7.04.2005

Aviso à Navegação # 4 - E mais Ema ainda....

Na página da EMA na internet, em http://www.ema.pt/, aparece divulgado o seguinte texto: “O Estádio Municipal de Aveiro iniciou a sua construção em Junho de 2001. Pouco mais de dois anos foi o tempo que demorou a realizar, tendo custado perto de 62 milhões de euros. O Estádio ocupa uma área de 32 hectares e integra ainda um terminal de autocarros, uma praça com 24.000 mq., uma alameda pedonal e estacionamentos para mais de 3.000 ligeiros e 70 autocarros. A quantidade de terra movimentada neste espaço foi de 1,5 milhões de metros cúbicos...”.

De uma forma explicita e sem rodeios pretende-se demonstrar o gigantismo da obra, mas o que mais salta à vista é o seu custo escandalosamente elevado.

A vivência do SCBM no novo Estádio Municipal nos últimos meses, veio demonstrar que o projectista da obra e o seu dono – a EMA - tiveram a preocupação única de construir um equipamento para realizar unicamente dois jogos do EURO. Poderão dizer que esta afirmação é injusta, mas os factos suportam a minha afirmação:

Como é possível despender 62 milhões de erros na construção de um equipamento tão grandioso, e não salvaguardar situações essenciais para o funcionamento naquele de um clube residente, como:

1) A construção de campos de treinos e balneários, nos terrenos adjacentes;
2) A construção de um pavilhão gimnodesportivo na parte inferior de uma das bancadas;
3) A construção de uma Academia de Formação para o futebol juvenil que possa ser utilizada, pois a existente não dispõe das condições para a sua legalização como tal (falta de iluminação exterior e “pé direito” insuficiente).

Já para não falar de equipamentos de custo reduzido, mas essenciais ao funcionamento no local de uma equipa de futebol profissional, como as tinas de hidromassagem e os jacuzzi, feitos à posteriori e não incluídos no custo da obra.

É pois perceptível que ao custo de 62 milhões de euros, é necessário acrescentar mais umas centenas de milhar de euros, que seriam evitados se os pressupostos do projecto fossem inicialmente devidamente articulados.

O novo Estádio Municipal de Aveiro nasceu torto, e não é com restaurantes, festas de passagem de ano, festas de carnaval, exposições, eventos culturais, casamentos ou outras iniciativas similares que o “elefante branco” se rentabiliza.

Haverá alguma estratégia pensada? Ou o passado e o presente são a evidência da sua inexistência?

O SCBM esteve e deverá estar disponível para ser parceiro na implementação da estratégia, mas com interlocutores com quem se possa discutir!

João de Sousa

7.01.2005

As Rajadas do Mano I - Intro


De férias e longe de Aveiro, não deixei de ser informado por amigos do teor de um artigo publicado pelo “Gestor” Miguel no passado dia 30 de Junho no Diário de Aveiro, e no qual a minha pessoa era visada.
Da resposta não se livra, pois tanta mentira por repetida pode passar por verdade, e a história da personagem e da construção do Estádio merece crónica detalhada.
Eu sei mais do que o “Gestor” Miguel pensa que eu sei !

Mano Nunes

Agradecimento da Direcção Cessante

A Direcção do Sport Clube Beira-Mar ao cessar funções vem manifestar o agradecimento aos colaboradores e trabalhadores que ao longo destes anos se destacaram pelo seu profissionalismo, disponibilidade, lealdade, espírito de equipa e isenção, revelados no desempenho das suas tarefas.
Mano Nunes
Alberto Roque
João de Sousa
André Apolinário
Óscar Paulo

6.26.2005

Sopros de Arquitecto # 2 - Ao Jorge Maia


Lamentavelmente Jorge Maia deixa o cargo de Director de Comunicação do nosso clube. Só quem trabalhou com o Jorge pode sentir a baixa "de peso" em que se traduz esta sua decisão. O Jorge muito para além de um excelente profissional é um grande homem, sério e de uma integridade rara nos dias de hoje. Óptimo colega de equipa, bom timoneiro quando sente que os que o acompanham acreditam no seu projecto.
Assim o demonstrou no Euro 2004, quando desempenhou as funções de Coordenador de Acreditação, gerindo uma equipa heterógenea de forma irrepreensível e exigindo rigor para além do solicitado pelas próprias normas da Uefa!! Fantástica prestação.
No beira-mar mais não fez... por culpa nossa, assumimos. O Jorge é um profissional, e nós, por mais boa-vontade que tivessemos, eramos amadores. Apesar das suas "chamadas de atenção" e coordenadas, falhamos muitas vezes "pisando" as regras que ele definira para a comunicação. Desculpa, Jorge.
No entanto o trabalho que deixa é de grande valor e está à vista, com particular destaque para o Site oficial e para o suplemento do Diário de Aveiro.
Arranjar alguém para substituir o Jorge, para dar continuidade a este trabalho, não vai ser tarefa fácil para a nova direcção. Desejo-lhes lucidez e alguma sorte para o efeito, esperando que não se deixem convencer por "papagaios esverdeados" ou jornalistas de "aviário" ou de "geração expontânea" para ocupar tão importante lugar no clube.
Ao Jorge resta-nos desejar o melhor para o seu futuro profissional e esperar que se mantenha por perto pois... volto a dizer, só quem o conhece de perto sabe do seu valor e do gozo que é fazer equipa com ele. Bem haja Jorge.
André Apolinário

Aviso à Navegação # 3 - Ema de novo....


Uma mentira muitas vezes repetida passa por verdade, e o “zeloso” e desportivamente inculto Administrador “operacional” da EMA por vezes abusa.
Na sua página na Internet, a EMA, pela pena do seu Administrador faz um resumo da actividade desenvolvida durante o ano de 2004, e em dado ponto do texto afirma: “Acresce que a EMA ainda não pode vender os lugares de bancada a que tem direito segundo o protocolo assinado com o clube porque este ainda não disponibilizou os mesmos à empresa”.
Nada mais falso, pois no ponto 3. da cláusula 12 do mesmo protocolo, se clarifica que a venda pela EMA dos 3.120 lugares protocolados obriga a que as pessoas ou entidades que os adquiram se tornem de imediato sócios do SCBM com a categoria do lugar adquirido.
Nunca aos serviços administrativos do SCBM chegou nenhuma proposta enviada pela EMA, o que dá a entender que nenhum lugar foi vendido!
Pudera, com uma proposta de venda de cada lugar por 345 €, e com a possibilidade de ocupar o mesmo lugar tornando-se unicamente sócio do SCBM e pagando unicamente 45 €, a opção era fácil.
Como é possível atribuir responsabilidades à ex-Direcção do SCBM, quando o problema está na incapacidade técnica para encontrar soluções para rentabilizar um “elefante branco”.
Com diálogo, o “zeloso” Administrador e o “Dr.” Artur Filipe vão lá !
Chegará ?

João de Sousa

6.23.2005

Aviso à Navegação # 2 - Ema e tal...

A cedência ao Sport Clube Beira-Mar dos direitos de utilização e exploração da área desportiva do Estádio Municipal de Aveiro foi efectuada com a celebração de um protocolo em 9 de Setembro de 2003, estando na sua cláusula décima segunda – parágrafo 4. escrito o seguinte, “Porque a rentabilidade da exploração dos Camarotes depende das exibições desportivas protagonizadas pelo SCBM, a EMA, a título de compensação pelo lucro cessante que esta situação importa para o Clube, entregará ao SCBM a quantia anual de 500.000 €, actualizada de acordo com o índice da inflacção. ...”.
O documento foi assinado após meses de discussão e diálogo pelos Drs. Alberto Souto e Miguel Lemos em representação da EMA e pela Direcção do SCBM em funções, sendo óbvio que ambas as partes estavam conscientes do que assinavam.
Desde a assinatura e até à presente data, vinte e dois meses se passaram, e os serviços administrativos do Beira Mar em diálogo com a EMA, facturaram a quantia de 1.090.833,33 €, não tendo havido qualquer contestação ao valor facturado.
Nestes vinte e dois meses, e após muito diálogo a EMA só pagou 541.505,21 €.
Esperemos para ver como a nova Direcção do Sport Clube Beira-Mar consegue gerir em diálogo, e se este se transforma em euros para bem do Clube.
Se tal ocorrer, é patentear o método e propô-lo ao Governo da República para diminuir o deficit.

João de Sousa

Ventos de S. Roque #3 - Parabéns Artur Filipe! (versão editada por Rogério Silva)


Artur Filipe ganhou as eleições.
Ganhou-as de forma clara. Parabéns!
Os órgãos sociais vão iniciar as suas funções no próximo dia 29. O que lhes desejo, sinceramente, é sucesso.
Dos vários órgãos sociais do clube, é a direcção que vai ter a tarefa mais difícil. Difícil, porque entendo, que o objectivo fundamental dos clubes ou das SAD em geral e do Sport Clube Beira-Mar em particular, é a sustentabilidade financeira.
Todos queremos e se possível já na próxima época, o nosso clube na Superliga, mas esse objectivo não pode ser a qualquer custo.
Todos os elementos da direcção têm que estar ao lado do seu líder e com ele serem solidários.
A solidariedade aqui não se resume a palavras de circunstância mas sim aos actos, às atitudes, ….
Uma direcção forte é muito mais do que meio caminho andado. Para o sucesso total é também preciso sorte (a bola tem que entrar!).
Felicidades é o que quero desejar ao presidente e restantes elementos desta nova direcção.
Alberto Roque

6.21.2005

Aviso à Navegação # 1

O Sr. Artur Filipe concretizou um sonho: - É o líder do Sport Clube Beira Mar !
Que a caminhada lhe seja plana, sem incidentes de percurso e com pleno sucesso, para bem do clube de todos nós.
Deixo-lhe contudo um alerta, o trabalho a desenvolver deve destinar-se a catapultar o nosso clube para patamares superiores de reconhecimento e conquista, e não ser um mero repositório de exibições saloias de vaidadezinhas pessoais e desejos de protagonismo.
Assuma as suas funções plenamente, não se subalternize, faça valer os seus cinquenta anos de associado.
João de Sousa

6.19.2005

Parabéns Beira-Mar

O clube está de parabéns. 1151 votantes é um número que demonstra a vivacidade do clube.
Rua do Vento felicita os novos dirigentes pela vitória esclarecedora, desejando a todos sucesso na gestão da instituição.
Quanto a nós, por aqui "andaremos" a analisar essa mesma gestão, ora sugerindo ora criticando as opções. Essa é a razão de ser deste blog.
Bem haja Beira-Mar!