dr. Elmano Ramalheira, Enf. Zé Luís, Enf. Carlos Neves.
Bem Hajam por tanto que deram e tão pouco receberam.
Jamais vos esquecerei por tudo o referido e pelas lágrimas que nos traíram nos momentos de alegria e tristeza.
A vossa história no Clube, por muito que queiram, jamais será apagada.

Está para breve o fecho de contas da época desportiva de 2005/2006 e, depois de revisionadas as contas pelo Doutor Domingos Cravo, todos os beiramarenses vão ficar a saber quem nos andou a enganar ou a omitir o descalabro financeiro, assim como, aonde estavam os 500 mil euros que a antiga Direcção disse que tinha deixado no Clube.

A desculpa esfarrapada do esbanjamento de dinheiro e endividamento do Clube vai ser imputada á subida, mas como ficou dito atrás, esta poderia ser uma realidade com ¼ do orçamento gasto por esta Direcção.
Os «Sete magníficos ou suicidas», em plena Assembleia, vão ter de justificar tudo isto e, espero eu, que sejam responsabilizados pessoalmente por tanta leviandade e irresponsabilidade. «Em casa que não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.» Este provérbio retrata o que se passa no nosso Clube. Não há liderança porque não se sabe quem manda. O Presidente e o Cachide estão em rota de colisão, mas o mais grave é o que transparece para a opinião pública, ninguém com cargos directivos manda.
Quem será?! O roupeiro, um técnico especializado em futebol, ou um ex-dirigente. (Ai, esses pequenos-almoços!...Ai, essas noitadas no Porto!).

Infelizmente prevejo um futuro negro para o nosso Clube, está armadilhado em várias vertentes e os elementos que estão na Direcção, que gostam do nosso Beira, estão a leste de tudo, uns porque trabalham muito para o Clube e para as suas vidas, outros porque são pessoas de boa fé e não se apercebem do que o estratega e pragmático «Pai das SAD», anda a tramar. São poucos, para segurar o Presidente e a Direcção.
Em Aveiro os Russos já foram importantes para o enriquecimento de certas pessoas, mas para o Beira-Mar serão perniciosos, se os deixarem entrar no Clube, através dos seus velhos parceiros de negócios.

O Beira-Mar é dos sócios e não está a venda.
Nós Beiramarenses numa Assembleia das mais concorridas, dissemos «Não» à SAD e no futuro diremos o mesmo e lutaremos até ao fim contra este modelo de gestão porque não queremos perder a nossa identidade e a nossa história que a todos nos orgulha. Beiramarenses, vamos ficar em guarda e vamos demonstrar a estes «arrota-milhões» que quem manda no clube são os sócios e que quem ri no fim ri melhor.

11/06/2006
Mano Nunes

6.09.2006

Renovação e Reactivação do Rua do Vento

Estimados Visitantes e Simpatizantes do Rua do Vento:

A malta do Rua do Vento vai voltar a "guerra" admitindo que este espaço, quem o visita e sobretudo, o nosso Sport Clube Beira-Mar, merecem que seja retomada esta tertúlia.

Estejam atentos, participem comentando ou mandando os vossos textos para o email ruadovento@hotmail.com

Saudações do Rua do Vento

A Camisola do Eusébio do Tio Belmiro....










O Preço é interessante: 9,90 Euros !
O design revivalista (histórico até) é apelativo!
A ideia de apelo ao patriotismo (como o respectivo negócio) não deixa de merecer saudações!
A aquisição é facilitada pela possibilidade de se poder recorrer as compras on-line do hiper do nosso Tio Belmiro.

Mas...

Bendita a hora eu que aproveitei a ida ao Porto para dar um salto ao dito hiper! Evitei a compra que estive quase para fazer pela internet!

O artigo é interessante, não é caro para a qualidade e mais atendendo a que se trata de uma camisola de manga comprida e tudo estaria perfeito não fosse, provavelmente, ter sido produzido na China, e para pessoas do tamanho da raça ai residente!!!

O tamanho maior é o L que não dá nem para o mais comum dos portugueses, quanto mais para os mais altos, os mais barrigudos ou encorpados.

Há para todas as crianças de todas as idades mas para os adultos, para aqueles que, como eu, pensavam ir "à bola" ou vê-la na TV com a famosa camisola, resta-nos leva-la a tira-colo ou corremos o risco de ao minimo festejo - que espero sejam muitos - a rasgar totalmente isto se, com grande mérito de quem o consiga, já a tivesse conseguido vestir antes!

Força Portugal!!!!

6.08.2006

Moderação dos Comentários







A partir desta data vimo-nos forçados a moderar todos os comentários feitos neste blog em prol da decência e utilidade deste espaço para a vida do nosso clube: Sport Clube Beira-Mar.

Bem haja!!

5.16.2006

Pelo Beira-Mar, Sempre (Parte VIII)

A Ex-Direcção do Sport Clube Beira-Mar, ao escolher a Associação Atlética de Avanca, como clube satélite, parceiro do Beira-Mar, no lugar de uma equipa B da 2ª Divisão Nacional de Futebol, ambas as Direcções celebraram um protocolo, constante no plano elaborado em devido tempo, pelo Vice Presidente e seu departamento do futebol juvenil do Beira-Mar, na época 2004/2005, ao qual os seus Presidentes, outorgaram o projecto de rigor e responsabilidade, com a finalidade de o Avanca, subir da 1º Divisão Distrital de Futebol à 3ª Divisão Nacional, e, na época 2005/2006, o ingresso à 2ª Divisão Nacional, o que veio a acontecer, com o objectivo primeiro entre outros, de rodar os atletas não convocados pelos seniores do Beira-Mar, a fim de estes estarem sempre no activo, e os juniores saídos da formação do clube, que o Avanca em primeiro lugar e por direito soube seleccionar.

Foi esta, entre outras, a filosofia seguida por ambas as Direcções, cujos resultados nos congratulamos pelo objectivo e êxitos alcançados, e saudar toda a Direcção, Treinador e seu grupo de trabalho, Associados e massa associativa de Avanca, liderada pelo seu Presidente, Sr.Dr.Patinha, soube em boa hora levar em frente o ambicioso projecto no qual acreditou e sonhamos, com sacrifício, suor e lágrimas, a desejada subida à 2ª Divisão Nacional de Futebol, que muito honra as suas gentes.

Têm agora as novas Direcções, de se unirem ainda mais na manutenção das suas equipas nos lugares que brilhantemente conquistaram e irão representar na época 2006/2007, no reforço e vantagem do projecto arrojado que ambos abraçamos.

Saibamos todos honrar o passado.

Parabéns, Sport Clube Beira-Mar
Parabéns, Associação Atletica de Avanca
Óscar Paulo

4.24.2006

PARABÉNS BEIRA-MAR!!!!!




A malta do Rua do Vento vem desta forma manifestar a sua satisfação por ver o Escalão Sénior do Beira-Mar novamente na Super-Liga.

A todos os que trabalharam nesses sentido os nossos parabéns.

Força Beira!!

4.10.2006

Ventos de S. Roque # 12 - Centro de Formação


No passado dia 26 de Março, fui assistir ao jogo do escalão de iniciados entre as equipas do F.C. Porto e o S.C.Beira Mar. Este jogo realizou-se no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto Gaia.

Tinha dois objectivos nesta deslocação, assistir ao jogo e conhecer a localização e o lay-out das instalações.

Quanto ao jogo e na condição de beiramarense e pai, acho que jogámos muito melhor, merecíamos ganhar, o jogo não nos correu bem e o árbitro foi um bocadinho caseiro.

No que se refere ao complexo desportivo, localizado em Crestuma-Olival, no concelho de Vila Nova de Gaia, e que está considerado como um dos melhores da Europa, para além de possuir quatro campos com relvado natural e ainda um outro com relvado artificial, certificado pala FIFA (único na península Ibérica), permite cargas de utilização superiores a sete horas diárias em contraste com os relvados de relva normal. Este complexo está dividido em três blocos: equipa principal, equipa B e formação.

O S.C.Beira Mar tem um projecto para o seu centro de treinos e formação com mais qualidade do que este utilizado pelo F.C. Porto:
-Para que não existam dúvidas, eu sempre falei em centro de treinos e formação, nunca me ouviram falar em centro de estágios;
-A localização e acessos é muito melhor que a do Olival;
-Os custos comparados são substancialmente inferiores por razões relacionadas com a topografia e geologia,
-A logística, devido á proximidade do estádio principal e da sede administrativa tem menores custos. Por exemplo já existem departamento médico e ginásios;
-É possível transformar, ou melhor, completar com um centro de estágio, este centro de treinos e formação.

Em conclusão, direi que quando se analisar este assunto, não se deve confundir um centro de treinos e formação com um centro de estágios. Tenho esperança que o “CENTRO DE TREINOS E FORMAÇÃO AURINEGRO” seja construído tal como inicialmente previsto e que arranque ainda este semestre. Esta é uma ferramenta essencial ao desenvolvimento e sustentabilidade do clube.

A Roque

3.23.2006

Ventos de S.Roque # 11 - “PRÓS & CONTRAS”

A RTP1 dedicou esta semana, através do seu programa “Prós e Contras”, o debate ao tema da sustentabilidade do futebol.

Os convidados e fazedores de opinião foram novamente os mesmos, aliás, vão rodando por outros programas televisivos de desporto e comunicação social desportiva.

Os principais convidados representam os chamados três grandes, como é normal, neste país e em órgão de comunicação que se preze; os outros: mais um representante do Benfica, perdão da Liga, outro de um clube que desceu aos campeonatos nacionais e acabou por abandonar o futebol sénior e por último um jornalista agora muito solicitado com mestrado em táctica e doutoramento em gestão desportiva pelas universidades de e, respectivamente.

Concluíram que a primeira Liga, só seria sustentável se o campeonato se resumisse a oito equipas, sedeadas de preferência, no Porto e Lisboa.

Bem, considero que continuamos a avaliar mal o potencial do país. Não temos capacidade de liderança. Os média colam-se subservientes aos grandes. Os grandes continuam a ser os maiores beneficiados pelas empresas públicas, continuam a ter a fatia maior dos direitos televisivos (90%), ou seja, um proteccionismo digno do terceiro mundo. A arbitragem e justiça sempre ao lado dos mais poderosos. Será que vai haver coragem de despromover um desses clubes se se comprovar corrupção e indemnizar os prejudicados? Não acredito! Com este panorama, como é que se consegue ainda mais competitividade?

Este negócio requer rigor na gestão e credibilidade. Credibilidade foi, exactamente, aquilo que mais uma vez estes actores não introduziram no debate e consequentemente mais um contributo negativo para a imagem do futebol, que é um dos factores do negócio.

Isto interessa aos três grandes, eu não tenho dúvidas. Eles receiam a competitividade, quando para mim é também um dos principais factores de desenvolvimento desta actividade. Apenas um exemplo, nesse programa um dos convidados brincou ironicamente e de forma mal criada, com a complacência de todos os outros, com um dos principais patrocinadores da liga e consequentemente dos clubes, constituindo mais de 20% da receita para a maior parte dos clubes da segunda liga e é já o patrocinador de um dos maiores clubes europeus.

Questiona-se a fragilidade das receitas e são os próprios a denegrir a imagem dos patrocinadores? Isto é racional? Bem, sei que para este sr., ou melhor, para o orçamento do seu clube, pouco representa. É, exactamente, o contrário desta forma, o que se verifica na liga inglesa, na liga dos campeões, na NBA.
Temos falta de cultura desportiva, não dignificamos o desporto, queremos sempre a nossa equipa mais forte à custa da fragilidade dos adversários, quando deveria ser o contrário.

A. Roque

3.16.2006

PELO BEIRA-MAR,SEMPRE (PARTE VII)

Ninguém é infalível.

Partiu muito cedo para a eternidade, mas dói muito mais, quando estamos no auge de consolidação de uma juventude, solidária no sonho que projectamos.

Deixou-nos, o Américo Tavares, Seccionista das camadas jovens do Sport Clube Beira-Mar, um homem simples, humilde e honrado por todos, que deu tudo o que sabia e podia, nunca se recusando ao que lhe era solicitado, e foi muito. Sofrendo com os jovens futuros ídolos do Beira-Mar, e mais daria, se não fosse a traição da doença que mesmo prolongada, nunca deixou de estar presente, continuava a ser um verdadeiro beiramarense. Recordo a sua última palavra, “para a próxima época, vou pôr novamente os Juniores na 1ª Divisão Nacional”.

Aprendi muito com o Américo, mas ele não morreu, está sempre vivo entre nós, deixando a semente mais rica que há no mundo, os seus filhos que saberão honrar o seu passado.

São homens como este, que o Beira-Mar é sempre grande, e merecedor do seu galardão, doando tudo em prol da formação do Clube, com o condão divino de ser amigo de todos.

Curvo-me perante um amigo, com as minhas sentidas condolências a toda a família.

Descanse em paz.

Óscar Paulo