10.28.2005

"E o vento convida... Jorge Maia Valente


Para a primeira crónica de autor convidado, temos o prazer de publicar este texto do Jorge Maia, jornalista, ex-director de comunicação do Sport Clube Beira-Mar. Um texto muito interessante a provar que quem sabe....sabe!



O futebol mudou

O futebol mudou. Antes havia onze jogadores para preencherem os espaços do campo a defender, preencherem os espaços do campo a atacar. Tinha espaço vazio para jogar com e sem bola. Agora não. Tem espaços ocupados para jogar com bola. Correm os jogadores. A bola não. Anda feliz da vida, a roteiro. Tem diagonais, bloqueios, rupturas. Duas linhas. Nove metros. Diz-se que vai ter uma rede a meio para intensificar o futebol directo.

O futebol mudou. Antes tinha Artur Agostinho na telefonia. Agora tem um gostinho a cerveja e tremoços no sofá. A dois euros. Quatrocentos paus, o preço do «olha a superior para a bola».

O futebol mudou. Antes havia guarda-redes que eram guarda-redes porque sabiam defender para lá dos postes. Agora há guarda-redes postergénicos. Tinha Torres, Coluna, Eusébio, Pavão. Agora tem craques todos os dias. Tinha Violinos. Agora tem tambores. O Joselito a cantar nas bancadas do «Violas». Agora tem o emplastro preocupado em dizer quem é o pai dele.

O futebol mudou. Antigamente havia o Rappan, o Rinnus, o Bearzot, o Goethals. Agora há o José Mourinho, o José Vitor Pontes, o José Couceiro, o José Gomes, o José Carlos Carvalhal. Há, também, o José Paulo Sérgio, há três meses atrás, o José Luís Castro. E outros Luíses. Um é Lobo.
O futebol mudou. Antigamente não tinha campo pequeno, excepção feita na tourada. Agora, além do campo pequeno tem campo grande, onde se assistem a grandes touradas, as linhas de passe, o aprofundado sistema que permite transições defesa-ataque altamente defensivas mas particularmente ofensivas, a polivalência do defesa ofensivo e as características do pé esquerdo diametralmente oposto à mão direita do médio defensivo que calça 42.

O futebol mudou. José Maria Pedroto devia estar cá agora para saber como é que se treina e como é que é um treinador a sério. Como ensinou mal o Quinito, o Ribeiro, o Pedro e o Oliveira. E para saber como o futebol de ataque leva gente aos estádios. E como os lençóis brancos são bonitos.

Porque, que um treinador é despedido quando perde, ou um árbitro continua a apitar quando erra, já isso ele sabia.

Jorge Maia

10.26.2005

O Rua do Vento já mexe...









Para azar de uns, para regalo de outros,
para que uns se possam rir, para que outros se voltem a irritar,
para os anónimos, para os identificados,
para os que nos detestam, para os que nos acham piada,
para os que concordam, para os que discordam,
para os crentes, para os incrédulos,
para os beiramarenses, para os que se dizem beiramarenses,
para os papagaios, para os moderados,
para os ceboleiros, para os cagaréus,
para os que gostam do estádio novo, para os que querem voltar ao velho,
para os que gostam de enguias, para os que as detestam,
para os vermelhos, verdes e azuis, para os que só tem amarelo no peito,
para os que pagam cotas, para os que nunca as pagaram,
para os que nos pensavam "defuntos", para os que reclamam o nosso silêncio....

enfim para todos vós...

O Rua do Vento vai voltar,
em grande, brevemente!

Bem haja a todos os que nos visitam,

A malta do Rua do vento

10.07.2005

E a Taça....foi-se !!!


Uma no cravo, uma na ferradura.
Assim anda o nosso beira-mar!!!

Neste último jogo metemos os pés na(s) lama(s)!!


Bom, afastados que estamos desta prova, esperemos o máximo empenho de todos para assegurar uma boa prestação no campeonato.

Força beira!!!

9.29.2005

Ventos de S.Roque # 8 - Viva o Futebol...


Sei que esta minha reflexão não é politicamente correcta, mas arrisco a publicá-la neste espaço, partilhando-a convosco e pedindo que compreendam a minha indignação.

Agora, com mais tempo livre, tenho oportunidade de vêr mais televisão e normalmente em período “prime time”. Porque gosto de futebol, acompanho não só este desporto em Portugal mas também os jogos por esse mundo fora. Sei que não é culturalmente correcto e tento vêr outros programas, mas o que é que a nossa televisão nos oferece: “xxxxxxxxxxxx”.

Eu respeito as opções de cada pessoa, mas o que a televisão nos oferece, não tem nada disso, é apenas “xxxxxxxxxxxx”.

Eu olho em redor, tenho amigos, falo com muita gente e concluo que Portugal não é aquilo que as nossas tv’s nos oferecem.

C omo é possível?

Quem domina esta máquina?

Enfim, quando não há futebol na tv, tudo se torna um suplício.

VIVA O FUTEBOL …….

A Roque

Nota: Substituam os “x” por igual numero de outros caracteres e descubram a palavra correcta.

9.27.2005

Resultados 3ª Sondagem Rua do Vento

Após 38 agradáveis visitas "votantes" ao nosso último inquérito, está na hora de fechar o "concurso" e revelar os resultados:

GOLEADOR : Pois 66% não se esquecem de Fary, esse grande goleador que passou pelo clube, que não se deixa fazer esquecer não só pelos golos que marcou mas pelo seu carisma, humildade e profissionalismo. Dino levou a segunda melhor marca com 26% dos votos. Este jogador, confesso, deliciava pelo seu estilo peculiar mas eficaz.

EX-JOGADOR: Pois sócio é sócio e não se esquece: Manuel Fernandes era o único jogador da lista que nunca servira o nosso clube (nem sabe o que perdeu). Assim o sabiam 74% dos votantes. Ao contrário do que pensavam 26% dos votantes, Manuel José jogou, de facto, no Beira-Mar. Estranho constatar que 2 votantes pensavam que António Sousa nunca tinha jogado no Clube ?!!! Ou são novos ou a memória é curta.

A TAÇA 90/91: Pois foi, foi o Tó-Zé o jogador ausente na convocatória dessa célebre final com o F.C. Porto, após uma semana cheia de polémica, pelo facto do jogador ter sido "vendido" a esse mesmo clube antes da final da taça. 74% dos votantes não se esqueceram deste episódio, enquanto que 21% pensavam que Petrov, esse grande defesa, ex-jogador de andebol, não teria dado o seu contributo para essa final que estará, certamente, na memória dos sócios.

Agradecemos a participação de todos e contamos com a vossa "presença" em futuros inquéritos!

9.20.2005

Opiniões...

“Jogar contra o Beira-Mar é o mesmo, exactamente igual, que uma equipa da Liga actuar diante do F.C.Porto, Sporting ou Benfica. É comparável, também, quando uma qualquer equipa joga, nas competições europeias, frente ao Chelsea, Liverpool, Milão ou Real Madrid. Sem tirar, nem pôr. O meu Beira Mar é o gigante, o colossal da Liga de Honra. É o F.C. Porto, Benfica, Sporting, Chelsea, Liverpool, Milão e Real Madrid da Liga de Honra. O Sport Clube Beira Mar é todos eles juntos.”
Sérgio Loureiro – Diário de Aveiro em 17/9/2005


“O projecto que os “Auri-Negros” – os genuínos – partilham é o de semear o SC Beira-Mar no seu canteiro, ou seja, na sua região. No dia em que desabrochar, a flor que emerge da planta auri-negra dificilmente será a maior do jardim, mas será o nosso orgulho, a mais bela do jardim, aquela que sempre cuidamos com afecto e atenção”
Nuno Quintaneiro, blog .Bancada Norte, em 19/9/2005


Com a devida vénia, exageros clubisticos e apurado sentido da realidade auri-negra em contraponto.

João Sousa

9.17.2005

3ª sondagem Rua do Vento

Teste os seus conhecimentos sobre o passado do clube.

Responda à nossa sondagem, na secção "inquéritos Ventosos". Basta "clickar"no botão para aceder à pagina de inquérito.

Não se esqueça de confirmar o seu voto primindo "submit vote" no rodapé da página.

Força nisso!

9.16.2005

Resultados 2ª Sondagem Rua do Vento

Após 15 dias, apresentamos os resultados do nosso último inquérito, que visava conhecer um pouco melhor o perfil dos nosso visitantes.

A primeira questão - sobre a antiguidade enquanto sócios - em 16 respostas 75% era de sócios com mais de 5 anos de filiação sendo que 31% (do total dos 16 votantes), curiosamente, teriam mais de 21 anos de filiação. É reconfortante saber deste pormenor.

O "Rua do Vento" chegou ao conhecimento de 37% dos nossos visitantes através da imprensa - curioso, não tinhamos esta noção! A segundo meio de divulgação mais votado foi "através de outros blogs".

Interessante foi saber que 37% dos inquiridos conhecem 1 a 2 outros espaços na internet dedicados ao clube, tantos como os que conhecem mais de 5. Contrastes... pois na verdade há bastante mais de 5 bons espaços onde a vida deste nosso clube é discutido. O Rua do Vento recomenda alguns na sua secção de "Links sobre o Beira-Mar".

Brevemente teremos nova sondagem. Estejam atentos e participem! O "Rua do Vento" agradece!

9.13.2005

Tachos ao Vento # 2

Com um pouco de atraso, cá está a nossa segunda crónica gastronómica".

Na passada terça, a malta do Rua do Vento, conforme ficara combinado entre todos antes do periodo de férias, voltou a reunir-se à mesa para conversar sobre o nosso Beira-mar e, obviamente, para saborear um belo repasto em local seleccionado pelo responsável do mês para o efeito: o Eng. Alberto Roque.

Assim, fomos presenteados com uma verdadeira iguaria tradicional (não necessariamente regional, neste caso): Arroz de Galo! Ou de "pica no chão", como se costuma dizer em certas zonas do país.

Galo caseiro criado pelo próprio dono do restaurante em causa. O nome? Uma dica: chamou-se durante muitos anos "Gilgameche". Algures na zona de Vilar. Lembro-me de lá ter ido, nos tempos de estudante de liceu, variadissimas vezes em festas de aniversário, ou jantares de grupo de amigos, comer umas fabulosas costoletas de vitela de tamanho "proibitivo" (perto do pecado), na cave, com um serviço muito natural em que as batatas fritas, arroz e a salada vinham em quantidade infinita. Sem luxos nem preconceitos.

Este humilde restaurante é hoje um dos locais em Aveiro onde melhor se come carne de qualidade (porco preto e vitela estão no topo da lista de preferências), sempre no ponto de grelha, e sofreu sucessivas remodelações e melhorias. Chama-se "Querida", do amigo Simões, pessoa muito ligada às lides futebolisticas da região, que nos deu particular atenção.

Por este motivo e pelos seus clientes habituais, o futebol é quase sempre um dos temas mais discutidos neste espaço. Televisões para "ver a bola" vi pelo menos 3! Camisolas do nosso Beira-Mar, fotos e outros artigos semelhantes decoram as paredes.

Mas voltemos ao galo crucificado que é o rei da festa: estava muito bem feito, sem dúvida. Vale a pena (tem de se encomendar) ir lá comer este prato. O galo era de muito boa qualidade, o arroz estava no ponto e o toque de vinagre ... de categoria. Recomenda-se!

E com estas duas jornadas "de sucesso", o trabalho do Dr. João de Sousa - próximo responsável pelo jantar mensal - torna-se cada vez mais complicado. Mas cá estaremos para fazer depois o resumo da jornada.

Saudações do Rua do Vento.

André Apolinário