3.16.2006

PELO BEIRA-MAR,SEMPRE (PARTE VII)

Ninguém é infalível.

Partiu muito cedo para a eternidade, mas dói muito mais, quando estamos no auge de consolidação de uma juventude, solidária no sonho que projectamos.

Deixou-nos, o Américo Tavares, Seccionista das camadas jovens do Sport Clube Beira-Mar, um homem simples, humilde e honrado por todos, que deu tudo o que sabia e podia, nunca se recusando ao que lhe era solicitado, e foi muito. Sofrendo com os jovens futuros ídolos do Beira-Mar, e mais daria, se não fosse a traição da doença que mesmo prolongada, nunca deixou de estar presente, continuava a ser um verdadeiro beiramarense. Recordo a sua última palavra, “para a próxima época, vou pôr novamente os Juniores na 1ª Divisão Nacional”.

Aprendi muito com o Américo, mas ele não morreu, está sempre vivo entre nós, deixando a semente mais rica que há no mundo, os seus filhos que saberão honrar o seu passado.

São homens como este, que o Beira-Mar é sempre grande, e merecedor do seu galardão, doando tudo em prol da formação do Clube, com o condão divino de ser amigo de todos.

Curvo-me perante um amigo, com as minhas sentidas condolências a toda a família.

Descanse em paz.

Óscar Paulo

3.03.2006

Pelo Beira-Mar, Sempre (Parte VI)

Numa área que em épocas anteriores me dizia respeito, o da formação, perdi algum tempo nos meus comentários, com quem actualmente não o merece, e vou-me debruçar pelo actual momento da equipa sénior do nosso glorioso clube.

Em primeiro lugar, as minhas primeiras palavras, vão inteirinhas para uma saudação ao Presidente, Artur Filipe e sua Direcção, pelo valoroso trabalho que vem sido alcançado.

Ao Vice-Presidente do Futebol Profissional, Sr. Cachide, pela estabilidade e união de grupo de trabalho, indispensável para obter excelentes resultados.

Ao Augusto Inácio, equipa técnica e atletas, pelos êxitos conseguidos.

Ao Dr. Laerte e restantes médicos, pela dedicação á causa ao longo dos anos.

Ao Zé Luís e sua equipa, da recuperação pelos milagres conseguidos na recuperação dos nossos atletas em tempo útil.

Ao Laranjeira, pela responsabilidade de balneário, ponto de partida para as condições de vitórias no seu trabalho exaustivo, juntamente com todos os funcionários do Clube, que ninguém os vê e contribuem para o mesmo êxito.

A todos não mencionados, associados e simpatizantes, que todos juntos são a máquina infernal dum grande clube, como o do Beira-Mar, rumo ao ambicioso sonho do regresso á Super Liga, lugar que por direito próprio a cidade merece, ponto primeiro do seu timoneiro, “repito Artur Filipe”, que com sacrifício, dor, abnegação e responsabilidade, cumpre escrupulosamente o prometido regresso ao escalão maior do desporto nacional.

Esperamos todos com tanta ansiedade, invadir a cidade a festejar o título de Campeão Nacional da Liga de honra. Desejamos que seja o mais rápido possível.

Ontem, como hoje,
Amanhã, como sempre,
Força, BEIRA-MAR

Óscar Paulo

3.01.2006

Pelo Beira-Mar, Sempre (Parte V)

PARA UM BOM ENTENDEDOR, MEIA PALAVRA BASTA.

Ao ler mais um dos tantos arrazoados carnavalescos do dito “gambozino", agora desmascarado, vejam bem onde ele já vai, fugindo ao essencial do artigo “o seu ao seu dono", desvirtuando o que ja referi no anterior, afirmações descabidas, distorcidas, ridículas, falta de interpretação, ética e civismo.

Recomendo os caros comentadores, para o meu primeiro artigo publicado neste blog, de JULHO/2005, que Ihe dá a devida resposta.

Gostaria e aconselhava também que dessem uma olhadela no blog BANCADA NORTE, de 01/03/2006, de quem está sempre atento e contribui para o bem do nosso Beira-Mar, para saberem a actual situação em que se encontram os Iniciados, Juvenis e Juniores, para não inventarem que eu quero protagonismo.

As criticas construtivas são sempre de louvar, para eventual reflexão, a quem me verguei varias vezes, para bem do Clube - chama-se a isso, colaboração e humildade.

Ah!...A verdade doeu?!

Então, ficou confirmado, e já não perco mais tempo, com quem não existe.

Só vou para onde eu quero, eis a diferença. O resto é desespero.

Para um bom entendedor, meia palavra basta.

Óscar Paulo

2.23.2006

Pelo Beira-Mar, Sempre (Parte IV)

CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS!!

Ao ler um arrazoado artigo de opinião, entitulado"tanta dor de cotovelo", publicado no Diário de Aveiro, de 16/02/20006, encontro um gambozino a pôr-se em bicos de pés, com afirmações descabidas, ridiculas, falta de interpretação, ética e civismo, no que se refere aos factos provados e indesmentíveis no artigo "o seu a seu dono", publicado no mesmo jornal a 04/02/2006, e como o dito é uma coisa imaginária, que não existe, nem merece comentários.

A humildade é uma virtude, há que saber reconhecer;

A riqueza constrói-se com trabalho, produtividade, dedicação e honestidade;

A verdade dói ?! ... Então sim, é dor de cotovelo.

Pelo Beira-Mar, SEMPRE!

Óscar Paulo

2.21.2006

"O Conquistador" - A. Roque


Se alguma dúvida existia que Guimarães sempre foi, para toda a nação, sinal de conquista, a última jornada dissipou-as.

Num momento difícil, a união dos vimaranenses em torno de um dos seus símbolos, para mais uma conquista, foi fulcral.

Guimarães não tem dúvidas, o Vitória é um dos seus símbolos.

A carreira desportiva do Vitória de Guimarães na presente época, recordou-me a época passada do S.C. Beira Mar, mas, enquanto, em Aveiro se acentuou o afastamento dos sócios e simpatizantes, em Guimarães, verificou-se o inverso.

É que em Guimarães não existe o clube da terra e o clube do coração, só existe o Vitória.

Guimarães é o berço da nacionalidade, tenho esperança que, seja também para as outras cidades, o exemplo da dedicação das suas gentes ao clube da sua região: é que em Guimarães não existem as casas dos “grandes”, eles não o admitem, quanto mais “as ditas casas” patrocinadas ou de iniciativa de altas individualidades locais.

O Guimarães e a sua massa associativa contribuem decisivamente para o aumento da competitividade.

Eu conheço o potencial do S. C. Beira Mar, se conseguirmos dar este salto que considero um claro sinal de desenvolvimento, repito, sinal de desenvolvimento, o Beira Mar vai ser uma referência no futebol nacional.

A Roque

2.14.2006

ESPECTACULAR - A.Roque

Os resultados desportivos, seja qual for o ângulo de visão, são espectaculares.

Decorridas 22 jornadas, os últimos 17 jogos sem derrotas, 5 pontos á maior sobre o segundo classificado e ainda mais notável, 11 pontos acima do terceiro.

Este meu apontamento, visa manifestar o meu regozijo pelo sucesso do Sport Clube Beira Mar e simultaneamente a minha indignação em relação à comunicação social, sobretudo a de âmbito nacional, em não dar o devido relevo ao notável desempenho desta equipa.

A Roque

2.03.2006

Pelo Beira-Mar. Sempre!!! (parte III)

O SEU AO SEU DONO

Ao ler regularmente o Jornal Oficial do Beira-Mar, generosamente publicado pelo Diário de Aveiro, verifico que mais parece o Beira-Mar/Fashion (promoção de vaidades) do que ocupar o espaço de direito próprio às actividades amadoras.

Conforme já referi do muito haver a fazer, reparo que os atentados à solidariedade com todos os que serviram o Beira-Mar, são esquecidos nos momentos áureos da vida do Clube.

Vem isto a propósito da Direcção e seus responsáveis, em especial os da formação, deliberarem galardoar os atletas e treinadores no jogo passado com o Maia, com as faixas de campeões da Série C do Nacional de Iniciados da época 2004/2005, que brilhantemente conquistaram sob a liderança da ex-Direcção, esquecendo-se daqueles que com o seu trabalho, dedicação e sofrimento, constituíram uma verdadeira equipa de futebol, nomeadamente, a médica, fisioterapeuta, Psicóloga, roupeiro, patrocinador e a dedicação exausta do administrativo, Rufino Maia, credores de iguais êxitos.

É esta a minha indignação da falta de ética e lealdade, com aqueles campeões que mereciam mais respeito pelo trabalho desenvolvido ao longo do tempo nos bastidores, em prol do Beira-Mar, cada vez maior.

Salve-se a justa homenagem ao malogrado atleta, camisa 10, Diogo Anjos, a quem toda a ex-Direcção e toda a sua equipa, dolorosamente se curva.

Esperamos todos ser campeões na corrente época da Liga de Honra, liderada pelo Sr. Presidente, Artur Filipe, e no dia solene da entrega das faixas, não façam o mesmo marginalizando todo o staff que contribuiu ao longo do ano de toda a responsabilidade para o êxito, incluindo o Presidente, que me apraz perguntar-lhe, como procederia?

Se alguma coisa está mal na formação, ela está na origem da coordenação nos diferentes níveis, que deveriam ser acautelados, como se fez no passado, admitindo pessoas com curriculum e competência, como, Américo Marcos, José Domingos, Aníbal Silva, Mário Moreira e Jorge Neves, os quais fabricaram talentos, seis para as Selecções Nacionais e vinte para a Associação Futebol de Aveiro, cumprindo o projecto determinado da Direcção do Departamento de Formação do Beira Mar.

Lamento também a medida retrógrada, da anulação do que há de mais célere na vida do Clube, o jantar FESTA DE NATAL, para todos atletas amadores e seus familiares, Órgãos Directivos do Beira-Mar, Funcionários, Colaboradores, Convidados de Instituições Desportivas, Estatais e Civis, etc., cujo convívio e fraternidade procurei nos meus cinco anos directivos como Vice Presidente de todas as actividades amadoras, corresponder à família beiramarense, comungando assim, uma participação activa para sua união fraternal. Espero ainda que não acabem com a Festa de Encerramento de todas as actividades, em Junho próximo.

Alerto também, conforme já foi noticiado, não acabar com as outras modalidades de formação do Clube, exigível pela vivacidade e auge dos nossos filhos, que praticam desporto com as cores da nossa camisola, que é a semente para o futuro da colectividade e da cidade, ponto primeiro da obrigação de quem dirige.

Uma mensagem aos pais dos atletas, quem, com o seu contributo, presença, esforço, dedicação e reivindicação positiva, deixamos pronto à muito esperado o Centro de Estágio e Formação (Academia) liderado pelo ex-Presidente, Engº. Mano Nunes e sua equipa Directiva, a fim de poder ser utilizada.

Estas causas nobres com dedicação, até dão saldo positivo, agora que dá muito e muito trabalho, há isso dá.

A formação exige, trabalho, planeamento, conhecimento e competência.

O seu ao seu dono.

Óscar Paulo

1.23.2006

Ventos de S.Roque # 10 - FUTEBOL - Análise de "benchmarking"







A liga portuguesa de futebol profissional (LPFP), preocupada com o estado do futebol português, solicitou a uma empresa de auditoria, credenciada, um estudo para implementar medidas de forma a revitalizar este sector de actividade.

Esse estudo concluiu que, a solução seria diminuir drasticamente o número de clubes que disputam os campeonatos profissionais, ou seja, passarem de 18 para 12 clubes. A LPFP timidamente decidiu passar de 18 para 16.

Sendo o futebol o meu desporto de eleição decidi, estudar os modelos organizacionais na Europa e comecei por comparar indicadores das federações de países com ligas competitivas e que demonstram alguma sustentabilidade financeira.

Nesta análise procuro relacionar a população com o número de clubes de cada país.

As federações escolhidas foram: Espanha, França, Itália, Inglaterra e Holanda.

A Espanha tem 40,4 milhões de habitantes, 122 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 330.000 habitantes/clube.

A França tem 60,8 milhões de habitantes, 260 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 230.000 habitantes/clube.

A Inglaterra tem 60,6 milhões de habitantes, 136 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 445.000 habitantes/clube.

A Itália tem 58,1 milhões de habitantes, 112 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 515.000 habitantes/clube.

A Holanda tem 16,5 milhões de habitantes, 38 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 430.000 habitantes/clube.

Portugal tem 10,5 milhões de habitantes, 218 clubes nos campeonatos nacionais, incluindo ligas profissionais, ou seja, 48.000 habitantes/clube.

Esta relação entre a população e o número de clubes, é um indicador claro que a reestruturação em curso no futebol português, não é a adequada. Reflecte bem o poder que actualmente as associações distritais têm no seio da FPF.

Qualquer campeonato competitivo tem entre 18 e 22 equipas. Em Portugal vamos passar de 18 para 16: menos jogos, logo, menos receita.

A solução não é de todo a que se está a implementar.
Advogo um modelo do tipo inglês: 1ªliga com 18 clubes, 2ªliga com 18, campeonato nacional da 1ª divisão com 18 clubes, 2ª divisão com 18 clubes e 3ª divisão com duas zonas: norte e sul com 36 clubes (18+18).
Isto totaliza 108 clubes e ficamos com um rácio interessante, 100.000 habitantes/clube, embora ainda muito inferior, quando comparamos com as federações mais competitivas da Europa.

Esta é, apenas uma das medidas, mas que considero fundamental para a sustentabilidade do futebol português: diminuição drástica do número total de clubes nos campeonatos nacionais.

Todos tinham a ganhar, excepção feita para o “sistema”.

A Roque

12.21.2005

As nossas crónicas... a sua base (repetição para relembrar)

Por este espaço passam as ideias e comentários dos membros do nosso blog sob a forma de crónica, sem data marcada, sem complexos ou intenções dissimuladas.

Crónicas como " As Rajadas do Mano", "Ventos de S. Roque" e " Avisos à Navegação", entre outras sempre assinadas pelos seus autores, marcam presença neste espaço, analisando a vida do Sport Clube Beira-Mar, na perspectiva de quem já esteve "lá dentro", e agora, do "lado de fora", continua atento aos destinos do clube - Mano Nunes, Alberto Roque, João de Sousa, Oscar Paulo e André Apolinário juntamente com alguns convidados seus, conhecidos das lides beiramarenses são os autores.
Um blog para gente mais madura, aberto a todos os que com moderação e respeito queiram participar com ideias, sugestões, criticas e comentários, a par de assuntos que poderão nem sempre estar relacionados com o nosso clube.
Um blog onde o anonimato será sempre condenado!