5.29.2007
PELO BEIRA-MAR, SEMPRE (Parte XII)
Diogo Valente, Cristóvão, André, Godofredo, Marcelo, Diogo Filipe, Bruno Resende, Ladeira, João Paulo, Mark Vale, Hippy, Baldé, Fábio, Semedo, Nelson, Pinho, Pires, Magno, etc., entre outros, com idades menores em formação.
Este foi um trabalho agressivo da ex-Direcção, com os seus custos, num investimento que surgiu seus valores e urge aproveitar, cujos talentos saídos a tempo das escolas de formação, que em boa hora deixamos, um Plano de Acção viável, em todas as vertentes que o clube obriga.
As actividades amadoras, são a vivência e futuro do nosso Beira Mar.
São ideias de reflexão, que todos devemos aproveitar e melhorar.
Óscar Paulo
5.21.2007
SPORT CLUBE BEIRA MAR – UM HISTÓRICO
É tempo de reflexão e de decisão.
Temos que tirar partido destes momentos e projectar o futuro.
A grandeza de qualquer clube faz-se de conquistas e derrotas, de títulos, e nós temos vários entre os quais a Taça de Portugal, mas sobretudo, de pessoas.
É preciso estarmos com o nosso clube, críticos quando o tivermos de ser, mas unidos nas batalhas contra os nossos adversários e na defesa intransigente dos interesses do Sport Clube Beira-Mar.
Temos potencial, acreditem, temos potencial. Não podemos desperdiçar energias com lutas fratricidas.
O Sport Clube Beira Mar é um HISTÓRICO.
A Roque
4.23.2007
FPF versus TAÇA
Um país com apenas duas competições e as competições profissionais apenas com 16 clubes, realizar as meias-finais da taça, segunda prova mais importante, a meio da semana às 21.00 horas é no mínimo discutível.
Sendo a situação financeira dos clubes grave e sendo possível arrecadar receitas através da taça é urgente repensar o modelo.
Aqui vai uma proposta: a partir dos oitavos de final, jogos a duas mãos e ao fim de semana.
A Roque
4.11.2007
ARBITRAGEM: UM PROBLEMA
Como já não faço parte da tribo do futebol, e a maior parte já mudou de telemóveis, não consegui descarregar a adrenalina.
O que vi:
O Sr. Lucílio Baptista apitou ao som da assistência.
O Sr. Lucílio Baptista actuou disciplinarmente em função do ruído.
O Sr. Lucílio Baptista adoptou critérios diferentes para as duas equipas.
O Sr. Lucílio Baptista inventou um penalty.
O que eu sei:
O Sr. Lucílio Baptista é de Setúbal.
O que eu já tinha visto:
O Sr. Lucílio Baptista marcar um penalty a favor do V. Setúbal com a falta a ser efectuada cinco metros fora da área. O Setúbal, nesse ano, não desceu.
O que o Soler sabe:
O Sr. Lucílio Baptista tem uma arbitragem sibilina.
Os presidentes da LPFP e da comissão de arbitragem iniciaram o mandato com a determinação de profissionalizar a qualquer custo a arbitragem. Disse nessa altura que não me parecia que essa devesse ser a principal preocupação do presidente de uma associação patronal, isto é, parecia-me existirem problemas mais graves e urgentes para resolver.
O que se verifica hoje na liga nacional, e confirmei-o este fim-de-semana em que tive a oportunidade de ver alguns jogos de vários campeonatos, é que a qualidade da arbitragem piorou. Verifiquei, inclusivamente, que alguns árbitros marcam faltas em função do ruído. O tempo útil de jogo é baixo. O número de paragens é elevado. Usa-se e abusa-se do fair-play. A comparação com outros campeonatos é agora ainda maior.
Existe justificação? Não sei, mas sei que as expectativas criadas quanto à profissionalização foram mal avaliadas. Sei ainda que o famoso processo do apito não teve ainda consequências. Sei ainda mais, os árbitros arguidos nesse processo foram “suspensos” e regressaram sem qualquer explicação.
Conclui-se, pois que a qualidade da arbitragem é má, a sua imagem é fraca e a LPFP nada tem feito no sentido de melhorar, bem pelo contrário.
A arbitragem é um problema com muitas variáveis, mas a principal é a formação e o comprometimento dos actores. Com estes actores pouco ou nada muda. Temos que dar lugar a uma nova geração.
Aveiro, 10 de Abril de 2007
A Roque
2.02.2007
É o autêntico "Bailinho da Madeira"
Mas que bailinho é este, a meio da época, no nosso Beira-Mar?! Que corropio desenfreado, que nem numa pré-época se adimite!!!Não estarão estes directores a passar-se a si mesmos o pior dos atestados, ao demonstrar que afinal, havia tanta coisa para mudar???
11 saidas (para já), 11 entradas (para já) na época de Dezembro...Desculpem lá o desabafo, mas assim, realmente não há $$$ que chegue. Ñão deixámos os cofres cheios, mas pelo menos dividas não deixámos nehumas. Realmente assim percebo as palavras do actual presidente quando se queixa que o $$$ não chega.... É o descalabro, vale tudo.
Recomendo que leiam o post "o cozinhado de Janeiro" do Quintaneiro no seu Blog "Bancada Norte" - www.bancadanorte.blogspot.com
Só posso desejar sorte, sinceramente, pois nada de mau quero para o clube. MAs que vamos precisar de muita vamos.
André Apolinário
1.25.2007
PARABÉNS EUSÉBIO!!!

A turma do Rua do Vento gostaria de felicitar todos os atletas, colaboradores e dirigentes que fizeram parte da história do Beira-Mar, na sua data de aniversário, mas tal tarefa torna-se impossível.
Mas faça-se esse reconhecimento àqueles que acabamos por saber a sua data de aniversário, razão porque não podemos deixar passar em branco o dia de hoje em que Eusébio da Silva Ferreira, faz 65 anos de idade.
Eusébio, foi atleta do Beira-Mar na época 76/77, facto que continua a surpreender muitos dos sócios e simpatizantes mais jovens ou simpatizantes de outros clubes, e o valor da sua contratação e vencimentos, nesse então, foram praticamente garantidos com as receitas de bilheteira do público que vinha ver o “Rei” em pleno Mário Duarte (velho).
A sua passagem pelo Beira-Mar foi curta mas certamente estará nas boas memórias de muitos dos sócios e simpatizantes que viram o Pantera Negro a vestir de …. Aurinegro!!
Felicidades e muita saúde, Eusébio!!!
1.19.2007
Ventos de S. Roque #25: Toda a Diferença
Na LPFP, o somatório das receitas relativas aos direitos televisivos de todos os clubes é inferior à receita média de um clube inglês.
É claro que a escala é diferente, mas vejamos:
1-Em Inglaterra, quem negoceia estes direitos é a League. Em Portugal, são os clubes, individualmente.
2-Em Inglaterra, a League impõe esta metodologia. Em Portugal, a metodologia é imposta por: Porto, Sporting e Benfica.
3-Quem decide são os clubes. Cada clube um voto, mas não se consegue alterar a metodologia.
Conclusões:
a)- a Premier League trabalha para garantir receitas aos seus associados.
b)- a LPFP está preocupadíssima com a profissionalização dos árbitros.
c)- Em Inglaterra, e outros países desenvolvidos as receitas dos clubes são em função da sua classificação.
d)- Em Portugal, são em função da sua posição relativa na sociedade (típico do terceiro mundo).
e)- Em Portugal, os clubes perdem deliberadamente força negocial, em Inglaterra é exactamente o inverso.
f)- Sendo este tipo de receitas determinante para os clubes, em Inglaterra cultiva-se a competitividade e em Portugal privilegia-se um cartel . O cartel dos campeões.
g)-a LPFP, organização de clubes e sad`s, tem como prioridade o estatuto dos árbitros, a League tem como objectivo a saúde financeira dos seus associados.
Faz….. TODA A DIFERENÇA
A. Roque
PELO BEIRA MAR, SEMPRE (Parte XI)
Já neste Blog sob o título "Esclarecimento" de 18/01/07, nos referimos e provamos, às mentiras e desculpas sobre a situação caótica actual. Cabe-me a mim, enquanto responsável nos últimos cinco anos, pelas actividades amadoras, na Presidência de Mano Nunes, não deixar passar continuadamente mais mentiras (elas não passarão) porque a verdade nunca esquece, e venho esclarecer o seguinte: Tive o cuidado na primeira acção das minhas funções, ouvir o responsável das modalidades que me antecedeu, a fim de planear um projecto para quatro anos, que tinha como objectivo a consolidação de uma verdadeira escola de formação ao nível dos grandes clubes portugueses.
Como é do conhecimento de todos e pelo contributo que deixei como Vice-Presidente da Actividades Amadoras, e como primeiro responsável nas épocas 2000/2005, onde contei com a participação solidária de todos aqueles que contribuíram para o crescimento da vida do clube, esperava também uma palavra da recém direcção, para me questionar no trabalho em curso do ambicioso sonho, que todos planeamos na finalização da obra da colectividade a que todos pertencemos. Mas em vão.Esta foi talvez, a missão mais importante que procurei satisfazer na plenitude das minhas funções, para um engrandecimento da nossa colectividade.
Também aqui, quero deixar uma mensagem de agradecimento a todos que contribuíram financeiramente para este projecto e foram muitos, cuja viabilidade financeira nunca foi posta em causa, na satisfação dos planos traçados.
Gostaria ainda para não me repetir, para vos remeter a este blog, no meu artigo "Pelo Beira Mar, Sempre (Parte II)" de 15/11/2005, que vos deixo uma síntese do balanço positivo das actividades desenvolvidas por todos, onde deixamos talentos a rodar em vários clubes dos nacionais, entre outros em formação, que nos fazem falta na actual equipa profissional, a custo zero.
É este entre outros o conceito que considero mais importantes no desenvolvimento e filosofia a serem tomadas nos diferentes níveis exigíveis do clube, e, o compromisso de todos e de todas as forças vivas da cidade, que a ex-direcção deixou e deixei o meu contributo, para a consolidação e defesa exaustiva das modalidades, para bem do nosso glorioso Sport Clube Beira Mar.
Alertei ainda em devido tempo, para não acabarem com as modalidades amadoras, apontando pistas, agora postas em causa pelo Presidente do Beira Mar, que são o cerne da nossa existência, legado pelos seus fundadores, rico na sua história, e exigível pela vivacidade dos vindouros, no desporto, na cultura e no lazer dos nossos filhos, são a semente da colectividade futura, ponto primeiro e obrigação das causa nobres de quem dirige.
Foi assim ontem, na Presidência de Mano Nunes, terá de ser assim amanhã, custe o que custar, com responsabilidade, credibilidade, planeamento, verdade, trabalho, conhecimento e competência, levar o nosso Beira Mar bem alto, todos juntos conseguimos.O Beira Mar, não está à venda.
"NÃO Á EXTINÇÃO DAS ACTIVIDADES AMADORAS"
Óscar Paulo
1.18.2007
ESCLARECIMENTO

Na sequencia da convulsão interna e externa do Sport Clube Beira Mar e para a qual nada contribuímos, verificamos que o sr. Presidente do clube em entrevista hoje ao “O AVEIRO” (http://www.oaveiro.pt) faz afirmações que revelam ignorância ou má fé.
Acreditamos ser difícil explicar os resultados desportivos e financeiros, não comentamos.
Mas tentar justificar com mentira e responsabilizando terceiros, nomeadamente a anterior direcção, não admitimos.
Esclarecemos que não deixamos um cêntimo de divida ao fisco e segurança social, deixando o clube, em 29 de Junho, com todos os vencimentos e subsídios de férias pagos.
Deixamos de créditos de terceiros, entretanto já recebidos mais de 500.000,00€.
Deixamos um contrato anual de TV no valor de 1.500.000,00€
Deixamos contratos de patrocínio anuais no valor de 275.000€.
Deixamos um contrato anual de utilização de lugares especiais de 500.000,00€.
Deixamos um contrato anual de desenvolvimento desportivo de 240.000,00€.
Descemos de divisão, é um facto, prometemos que se não atingíssemos os objectivos demitíamo-nos, cumprimos.
Prometemos que caso não aparecem candidatos à liderança, assumiríamos essa responsabilidade. Cumprimos.
Durante estes mandatos passamos pela liga de honra e utilizamos o EMA.
Admitimos avaliações subjectivas do nosso desempenho não admitimos a justificação seja do que for com mentira.
Esperamos que o legado da actual direcção seja no mínimo o mesmo.
Os elementos da anterior direcção do Sport Clube Beira-Mar
(outros valores ou detalhes foram fornecidos nos diversos artigos, nomeadamente a 12-06-2006 e 15-12-2005 - recomendamos a sua consulta no nosso arquivo)
1.08.2007
Muito me contam.....

Não posso deixar de manifestar o meu espanto sobre esta(s) notícia(s) que surgiram no Site Oficial do clube:
"Comunicado
Actualização: A Direcção do SC Beira-Mar informa que o nome da empresa com quem fez um acordo, a Inverfutbol, só tem actividade como fundo de investimento em jogadores de futebol e pertence ao Grupo Cursach, com sede no Edifício Grupo Cursach, Polígono San Valentin, em Palma de Mallorca, Espanha, não tendo relação com propalada actividade em apostas ou sites de apostas, ou relacionamento com a Bwin.
Com vista ao fortalecimento estrutural, a curto e médio prazo do SC Beira-Mar, a Direcção do Clube e a empresa Inverfutbol, com sede em Espanha, fizeram um acordo, cujos reflexos serão notórios ao nível de algumas mudanças na equipa profissional de futebol.
Nesse sentido, e porque uma das alterações prende-se com o comando técnico da equipa principal, foi esta noite, em reunião extraordinária e expressamente convocada para o efeito, acordada a rescisão do vínculo contratual com o treinador Carlos Carvalhal, sendo substituído no cargo pelo treinador Francisco Soler.
A Direcção do SC Beira-Mar e o treinador Carlos Carvalhal tiveram oportunidade, em reunião, de concretizar a rescisão contratual por mútuo acordo.Aveiro, 7 de Janeiro de 2007
A Direcção do SC Beira-Mar " (in www.beiramar.pt)
A minha avózinha sempre dizia..." Não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti".... pois assim seja, só espero verdadeiramente que a actual direcção não venha a sofrer na pele as criticas que a anterior direcção (da qual fiz parte) sofreu quando celebrou o tão difamado protocolo com o Stellar Group, que tinha intenções muito idênticas as agora apresentadas neste comunicado.
Espero sinceramente que as intenções se traduzam em realidades e o clube saia beneficiado mas confesso que me apetece rir quando me lembro de certas passagens que envolviam alguns dos actuais directores e os seus comentários e criticas sobre este tipo de protocolos.... e aconsulta que deveria ser feita aos sócios para o efeito.
Enfim... agua mole em pedra dura....
1.03.2007
Ventos de S. Roque # 25 - Competetividade
Uma das formas de comparar a competitividade, é relacionar o somatório dos pontos alcançados pelos três primeiros, com os obtidos pelos três últimos:
2000/01= 2,95
2001/02= 2,51
2002/03= 2,16
2003/04= 2,85
2004/05= 2,00
2005/06= 2,63
2006/07= 3,92
Como se pode verificar, esta época está a ser claramente a menos competitiva do século. A época 2004/05 foi a mais disputada.
Diminuir o número de clubes foi um erro determinado fora das estruturas do futebol, e, que os seus agentes inexplicavelmente acederam.
Em Inglaterra, quase todos os clubes já têm 30 ou mais jogos oficiais realizados, nós atingiremos esse nível no final da época (muito pouca competição para atletas profissionais).
Esta paragem de Inverno foi excessivamente longa e prejudicial para os clubes. A competição deu lugar à escrita. Estuda-se já o lançamento de várias obras literárias para período homólogo da próxima época.
A preocupação em Portugal é manter os poderes estabelecidos, daí que os três grandes clubes apoiem esta redução. Querem conquistar todas as competições onde entram. Não têm que fazer opções. Para estes clubes a competitividade interna quanto menor, melhor. É exactamente o contrário das ligas economicamente sustentáveis.
A competitividade é um dos factores de desenvolvimento em qualquer área de negócio.
A Roque
12.18.2006
Boas Festas
12.14.2006
A MINHA TÁCTICA
Analisei vários jogos do adversário. Tem um plantel com muita qualidade e várias opções. O meu homólogo não é propriamente um técnico defensivo, joga normalmente o jogo pelo jogo.
Bem, tenho que armar a equipa para as transições rápidas, com processos defensivos bem delineados, as transições defesa-ataque assentes num trinco e um libero, pressão alta nos primeiros 30 minutos, pressão média até final da primeira parte e os processos ofensivos bem definidos. Também está previsto o plano B, ou seja, pressão baixa e futebol directo em caso de dificuldade. Estou com dúvidas quanto à táctica do losango ou da quadratura do círculo, já que a eficiência da posição dez depende do desempenho da posição seis.
OH!
O que eu quero mesmo é ganhar este jogo: vou jogar com uma defesa atenta, meio campo trabalhador e criativo e uma linha avançada esforçada. Organizados a defender quando não temos a bola e todos a contribuir para o ataque quando tivermos posse de bola.
Muito importante, vou jogar com doze jogadores contra apenas onze do adversário e espero que do principio ao fim.
Vamos apoiar o nosso clube.
A Roque
12.07.2006
FUTEBOL: DESPORTO DE INVERNO?

Recentemente o Sr. Lennart Johansson, presidente da UEFA admitiu a alteração do período de competição, ou seja, actualmente a competição desenvolve-se de Julho a Maio e a proposta é alterar para o período de Fevereiro a Novembro.
Só vejo vantagens:
1- Acabam, na competição nacional, as férias de Natal.
2- Passa a coincidir o ano económico com a época desportiva e o ano civil.
3- Relvados menos solicitados nas piores situações climatéricas.
4- Melhores relvados logo melhores espectáculos.
5- Actualmente com as transmissões televisivas os jogos são normalmente em períodos nocturnos e com temperaturas desagradáveis, logo menos público.
6- Poupança de energia. Sobretudo na formação, estes custos são significativos.
Não vejo inconvenientes significativos, muito pelo contrário, provavelmente vamos ter muito mais espectadores nos jogos. Duvido que os jogos da fase final dos campeonatos europeu ou mundial tivessem tanta assistência se disputados no Inverno.
A Roque
11.24.2006
Ventos de S. Roque # 24 - PLANTEL
Começo por confessar, que não sou treinador nem frequentei qualquer formação que me habilite a fundamentar esta opinião. O que quero exprimir resulta do conhecimento empírico resultante de dez anos de relva e balneário.
A constituição dos planteis, uns mais do que outros, resulta de uma influencia exagerada dos treinadores. Sendo os treinadores decisivos na constituição dos planteis, as opções resultam da sua concepção táctica e com uma influencia determinante dos empresários desportivos, sendo ainda mais complexo quando o mesmo empresário representa técnico e jogadores.
Porque é que isto é assim?
Os dirigentes não gostam muito de assumir responsabilidades nesta área. Isto percebe-se; se correr mal, o técnico não tem desculpa, logo as consequências são fáceis.
O treinador seguinte normalmente contesta o plantel que recebe. Claro, não é o dele, e, não é o do empresário dele, não utiliza o sistema do treinador anterior, etc.
Sei que não é fácil, mas os dirigentes têm que assumir as suas responsabilidades na formação da equipa. Os jogadores são os principais activos, logo uma responsabilidade acrescida na sua contratação, os treinadores são apenas um dos factores de produção, mais fácil de alterar e não são um activo.
Um plantel deveria ser constituído por 23 jogadores, 3 guarda-redes e 2 jogadores de campo para cada posição. No limite mais um polivalente, ou seja, no máximo 24.
Quanto aos guarda-redes, um deles deve ser recém-chegado da formação e se possível do próprio clube. No que refere a jogadores de campo e partindo do principio que as equipas jogam com 4 defesas, 3 médios e 3 atacantes, e que defendem quando a bola está com o adversário e atacam quando têm a bola, independentemente da táctica do trapézio, do losango, do circulo, do TM, do M/W, do 3x4x3 etc., o que o plantel deve ter, são dois jogadores para cada posição.
Decisivo para o futuro dos clubes, é os dirigentes assumirem as suas responsabilidades, isto é, contratarem 17 jogadores que maximizem o binómio qualidade/custo em função das disponibilidades financeiras e imporem, repito, imporem aos planteis uma cota mínima 6 jogadores provenientes da formação. Esta regra garante melhor qualidade, menos custo, maior rentabilidade e motiva a formação
Parece mas não é fácil.
A Roque
11.17.2006
PELO BEIRA MAR, SEMPRE (Parte X)
Programação
Organização
Controlo
Assim, começa um projecto de medidas a serem tomadas, numa filosofia de competência e conhecimentos de treino, social e cultural para a prática de futebol jovem. Nestas condições e outras, que me responsabilizaram concretizar no tempo, enquanto dirigente do Beira Mar para um verdadeiro Centro de Estágio e Formação (Academia), para encontrar a valorização nos diferentes níveis e melhoramentos em todas as vertentes da vida exigível que o Clube obriga, só é possível com o compromisso de todos e das todas as forças vivas da cidade.
Vem este artigo a propósito, das sugestões do Plano de Urbanização do Parque Desportivo de Aveiro, abertas até ao dia 27 do corrente mês, e do que foi feito no tempo enquanto como responsável, o trabalho de qualidade com a CMA, dos quais não podemos concluir por motivos de eleições para os novos corpos gerentes da colectividade, ao qual, apresento algumas sugestões para a actual Direcção:
º - Protocolo assinado entre a CMA e Beira Mar, contemplava até Julho de 2005, a entrega de três campos de futebol de 11 e três de 7, sintéticos e relvados para a prática de treinos seniores e escola de formação.
2ª - Como se encontra a mudança do departamento de formação para o Centro Estágio e Formação (Academia), no novo estádio, que ficou concluído com capacidade para 40 camas, um ginásio, um posto médico, Sala de convívio, três balneários, gabinete de director e secretaria.
3ª- Em que situação se encontra o Protocolo assinado entre o Beira Mar e CMA, sobre a construção da nova Sede do Clube, na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas.
4ª - Qual a situação da eventual permuta com a CMA, do Pavilhão desportivo do Beira Mar, que houve o compromisso de construção e da escolha do terreno a designar para o efeito.
São algumas sugestões que deixo a quem de direito e no prazo acima estabelecido, defender exaustivamente as cores do nosso Sport Clube Beira Mar.
Óscar Paulo
11.10.2006
PLANO DE URBANIZAÇÃO DO PARQUE DESPORTIVO DE AVEIRO

PLANO DE URBANIZAÇÃO DO PARQUE DESPORTIVO DE AVEIRO
PROPOSTA
Decorre até 27 de Novembro o prazo estabelecido em edital para sugestões ao plano da zona envolvente ao estádio.
Enquanto dirigente do Sport Clube Beira-Mar remeti as minhas opiniões/sugestões para as diversas reuniões com os promotores. Agora como não tenho essa possibilidade, expresso-a publicamente e formalmente como sugestão à Câmara Municipal de Aveiro e ao Beira-Mar.
1-Introdução
Tive o privilégio de conhecer quase todos os projectos dos novos estádios. Não vou agora repetir que o programa executado não foi o que o Beira Mar defendeu, o que me motiva a opinar, é sobre as consequências de tal investimento e propor soluções. Uma das componentes mais estudadas e mais complicadas dos diferentes estádios era a forma do seu financiamento. Não conheci o “finance-project” do nosso estádio, mas do que leio na imprensa, esta infraestrutura pode penalizar a curto e médio prazos o desenvolvimento do concelho. Temos agora condições de minimizar as consequências.
2-Pressupostos
A CMA obrigou-se a realizar o centro de formação do SCBM (campos de treino) nos terrenos adjacentes ao estádio.
O SCBM só libertará os terrenos do antigo estádio quando o centro de formação estiver concluído.
Os actuais terrenos do antigo estádio custam diariamente ao município muito, muito, muito dinheiro.
A CMA comprometeu-se em disponibilizar um terreno para o novo pavilhão.
As acessibilidades são difíceis e factor de desmobilização.
3-Solução
O actual parque de estacionamento do novo estádio comporta uma infraestrutura que possibilita não só garantir mas até triplicar o actual estacionamento e financiar o centro de formação libertando os terrenos do antigo estádio para a CMA.
Aveiro não tem actualmente um centro comercial. Tem grandes superfícies com quatro ou cinco lojas. O Fórum não é um típico centro comercial.
Um centro comercial dinamizaria aquela nova centralidade, o estacionamento subterrâneo aumentaria em quantidade e qualidade.
O promotor deverá construir o centro de formação (campos relvado e sintéticos), executar o novo pavilhão do Beira-Mar bem como um novo viaduto a norte do actual com o objectivo criar melhores acessos.
Conclusão: É necessário estudar soluções que garantam a resolução de compromissos, que garantam sustentabilidade e com viabilidade. Reconheço dificuldades de concretização, no entanto, acredito que com o empenho das duas entidades esta ou outra solução serão necessariamente implementadas.
Nota: As sugestões sobre este plano devem ser dirigidas à CMA. Podem ainda deixar sugestões nos “comentários” que reencaminharei. (com sugestões, nome, morada, NIF).
A Roque
11.09.2006
E ai vem o Carvalhal

"Carlos Carvalhal começa hoje a treinar o Beira-Mar, três anos e meio depois de ter sido a bandeira eleitoral de Caetano Alves, candidato derrotado às eleições de 23 Junho de 2003 contra Mano Nunes.
Caetano Alves, que actualmente é responsável pelo departamento de marketing dos aveirenses, tinha nessa altura como seu aliado Artur Filipe, que agora é o presidente da direcção. O máximo responsável é quem decide, mas gosta de ouvir diversas opiniões.
Ouviu seguramente a de Caetano Alves, elemento que aprecia, especialmente, a área do futebol profissional. Aliás, é uma presença assídua nos treinos e, recorde-se, foi ele quem esteve no Brasil a tratar de um protocolo com o Atlético Mineiro no âmbito da contratação de Dedé, um jovem de 17 anos que joga nos juniores.(...)"
in O Jogo, 09-11-06
Esperemos que tudo corra bem ao novo técnico e que se comece em breve a ver a luz ao fundo do túnel.



