7.01.2005
As Rajadas do Mano I - Intro
De férias e longe de Aveiro, não deixei de ser informado por amigos do teor de um artigo publicado pelo “Gestor” Miguel no passado dia 30 de Junho no Diário de Aveiro, e no qual a minha pessoa era visada.
Da resposta não se livra, pois tanta mentira por repetida pode passar por verdade, e a história da personagem e da construção do Estádio merece crónica detalhada.
Eu sei mais do que o “Gestor” Miguel pensa que eu sei !
Mano Nunes
Agradecimento da Direcção Cessante
A Direcção do Sport Clube Beira-Mar ao cessar funções vem manifestar o agradecimento aos colaboradores e trabalhadores que ao longo destes anos se destacaram pelo seu profissionalismo, disponibilidade, lealdade, espírito de equipa e isenção, revelados no desempenho das suas tarefas.
Mano Nunes
Alberto Roque
João de Sousa
André Apolinário
Óscar Paulo
Mano Nunes
Alberto Roque
João de Sousa
André Apolinário
Óscar Paulo
6.26.2005
Sopros de Arquitecto # 2 - Ao Jorge Maia

Lamentavelmente Jorge Maia deixa o cargo de Director de Comunicação do nosso clube. Só quem trabalhou com o Jorge pode sentir a baixa "de peso" em que se traduz esta sua decisão. O Jorge muito para além de um excelente profissional é um grande homem, sério e de uma integridade rara nos dias de hoje. Óptimo colega de equipa, bom timoneiro quando sente que os que o acompanham acreditam no seu projecto.
Assim o demonstrou no Euro 2004, quando desempenhou as funções de Coordenador de Acreditação, gerindo uma equipa heterógenea de forma irrepreensível e exigindo rigor para além do solicitado pelas próprias normas da Uefa!! Fantástica prestação.
No beira-mar mais não fez... por culpa nossa, assumimos. O Jorge é um profissional, e nós, por mais boa-vontade que tivessemos, eramos amadores. Apesar das suas "chamadas de atenção" e coordenadas, falhamos muitas vezes "pisando" as regras que ele definira para a comunicação. Desculpa, Jorge.
No entanto o trabalho que deixa é de grande valor e está à vista, com particular destaque para o Site oficial e para o suplemento do Diário de Aveiro.
Arranjar alguém para substituir o Jorge, para dar continuidade a este trabalho, não vai ser tarefa fácil para a nova direcção. Desejo-lhes lucidez e alguma sorte para o efeito, esperando que não se deixem convencer por "papagaios esverdeados" ou jornalistas de "aviário" ou de "geração expontânea" para ocupar tão importante lugar no clube.
Ao Jorge resta-nos desejar o melhor para o seu futuro profissional e esperar que se mantenha por perto pois... volto a dizer, só quem o conhece de perto sabe do seu valor e do gozo que é fazer equipa com ele. Bem haja Jorge.
André Apolinário
Aviso à Navegação # 3 - Ema de novo....
Uma mentira muitas vezes repetida passa por verdade, e o “zeloso” e desportivamente inculto Administrador “operacional” da EMA por vezes abusa.
Na sua página na Internet, a EMA, pela pena do seu Administrador faz um resumo da actividade desenvolvida durante o ano de 2004, e em dado ponto do texto afirma: “Acresce que a EMA ainda não pode vender os lugares de bancada a que tem direito segundo o protocolo assinado com o clube porque este ainda não disponibilizou os mesmos à empresa”.
Nada mais falso, pois no ponto 3. da cláusula 12 do mesmo protocolo, se clarifica que a venda pela EMA dos 3.120 lugares protocolados obriga a que as pessoas ou entidades que os adquiram se tornem de imediato sócios do SCBM com a categoria do lugar adquirido.
Nunca aos serviços administrativos do SCBM chegou nenhuma proposta enviada pela EMA, o que dá a entender que nenhum lugar foi vendido!
Pudera, com uma proposta de venda de cada lugar por 345 €, e com a possibilidade de ocupar o mesmo lugar tornando-se unicamente sócio do SCBM e pagando unicamente 45 €, a opção era fácil.
Como é possível atribuir responsabilidades à ex-Direcção do SCBM, quando o problema está na incapacidade técnica para encontrar soluções para rentabilizar um “elefante branco”.
Com diálogo, o “zeloso” Administrador e o “Dr.” Artur Filipe vão lá !
Chegará ?
João de Sousa
6.23.2005
Aviso à Navegação # 2 - Ema e tal...
A cedência ao Sport Clube Beira-Mar dos direitos de utilização e exploração da área desportiva do Estádio Municipal de Aveiro foi efectuada com a celebração de um protocolo em 9 de Setembro de 2003, estando na sua cláusula décima segunda – parágrafo 4. escrito o seguinte, “Porque a rentabilidade da exploração dos Camarotes depende das exibições desportivas protagonizadas pelo SCBM, a EMA, a título de compensação pelo lucro cessante que esta situação importa para o Clube, entregará ao SCBM a quantia anual de 500.000 €, actualizada de acordo com o índice da inflacção. ...”.
O documento foi assinado após meses de discussão e diálogo pelos Drs. Alberto Souto e Miguel Lemos em representação da EMA e pela Direcção do SCBM em funções, sendo óbvio que ambas as partes estavam conscientes do que assinavam.
Desde a assinatura e até à presente data, vinte e dois meses se passaram, e os serviços administrativos do Beira Mar em diálogo com a EMA, facturaram a quantia de 1.090.833,33 €, não tendo havido qualquer contestação ao valor facturado.
Nestes vinte e dois meses, e após muito diálogo a EMA só pagou 541.505,21 €.
Esperemos para ver como a nova Direcção do Sport Clube Beira-Mar consegue gerir em diálogo, e se este se transforma em euros para bem do Clube.
Se tal ocorrer, é patentear o método e propô-lo ao Governo da República para diminuir o deficit.
João de Sousa
O documento foi assinado após meses de discussão e diálogo pelos Drs. Alberto Souto e Miguel Lemos em representação da EMA e pela Direcção do SCBM em funções, sendo óbvio que ambas as partes estavam conscientes do que assinavam.
Desde a assinatura e até à presente data, vinte e dois meses se passaram, e os serviços administrativos do Beira Mar em diálogo com a EMA, facturaram a quantia de 1.090.833,33 €, não tendo havido qualquer contestação ao valor facturado.
Nestes vinte e dois meses, e após muito diálogo a EMA só pagou 541.505,21 €.
Esperemos para ver como a nova Direcção do Sport Clube Beira-Mar consegue gerir em diálogo, e se este se transforma em euros para bem do Clube.
Se tal ocorrer, é patentear o método e propô-lo ao Governo da República para diminuir o deficit.
João de Sousa
Ventos de S. Roque #3 - Parabéns Artur Filipe! (versão editada por Rogério Silva)
Artur Filipe ganhou as eleições.
Ganhou-as de forma clara. Parabéns!
Os órgãos sociais vão iniciar as suas funções no próximo dia 29. O que lhes desejo, sinceramente, é sucesso.
Dos vários órgãos sociais do clube, é a direcção que vai ter a tarefa mais difícil. Difícil, porque entendo, que o objectivo fundamental dos clubes ou das SAD em geral e do Sport Clube Beira-Mar em particular, é a sustentabilidade financeira.
Todos queremos e se possível já na próxima época, o nosso clube na Superliga, mas esse objectivo não pode ser a qualquer custo.
Todos os elementos da direcção têm que estar ao lado do seu líder e com ele serem solidários.
A solidariedade aqui não se resume a palavras de circunstância mas sim aos actos, às atitudes, ….
Uma direcção forte é muito mais do que meio caminho andado. Para o sucesso total é também preciso sorte (a bola tem que entrar!).
Felicidades é o que quero desejar ao presidente e restantes elementos desta nova direcção.
Alberto Roque
6.21.2005
Aviso à Navegação # 1
O Sr. Artur Filipe concretizou um sonho: - É o líder do Sport Clube Beira Mar !
Que a caminhada lhe seja plana, sem incidentes de percurso e com pleno sucesso, para bem do clube de todos nós.
Deixo-lhe contudo um alerta, o trabalho a desenvolver deve destinar-se a catapultar o nosso clube para patamares superiores de reconhecimento e conquista, e não ser um mero repositório de exibições saloias de vaidadezinhas pessoais e desejos de protagonismo.
Assuma as suas funções plenamente, não se subalternize, faça valer os seus cinquenta anos de associado.
Que a caminhada lhe seja plana, sem incidentes de percurso e com pleno sucesso, para bem do clube de todos nós.
Deixo-lhe contudo um alerta, o trabalho a desenvolver deve destinar-se a catapultar o nosso clube para patamares superiores de reconhecimento e conquista, e não ser um mero repositório de exibições saloias de vaidadezinhas pessoais e desejos de protagonismo.
Assuma as suas funções plenamente, não se subalternize, faça valer os seus cinquenta anos de associado.
João de Sousa
6.19.2005
Parabéns Beira-Mar
O clube está de parabéns. 1151 votantes é um número que demonstra a vivacidade do clube.
Rua do Vento felicita os novos dirigentes pela vitória esclarecedora, desejando a todos sucesso na gestão da instituição.
Quanto a nós, por aqui "andaremos" a analisar essa mesma gestão, ora sugerindo ora criticando as opções. Essa é a razão de ser deste blog.
Bem haja Beira-Mar!
Rua do Vento felicita os novos dirigentes pela vitória esclarecedora, desejando a todos sucesso na gestão da instituição.
Quanto a nós, por aqui "andaremos" a analisar essa mesma gestão, ora sugerindo ora criticando as opções. Essa é a razão de ser deste blog.
Bem haja Beira-Mar!
6.16.2005
Sopros de Arquitecto #1 - A importância do voto
Numa lista ou na outra, em branco ou nulo, o importante é votar!
A pé ou de bicicleta, de carro ou autocarro, o importante é votar!
Decidido ou contrariado, com fé ou incrédulo, o importante é votar!
O clube merece, o clube precisa.
Sócio passivo ou comodista perde o direito a reclamar depois.
É nestas alturas que se vê a vitalidade de uma instituição.
Para isso existem os votos nas listas, quando se concorda com uma delas, bem como o voto em branco, sinal de descordância mas, simultâneamente, de participação activa.
Existe ainda o voto nulo, sem significado especial. A meu ver, evitável.
Mas insisto: votem! É um direito, mas também uma obrigação.
André Apolinário
A pé ou de bicicleta, de carro ou autocarro, o importante é votar!
Decidido ou contrariado, com fé ou incrédulo, o importante é votar!
O clube merece, o clube precisa.
Sócio passivo ou comodista perde o direito a reclamar depois.
É nestas alturas que se vê a vitalidade de uma instituição.
Para isso existem os votos nas listas, quando se concorda com uma delas, bem como o voto em branco, sinal de descordância mas, simultâneamente, de participação activa.
Existe ainda o voto nulo, sem significado especial. A meu ver, evitável.
Mas insisto: votem! É um direito, mas também uma obrigação.
André Apolinário
Subscrever:
Mensagens (Atom)