9.17.2005

3ª sondagem Rua do Vento

Teste os seus conhecimentos sobre o passado do clube.

Responda à nossa sondagem, na secção "inquéritos Ventosos". Basta "clickar"no botão para aceder à pagina de inquérito.

Não se esqueça de confirmar o seu voto primindo "submit vote" no rodapé da página.

Força nisso!

9.16.2005

Resultados 2ª Sondagem Rua do Vento

Após 15 dias, apresentamos os resultados do nosso último inquérito, que visava conhecer um pouco melhor o perfil dos nosso visitantes.

A primeira questão - sobre a antiguidade enquanto sócios - em 16 respostas 75% era de sócios com mais de 5 anos de filiação sendo que 31% (do total dos 16 votantes), curiosamente, teriam mais de 21 anos de filiação. É reconfortante saber deste pormenor.

O "Rua do Vento" chegou ao conhecimento de 37% dos nossos visitantes através da imprensa - curioso, não tinhamos esta noção! A segundo meio de divulgação mais votado foi "através de outros blogs".

Interessante foi saber que 37% dos inquiridos conhecem 1 a 2 outros espaços na internet dedicados ao clube, tantos como os que conhecem mais de 5. Contrastes... pois na verdade há bastante mais de 5 bons espaços onde a vida deste nosso clube é discutido. O Rua do Vento recomenda alguns na sua secção de "Links sobre o Beira-Mar".

Brevemente teremos nova sondagem. Estejam atentos e participem! O "Rua do Vento" agradece!

9.13.2005

Tachos ao Vento # 2

Com um pouco de atraso, cá está a nossa segunda crónica gastronómica".

Na passada terça, a malta do Rua do Vento, conforme ficara combinado entre todos antes do periodo de férias, voltou a reunir-se à mesa para conversar sobre o nosso Beira-mar e, obviamente, para saborear um belo repasto em local seleccionado pelo responsável do mês para o efeito: o Eng. Alberto Roque.

Assim, fomos presenteados com uma verdadeira iguaria tradicional (não necessariamente regional, neste caso): Arroz de Galo! Ou de "pica no chão", como se costuma dizer em certas zonas do país.

Galo caseiro criado pelo próprio dono do restaurante em causa. O nome? Uma dica: chamou-se durante muitos anos "Gilgameche". Algures na zona de Vilar. Lembro-me de lá ter ido, nos tempos de estudante de liceu, variadissimas vezes em festas de aniversário, ou jantares de grupo de amigos, comer umas fabulosas costoletas de vitela de tamanho "proibitivo" (perto do pecado), na cave, com um serviço muito natural em que as batatas fritas, arroz e a salada vinham em quantidade infinita. Sem luxos nem preconceitos.

Este humilde restaurante é hoje um dos locais em Aveiro onde melhor se come carne de qualidade (porco preto e vitela estão no topo da lista de preferências), sempre no ponto de grelha, e sofreu sucessivas remodelações e melhorias. Chama-se "Querida", do amigo Simões, pessoa muito ligada às lides futebolisticas da região, que nos deu particular atenção.

Por este motivo e pelos seus clientes habituais, o futebol é quase sempre um dos temas mais discutidos neste espaço. Televisões para "ver a bola" vi pelo menos 3! Camisolas do nosso Beira-Mar, fotos e outros artigos semelhantes decoram as paredes.

Mas voltemos ao galo crucificado que é o rei da festa: estava muito bem feito, sem dúvida. Vale a pena (tem de se encomendar) ir lá comer este prato. O galo era de muito boa qualidade, o arroz estava no ponto e o toque de vinagre ... de categoria. Recomenda-se!

E com estas duas jornadas "de sucesso", o trabalho do Dr. João de Sousa - próximo responsável pelo jantar mensal - torna-se cada vez mais complicado. Mas cá estaremos para fazer depois o resumo da jornada.

Saudações do Rua do Vento.

André Apolinário

9.12.2005

Feitios....

“À Direcção cumpre administrar e representar o Clube, para todos os efeitos legais e estatutários, perante quaisquer entidades ou poderes constituídos”
(Art.º 33 dos Estatutos do Sport Clube Beira Mar aprovados em AG de 2/2/2000

“"Propus à direcção - e foi aceite - a atribuição de prémios a jogadores e treinadores apenas quando estivermos nos dois primeiros lugares”
(Treinador da equipa profissional de futebol do Beira-Mar ao Jogo em 10/9/2005)

“Dirigente é para dirigir, treinador para treinar e jogador para jogar”
(Mano Nunes no blog Rua do Vento em 19/7/2005)

É tudo uma questão de feitios !

João de Sousa

9.06.2005

Resultados 1ª Sondagem Rua do Vento

Na sequência da 1ª sondagem feita pelo "Rua do Vento", apresentamos os principais resultados, após aproximadamente 10 dias de inquérito:

1- Sobre as dispensas para a época 2005/2006, num universo de 20 votantes, 65% concordaram com as dispensas. A segunda resposta mais votada - com 30% - revelava os votantes que não concordaram com as mesmas.

2- Quando questionados sobre o " Rua do Vento", num universo de 19 votantes, 47% entenderam alertar que este blog era demasiado critico, sendo a segunda resposta mais votada - com 32% - feita por sócios que entendem que este blog pode ser util para a vida do clube.

3- Por último, os equipamentos! 53% dos 19 votantes manifestaram agrado pelos actuais equipamentos enquanto que 22% dos votantes se dividiram, em partes iguais, entre o "muito interessante" e o "interessante".

Estão aqui os resultados desta primeira sondagem. Agradecemos a todos os que participaram e esperamos ter sempre o máximo de votantes em cada sondagem apresentada.

Visite a nova sondagem criada para tentar perceber um pouco melhor o "visitante tipo" deste blog.

Saudações do Rua do Vento

9.05.2005

Ventos de S. Roque # 7 - BetandWin!!! Uma questão de hipocrisia.

Este foi mais um dos casos no arranque desta época desportiva.
Todos sabemos que reina a crise em quase todas as áreas de actividade e o futebol não é excepção.
O futebol profissional em Portugal, além da sua auto sustentabilidade, tem que financiar o chamado futebol amador (IIªB div, III div, distritais etc.), através de uma verba superior a um milhão de euros por ano(acordo FPF/LPFP). O estado demite-se pura e simplesmente de financiar a própria formação, excepção feita às autarquias locais. O estado equipara os clubes às empresas para cobrar impostos (e bem), mas não lhe reconhece o direito, por exemplo, de se candidatar aos fundos comunitários para a formação profissional dos seus colaboradores.
O futebol tem que gerar receitas próprias e a publicidade é uma das componentes mais importantes.
A liga, depois de terminar vários anos de contrato com a Galpenergia, teve que recorrer ao mercado para arranjar novo parceiro e conseguiu: BetandWin.
É evidente que esta parceria ataca fortemente interesses instalados, no entanto, existe aqui bastante hipocrisia:
1-A Santa Casa da Misericórdia (de Lisboa) durante muitos anos utilizou o futebol para o seu financiamento, através do totobola, recebendo os clubes uma fatia das receitas.
2-A Santa Casa da Misericórdia (de Lisboa) criou as raspadinhas, ficou com toda a receita, não dando qualquer explicação ao futebol e as receitas do totobola caíam.
3-A Santa Casa da Misericórdia (de Lisboa) criou o totoloto, ficou com toda a receita, não dando qualquer explicação ao futebol e as receitas do totobola caíam.
4-A Santa Casa da Misericórdia (de Lisboa) criou o totomilhões, ficou com toda a receita, não dando qualquer explicação ao futebol e as receitas do totobola caíam.

A Santa Casa da Misericórdia (de Lisboa) usou o futebol e promoveu o totobola apenas enquanto precisou dele, agora está preocupada com uma empresa Austríaca que opera no mercado comunitário e que utiliza o futebol para se promover, financiando assim a formação e o futebol amador.

É verdade que todos gostaríamos que isto não acontecesse, mas foi a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, repito: de Lisboa, porque as outras Santas Casas do resto do país nada beneficiam com as receitas do jogo, que criou esta situação.

Como diria um amigo meu: Se existem problemas com a betadine utilizem eosina ou “mercuri-ó-cromo”.

Alberto Roque

8.29.2005

Ventos de S. Roque # 6 - Coerência

Arrancaram as competições profissionais de futebol. Como é da praxe interessa nestes momentos gerar alguma polémica.

Dois casos foram relevantes: As dívidas ao fisco/segurança social e o principal patrocinador da liga.

Vou, hoje, reflectir sobre este tipo de dívidas e a sua relação com o Estado e a verdade competitiva.
Uma das condições necessárias para que um clube possa inscrever atletas na LPFP é que esse clube ou “sad” apresente as certidões das finanças e segurança social com data posterior a 31 de Maio do ano em curso em como tem a sua situação “regularizada”.
De acordo com uma notícia do semanário económico de 19 de Agosto, os clubes devem ao fisco 24 milhões de euros e não estão incluídas as verbas do totonegócio, ou seja, dívidas posteriores a 1998.
Até este momento apenas Alverca e Felgueiras foram penalizados.

A conclusão seria que todos os outros têm as contas em dia, ou melhor, a sua situação “regularizada”.

De facto é o que se verifica. Como foi possível?

Muito simples. Várias alternativas foram criadas pelo próprio Estado que exigiu às ligas profissionais o cumprimento daquelas obrigações:

a)-O clube dirige-se à sua repartição de finanças apresenta um simples requerimento a contestar a dívida e pede cópia desse requerimento com um “carimbo” de entrada.

b)- O clube dirige-se ao IAPMEI e através de um simples requerimento solicita um “procedimento extrajudicial de conciliação” (Dec.Lei: 201/2004), pede cópia com “carimbo” de entrada. Apresenta qualquer dessas fotocópias na LPFP e o assunto está resolvido. Não pode faltar é o “CARIMBO” de entrada.

O Sr. Ministro das Finanças disse recentemente que responsabilizaria a partir de agora os dirigentes por este tipo de dívidas. Isso já está na lei!

Que credibilidade tem o Estado, se ele próprio cria mecanismos para não se pagarem impostos?

COERÊNCIA exige-se.

A verdade competitiva não foi salvaguardada. Também é verdade que são já vários os clubes e “sad´s” que vão caindo de maduros….

O Sport Clube Beira Mar foi e continua a ser um clube coerente, mas tem sido penalizado por isso.

Alberto Roque

8.28.2005

Balanço # 1 | + e - da actualidade recente do SCBM








Os mais (é sempre mais simpático começar pelo positivo)

Os descontos por antecipação de pagamento de quotas, a campanha "sócioamigo", o bilhete de época...

Estas iniciativas são sempre louváveis. Umas originais, outras já experimentadas, tem na sua origem a vontade de levar o máximo de simpatizantes e sócios ao estádio, porque o seu apoio é vital para a equipa. Nem sempre os sócios entendem estas mesmas iniciativas, pois muitos fazem sempre contas ao "devehaver", mas desde que se mantenha um linha coerente de acção, só se podem defender estas acções.
Muitos e bons simpatizantes é o que se deseja - e a meu ver nem sempre terão que ser sócios, necessariamente.

Os menos (gostariamos de não ter nada a dizer mas...)

O Site Oficial do Sport Clube Beira-Mar

Evitei saltar logo para o ringue para bater no que tem sido feito. Mas agora já me custa um pouco.
Concordo que se mude o que está mal...mas quando está bem e funciona, já me custa que se mude só para marcar "a mudança" principalmente se está é manifestamente para pior.

Achei precipitada a mudança e nunca devia ter sido lançada para "o ar" sem ser testada, acabada e afinada. Foi assim que arrancou o site oficial do clube ( a versão "antiga"): com versões BETA, testadas e comentadas por alguns jornalistas e simpatizantes do clube, e só passou a oficial quando já podia responder as necessidades para o qual fora criado.

Nem comento a qualidade dos textos (é melhor não o fazer para já, pois nota-se que não é feito por ninguém do ofício, mas pode ser com grande voluntarismo) mas sim a pouquissima informação, a qualidade e teor desta, e o vazio que se sente pelas paginas ainda experimentais.

Primeiro preparavam isto tudo nos bastidores sossegados, deixavam o que estava e depois lançavam o novo formato. Que o digam os assiduos visitantes deste espaço.

Ressalva-se o hino na pagina de entrada, simpático, por sinal.
Que seja dada a devida atenção a esta ferramenta o mais prontamente possivel, é o nosso desejo.

As dispensas e a sua colocação

São opções, feitas por quem de direito, mas a meu ver muito discutiveis.
Espero, sinceramente, estar errado, e que os reforços sejam manifestamente superiores às dispensas.
Mas se não era este ano que um Ladeira, um Bruno Resende, um Bruno Sousa e um Artur (para já está a escapar à guilhotina) poderiam dar o seu máximo pela equipa (sem custos extraordinários), pergunto quando será ???


Nem sim nem não.... NIM!!

O empate nos Açores

Não é um mau resultado, mas também não é bom. Ao contrário da super-liga, em que perder com um dos grandes ou até com um Boavista, ou um Guimarães, ou um Marítimo na Madeira, pode ser sempre aceitável, na segunda liga o Beira-Mar tem de ser por si um dos grandes. Todos desejamos o seu regresso à primeira divisão pelo que só pode ser possivel estando sempre na frente impondo-se aos demais enquanto tem alguma "mais-valia" e fulgor de ter vindo de um patamar superior de competição. Esperemos em breve ter os resultados do Beira-Mar sempre na crónica dos MAIS! A começar já hoje em casa...


Até à proxima,
André Apolinário

8.27.2005

As Rajadas do Mano # 6 - O Lider


O verdadeiro líder é aquele que se impõe, sem se fazer impor.

Um líder é aquele que se assume nos piores momentos do seu grupo e não nos de glória.

Um líder é um homem que assume e luta sempre pela verdade e não se encapota em meias palavras.

Um verdadeiro líder não se vitimiza, assume as dificuldades e luta com optimismo para contagiar os seus, na senda dos êxitos.

Um líder tem que ser um exemplo em todas as vertentes, para que os seus comandados sintam a sua força num simples abraço ou num chamar de atenção mais severo.

Um líder tem que pensar sempre, naquele provérbio antigo: “ quem não quer ser lobo não lhe veste a pele”.

As insinuações, feitas pelo presidente do Beira-Mar num programa de rádio e respigadas no “diário de Aveiro” não podem ser mais fortes, para a demonstração da antítese do que deve ser um líder. Se não vejamos:

“Se houver insucesso a Direcção não pode ser culpabilizada”. Então quem vai ser o culpado?
O técnico de equipamento, os jogadores ou o treinador, deduzo que vai ser este vitimo, pois ele é que é o líder assumido, não só do balneário, que seria a sua obrigação, mas do próprio clube. A ser verdade isto a Direcção não dirige é dirigida.

“Sobre os jogadores que vão chegando”. Mais uma vez não se sabe quem os manda vir. Também não se sabe quem é que assina contrato com eles e depois verifica que não servem e rescindem.


Tudo isto é gratuito, ninguém paga as rescisões, ninguém paga a estadia e alimentação, ninguém paga as viagens e aos empresários que os trazem, que pelos lindos olhos dos nossos dirigentes, se tornaram magnânimos para o nosso clube.

Sobre isto mais direi quando as contas forem apresentadas referentes a este período e se não houver nenhuma alma generosa que ofereça tudo isto ao clube, nós saberemos quanto e como se gastou tanto dinheiro.

Sobre os empréstimos dos nossos jovens não me quero imiscuir porque é uma área que diz respeito ao técnico. Mas o presidente dizer que foi a falta de experiência deles apontada pelo treinador que compreende que queria jogadores mais experientes, então pergunto:

Que experiência tem os miúdos emprestados pelo Boavista? O Roma e o Nicolas? (a propósito, quanto custaram?!)

Sem duvidar o mínimo do seu valor não lhes vejo mais experiência que a um Ladeira, por exemplo, já para não falar no Ale em relação ao Bruno Sousa.


Sobre o Paul Murray o presidente, mostrou-se agastado e diz que não devia ser ele a tratar do assunto. Temo pela saúde dele, porque se esqueceu do que disse na campanha eleitoral e esqueceu o que eu disse publicamente e com tempo, que ajudaria a Direcção a resolver o problema, se me fosse solicitado. Nunca fui solicitado para nada e durmo descansado. Mas e os outros já não são problema?

Quando a conversa virou para a situação financeira o presidente falou com cuidado e por meias palavras e diz que as pessoas vão saber tudo ao pormenor.

Mas não teve dúvidas em falar por maior, em despesas que as contabiliza 647 mil euros e não fala novamente e maliciosamente em créditos de entidades credíveis como a EMA, Câmara Municipal, Benfica, Boavista e um jogador já pago para esta época (Jorge Silva) e outro que também já estava pago (Ali) e que ao dar-lhe a rescisão deveria ter recebido 30.000 euros, não diz nada. Mas, sobre isto vamos falar no fecho de contas do ano, depois de devidamente auditadas. Com números e devidamente vistoriadas por gente competente e acima de qualquer suspeita fala-se melhor e com mais propriedade.

Aconselho-o a pensar e a reflectir que uma empresa ou um clube se avalia por um todo de itens e não pelo dinheiro que tem na gaveta.

Vitimiza-se ao dizer que ele e o Sr. José Cachide já meteram muito dinheiro no clube, será que isto é uma situação virgem? (Aí amnésia!)

Sabe que não é, só com uma diferença, dantes a discrição imperava e quem o fez no antigamente, fê-lo em prol do amor ao clube e à amizade pouco reconhecida, sem nunca lutar pelo poder, como ele o fez agora. Tão vincadamente e…(Dr. Macário entende-me?)

Esperamos que daqui a três anos tenhamos o clube como estava a 30 de Junho. E com activos em jogadores que ficaram no plantel, que bem geridos podem ser a salvaguarda de possíveis maus actos de gestão e até dêem para pagar o dinheiro que os dirigentes actuais estão a meter no clube.

Se assim fizerem, terão em mim e muitos sócios a dizer “isto é que foi trabalhar”.

Um líder não se ufana com resultados, espera que os outros o valorizem.

Um líder é simples, grato, sensato e não critica gratuitamente os que são seus correligionários.

Um líder gosta de ver criticas construtivas dos seus, para ser cada vez melhor.

Um líder respeita, incentiva e enaltece os trabalhos a efectuar ou efectuados pelos outros, quando são positivos, sem receio de vir a ser ofuscado ou não reconhecido pelo seu.

Um líder é um líder, não se fabrica, nasce e cultiva-se.

Mano Nunes